30 novembro 2005

Estreias da Semana


Oliver Twist
A visão de Polanski do clássico de Dickens
Site Oficial
Trailer Quick Time

Uma Vida Inacabada - An Unfinished Live
Robert Redford, Jennifer lopez e Morgan Freeman no novo filme de Lasse Halström.
Site Oficial
Trailer


O Exorcismo de Emily Rose - The Exorcism of Emily Rose
Site Oficial

Trailer
Reis e Rainha
Site em Português

Enquanto Estiveres Aí - Just Like Heaven
Site Oficial

29 novembro 2005

Errol Flynn


Errol Flynn é o primeiro actor a aparecer neste espaço. Esta escolha vem do meu imaginário infantil. Desde pequenino e até aos meus 14 anos que foi o meu actor preferido. Não havia nada a fazer, sempre que a televisão passava um filme dele lá estava eu coladinho ao ecran para viajar com piratas até aos mares das Caraíbas, ou viver incríveis aventuras com Robin dos Bosques e os seus companheiros. Actor nascido australiano foi viver para Hollywood onde o seu comportamento rebelde e libertino cedo escandalizou a moral americana. O que lhe valeu a marginalização pelos seus pares da Academia, nunca foi sequer nomeado para um Óscar.
Nasceu como Errol Leslie Thompson Flynn, no dia 20 de Junho de 1909 em Hobart na Tasmania. A sua estreia no cinema foi no papel de Christian Fletcher no Filme In the Wake of the Bounty, por curiosidade a sua mãe era descendente de um marinheiro da "Bounty".
Em 1933 chega a londres, onde grava dois filmes sem grande história, em I Adore You o seu nome nem sequer é creditado. Em 1935 já está em Hollywood onde após dois papeis menores. Num desses filmes The Case of The Curious Bride é pela primaeira vez dirigido por Michael Curtiz que logo a seguir lhe dá o seu primeiro grande papel em Capitain Blood. É com este filme que Flynn conquista a sua fama de actor de aventuras no papel de um médico que vários azares se transforma num famoso pirata. É também com Capitain Blood que Flynn inicia uma série de filmes com a actriz Olivia de Havilland. Robin Hood, A Carga da Brigada Ligeira e Dodge City são só alguns filmes deste fantástico trio do cinema dos anos 30. Em 1939 Curtiz dirige de novo Havilland e Flynn ao lado da magnífica Bette Davis em a The Private Lifes of Elizabeth of Essex. Em 1941 sob a direcção de Raoul Walsh roda They Died With Their Boots On (Todos Morreram Calçados). Este filme é um biopic do famoso General Custer, apesar da falta de rigor histórico é um dos mais espéctaculares filmes de acção da época. Continuou a fazer grandes filmes de aventuras até ao dia 14 de Outubro de 1959, data da sua morte causada por um ataque cardiaco. Tal como nos seus filmes a sua vida foi também uma grande aventura. Apaixonado pelo mar comprou um barco(Siroco) onde passava a grande parte do seu tempo livre. Um boémio famoso Flynn teve 3 casamentos e várias namoradas, foi também várias vezes acusado por mulheres de violação sem nunca ter sido condenado por isso. Houve também várias suspeitas de relações homossexuais.
Errol Flynn foi o sucessor de Douglas Fairbanks como o herói aventureiro e romântico. Abriu também caminho aos grandes actores de acção e aventuras que se seguiriam como; Clint Eastwood, Steve McQueen, Harrison Ford ou Mel Gibson.

28 novembro 2005

Citizen Kane

O Mundo a seus pés, Orson Welles 1941.
Orson Welles tinha apenas 25 anos quando rodou Citizen Kane, foi a sua estréia na realização, e que estréia! É incrível como um estreante consegue imprimir tal frescura, inovação e genialidade num filme; a montagem, a fotografia e o som eram completamente inovadores para a época. Debutante, entrou para o cinema com a sua "ingenuidade", não conhecia as limitações do cinema, isso ajudou-o a ultrapassar essas mesmas limitações. O cineasta trouxe para o cinema alguns dos seus colaboradores do seu Orson Welles Mercury Teathre, uma companhia de teatro radiofonico que causou o pânico nos Estados Unidos com a sua adaptação da Guerra dos Mundos de H. G. Wells. Quase todo o elenco principal do filme é composto pelos seus colegas de teatro radiofónico; Um deles é o actor e amigo Joseph Cotten que viria a participar em outros filmes de Welles como o também genial The Magnificent Ambersons (O Quarto Mandamento). Com Cotten vieram também Ruth Warrick, Dorothy Comingore e Agnes Moorhead.
Charles Foster Kane é um rico empresário dono de vários jornais, quando sente a proximidade da morte faz uma retrospectiva da sua vida, da maneira como construiu e geriu o seu império. No final Kane morre no seu castelo proferindo a palavra "Rosebud". Randolph Hearst era um conhecido magnata dos jornais, que tal como o Kane do filme construiu um enorme império e era dono dos principais jornais da América. Hearst sentiu que o filme era caricaturava alguns aspectos da sua vida e usou então toda a sua influência para proibir a obra.
Citizen Kane foi nomeado para o Óscar de Melhor Actor, realizador e filme(Welles), direcção artistica, cinematografia, melhor montagem, música e som. No entanto apenas ganharia o galardão para Melhor Argumento Original para Orson Welles e Herman Mankiewicz.
Citizen Kane (O Mundo a Seus Pés) e The Magnificente Ambersons(O Quarto Mandamento) , A Dama de Xangai e A Touch of Evil(A Sede do Mal) são 4 dos melhores filmes de sempre, todos dirigidos pelo genial realizador. Apesar de tudo o seu génio nunca foi reconhecido em vida, a maioria dos seus projectos eram retirados a meio pelos estúdios e entregues a outros realizadores, mas mesmo nesses ficou o toquezinho do mestre.
Trailers:
A Dama de Xangai - Clicar em preview no quadrado do filme e escolher a velocidade, tem um anúncio antes do trailer.
A Touch of Evil - Na versão restaurada e original do realizador é o Melhor "Film Noir" de sempre.