31 janeiro 2006

FEVEREIRO NA CINEMATECA

DAVID CRONENBERG

Fevereiro é mês de Cronenberg na Cinemateca Nacional. Continua a revisão da carreira do realizador americano agora com a filmografia entre os anos 70 e 1993, o ciclo acaba em Março com os filmes da segunda metade de 90 e 2000 onde se incluirá a ante-estreia nacional de A HISTORY OF VIOLENCE.

Termina este mês o ciclo Vozes do Outro Mundo. Para mim amante do cinema clássico é o paraiso, vejam só alguns dos filmes programados:
NINOTCHKA de Ernst Lubitsch; AS ASAS DO DESEJO a magnífica obra prima de Wim Wenders, fabuloso; O FUNERAL de Abel Ferrara com Christopher Walken em grande como de costume; IN A LONELY PLACE de Nicholas Ray com o grande Humphrey Bogart; O CRIADO de Joseph Losey com Dirk Bogard e termina com uma obra prima O QUARTO MANDAMENTO de Orson Welles.

A semana de Carnaval vai ser assinalada com um ciclo de filmes do cómico americano Jerry Lewis.
Música e músicos do cinema português traz-nos A SEVERA e AS PUPILAS DO SR REITOR de Leitão de Barros E AINDA BRANDOS COSTUMES de Seixas Santos entre alguns outros filmes.

OSCARES, FINALMENTE, OS NOMEADOS


NOMEADOS PARA MELHOR FILME DE 2005:
BROKEBACK MOUNTAIN DE ANG LEE
CAPOTE DE BENNETT MILLER
CRASH DE PAUL HAGGIS, um dos grandes filmes do ano.
GOOD NIGHT AND GOOD LUCK DE GEORGE CLOONEY
MUNIQUE DE STEVEN SPIELBERG

BROKEBACK MOUNTAIN É O GRANDE FAVORITO COM 8 NOMEAÇÕES.
Outro dos grandes vencedores da próxima noite dos Oscares poderá ser George Clooney que leva várias nomeações em diferentes categorias: Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Argumento Original por GOOD NIGHT AND GOOD LUCK e ainda Melhor Actor Secundário POR SYRIANA.

CONHEÇAM AQUI TODOS OS NOMEADOS

A BALADA DE HILL STREET EM DVD

A Fox decidiu, finalmente, lançar uma das mais míticas séries dos anos 80 em DVD. A BALADA DE HILL STREET foi uma das grandes séries televisivas que marcaram a minha infância e adolescência, tentava sempre nunca perder um único episódio. Pelo menos a primeira temporada vai ser já editada nos EUA. Esperemos que chegue depressa a Portugal, senão sempre nos resta a Amazon.

PARA OS NOSTÁLGICOS COMO EU FICA AQUI O TEMA MUSICAL DA SÉRIE

30 janeiro 2006

WOLF CREEK


WOLF CREEK
HOW CAN YOU BE FOUND
WHEN NOBODY KNOWS YOU ARE MISSING?

Esqueçam Terror na Auto-Estrada, este é muito pior e chega já na quinta - feira.
SITE INGLÊS

27 janeiro 2006

MOZART 250 ANOS

Hoje Mozart faria 250 anos, para falar de Mozart no cinema estaria aqui uma semana inteira e não conseguiria falar de tudo. Poderia falar de Bergman e do seu magnífico Trollflöjten, mas estaria a repetir-me. poderia mencionar Amadeus, obra prima de Forman, mas seria demasiado óbvio. Resolvi falar então desta magnífica adaptação de D. Giovanni feita por Joseph Losey de 1979. Nesta grande encenação feita em cenários naturais podemos ver actuações de grandes nomes como o tenor Ruggero Raimondi como D. Giovanni ou as sopranos Tereza Berganza como Zerlina e Kiri Te Kanawa numa brilhante D. Elvira.

Para ouvir: D. Giovanni, Là Ci Darem La Mano

PAUL NEWMAN

Paul Newman fez ontem 81 anos. O actor com esta idade além de ainda fazer filmes continua, de vez em quando, a satisfazer o seu hobby de pilotar carros de competição. Newman conhecido pelos "olhos azuis mais famosos de Hollywood, nasceu no dia 26 de Janeiro de 1925 em Shaker Heights Ohio. Começou a sua carreira de actor no teatro passando mais tarde para a televisão participando em inúmeras séries. Ém 1956 é o pugilista Rocky Graziano em Somebody Upthere Likes Me de Robert Wise. Em 1958 surge a primeira de 7 nomeações para o Oscar com a adaptação da peça de Tenesse Williams Gata em Telhado de Zinco Quente onde contracena com Elizabeth Taylor. O actor seria finalmente galardoado em 1986 com o Oscar honorário e no ano seguinte surgia finalmente a estatueta para melhor actor em A Cor do Dinheiro. Neste filme Newman retoma a personagem de Eddie Felson do filme The Hustler sobre um jogador de bilhar. No entanto como admirador da sua obra eu elejo como os meus filmes preferidos de Newman os dois que ele rodou com o amigo Robert Redford: Dois Homens e um Destino (1969) um belo western poético e The Sting, A Golpada ambos realizados por George Roy Hill.

O LIBERTINO


O LIBERTINO
Se MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA é o filme mais mediático da semana THE LIBERTINE é o meu favorito. Não só porque tem dois dos melhores actores do momento em hollywood Johnny Depp e John Malkovitch mas também porque retrata um periodo histórico que acho muito interessante: O reinado de Carlos II de Inglaterra(casado com Catarina de Bragança) e todo o seu luxo, esplendor e decadência.
A acção tem lugar na Londres de 1660, John Wilmot, Conde de Rochester (Depp), é amigo e confidente do Rei Carlos II (Malkovitch). É também escritor e poeta, vive a sua vida na busca constante do prazer. Alcoolico e completamente devasso, integrava-se por completo na corte de Carlos e vai fazendo a sua vida de deboche. É quando se cruza com Elizabeth Barry (Samantha Morton), que se torna sua protegida que o seu declínio começa.
THE LIBERTINE é um filme biográfico adaptado de uma peça de Stephen Jeffreys sobre a vida de Wilmot, um dos mais famosos poetas ingleses do séc XVII.

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA E GABRIELLE

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA
Um dos filmes mais aguardados para este ano. Adaptação do famoso "best seller" de Arthur Golden, a história começa no periodo que antecedeu a 2ª Guerra Mundial quando uma menina japonesa, para fugir à miséria, é levada para servir numa casa de gueixas. O filme é realizado por Rob Marshall e conta com interpretações de Ziyi Zhang, Michelle Yeoh, Gong Li, Ken Watanabe.

GABRIELLE
Um dia, um homem e uma mulher, encontram-se nessa casa e vêem-se como realmente são pela primeira vez. Um quer algo, o outro não. Um quer conversar, o outro não. Isabelle Hupert e Pascal Greggory num filme de Patrice Chéreau.

LAVADO EM LÁGRIMAS



O Cinema português parece estar a passar uma boa fase depois de Odete, do sucesso de O crime do Padre Amaro e de Alice eis que estreia uma nova fita portuguesa:
LAVADO EM LÁGRIMAS de Rosa Coutinho Cabral
João(João Cabral) é um jornalista que decide fazer uma reportagem sobre um velho(Canto e Castro) que cria pombos num bairro miserável de Lisboa. É lá que conhece Ana(Rita Martins), a neta do velho, sobre ela paira uma aura misteriosa que vai exercer um grande fascinio no jornalista que aos poucos esquece a sua reportagem para se intrincar no mundo da jovem.
A pouco e pouco João vai perdendo o interesse no velho criador de pombos e começa a interessar-se por Ana e pelo seu mundo, que ela apenas partilha com um outro miúdo abandonado, até perceber que a sua vida está cheia de histórias sombrias.
Ana vive aos cuidados do avô e está envolvida com um homem mais velho(Rogério Samora) que compra pombos ao avô e que a utiliza, e ao seu amigo, em jogos perigosos e proibidos...
Este foi um dos últimos trabalhos do actor Canto e Castro.

TRAILER E EXCERTOS

ESTREIAS


Um pouco atrasadas mas aqui estão as estreias da semana:
CHUPA NO DEDO THUMBSUCKER
Um jovem de 17 anos decide enfim deixar de chuchar no dedo, no entanto a sua decisão vai desestabilizar por completo a vida dele e dos que o rodeiam. Thumbsucker é uma brilhante comédia com Lou Taylor Pucci no papel do jovem Justin, atenção a este jovem actor que por este papel ganhou a Palma de Ouro em Cannes e o Prémio Especial do Júri do Festival de Sundance de 2005. Vincent D’Onofrio, Tilda Swinton, Benjamin Bratt e Keanu Reeves compõem o resto do elenco. A realização é de Mike Mills, um estreante nestas andanças cinematograficas.
LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO THE WENDELL BAKER STORY
Este filme marca a estreia na realização de dois dos irmãos Wilson; Luke e Andrew. Luke Wilson, o outro irmão Owen, Kris Kristofferson e Harry Dean Stanton são as estrelas mais conhecidas deste filme.

RASTO MORTAL WAKE OF DEATH
A prova de vida de Jean-Claude Van Damme.

25 janeiro 2006

HOLLYWOOD DE LUTO, MORREU CHRIS PENN


RESERVOIR DOGS
Chris Penn(em 2º plano), com Harvey Keitel e Steve Buscemi(ao fundo).
O cinema americano está de luto, acabo de saber através da IMDB da morte do actor Chris Penn. O actor, irmão de Sean Penn e Michael Penn, foi ontem encontrado morto na sua casa num condomínio de Santa Monica na Califónia. Penn era um dos melhores secundários de Hollywood, com um talento igual ao do irmão Sean, nunca conseguiu alcançar o prestigio deste. Mesmo assim deixou papeis memoraveis: B.J Jackson no clássico de Coppola, Rumble Fish de 1983, no ano a seguir encontra Kevin Bacon em Footlose, um clássico da minha geração. Em At Close Range contracena com o irmão Sean, Christopher Walken, apesar dos 3 em actores em grande, o filme ficou mais conhecido pelo tema "Live to Tell" cantado pela Madonna. Sean e Chris são dois irmãos que se vêem confrontados com o regresso do pai(Walken) acabado de cumprir uma pena de prisão. Já nos anos 90 encontra Tarantino, o resultado é um hino ao cinema de acção Reservoir Dogs. O outro grande filme que tenho na memória é Short Cuts, Os Americanos, o meu Robert Altman favorito, um belo filme com um grande elenco sobre várias histórias de gente banal que de um modo ou de outro vão-se sempre cruzando. O seu filme mais recente, The Darwin Awards, deve estrear hoje no Festival de Sundance. O actor tinha 40 anos e as circunstâncias da suja morte ainda não estão esclarecidas.

brokeback


Ainda sobre Brokeback Mountain, uma curiosidade: Em Itália parece que quem se assumir como homosexual nas bilheteiras tem direito a um desconto no bilhete. Não sei como será em Itália, mas se fosse por cá ia haver muita gente a sair do armário de repente só para conseguir umas borlas.
Um leitor deixou-me um comentário perguntando onde poderia conhecer os vencedores dos Globos de Ouro. Para esse leitor distraido, agradeço a visita, e vou repetir o link: http://www.hfpa.org/nominations/index.html

21 janeiro 2006

DOCUMENTÁRIOS MÚSICAIS

Em competição na categoria de Documentários do Festival de Sundance, está o filme de Julian Temple, Glastonbury. O documentário assinala os 30 anos do mais famoso festival de Rock de Inglaterra. Todos os anos milhares de pessoas rumam a esta pequena localidade inglesa para assistir ao maior evento de rock do Reino Unido. O amor à música serve para suportar tudo; grandes filas, um lotado parque de campismo, muita chuva e lama. Fora de competição está o documentário de Lian Lunson Leonard Cohen: I'm Your Man. A vida e a obra do grande poeta e cantor canadiano é aqui retratada. oportunidade para ver depoimentos de gente como: U2, Nick Kave, Jarvis Cocker, Rufus Wainwright, Beth Orton além, claro, do proprio Cohen. De referir por curiosidade que um dos produtores é Mel Gibson.
PARA OUVIR: I'M YOUR MAN

FESTIVAL DE SUNDANCE

A Maçã de Adão, um dos filmes fora de competição do Festival. É uma comédia de origem dinamarquesa; Um neo-nazi é condenado a prestar serviço comunitário numa igreja, no entanto o seu feitio vai colidir com a fervorosa devoção do sacerote.

O SUNDANCE INSTITUTE foi fundado em 1981, nas Montanhas de Sundance no Utah, pelo actor Robert Redford e é uma organização sem fins lucrativos que visa lançar, promover e divulgar o cinema independente. Hoje o FESTIVAL DE SUNDANCE é o mais famoso festival de cinema independente do planeta. A edição deste ano decorre entre os dias 19 e 29 de Janeiro de 2006.
Friends With Money de Nicole Holofcener, com Jennifer Aniston e Frances McDormand foi o filme que abriu o festival no dia 19.
FILMES EM COMPETIÇÃO
FESTIVAL DE CURTAS, DÁ PARA VER A MAIOR PARTE

OS GLOBOS DE OURO

BROKEBACK MOUNTAIN de Ang Lee, conta uma história de amor homosexual entre dois cowboys. Tem estreia marcada em Portugal para o proximo dia 9 de Fevereiro.


Os GLOBOS DE OURO são os prémios para cinema e televisão, entregues anualmente pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood.
Melhor canção, melhor argumento, melhor filme e realizador foram os os prémios que o filme Brokeback Mountain. A obra de Ang Lee é agora a grande favorita para os Oscares de 2006. A série LOST ganhou o prémio para melhor série dramática para televisão. Aproveito para deixar o pedido à RTP: POR FAVOR PASSEM A SEGUNDA TEMPORADA DA SÉRIE!
NOMEADOS E VENCEDORES DA EDIÇÃO DESTE ANO

BAFTA 2006


Início do ano é sempre tempo de balanços, é por isso a época dos prémios de cinema:
Nas nomeações para os BAFTA, O filme do brasileiro Fernando Meirelles The Constant Gardner e Brokeback Mountain de Ang Lee são os mais nomeados e vão ambos disputar o prémio de melhor filme. Os BAFTA são os prémios para cinema entregues pela British Academy of Film and Television Arts. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no dia 19 de Fevereiro no Odeon Leicester Square, em Londres.

18 janeiro 2006

PRIMER E ONDE ESTÁ A VERDADE?

PRIMER
"Primer" passa-se nos subúrbios industrializados e cheios de casas pré-fabricadas de uma qualquer cidade contemporânea, onde dois jovens engenheiros, Abe e Aaron, fazem parte de um pequeno grupo de homens que durante o dia trabalham para uma grande empresa enquanto se dedicam, nos tempos livres, a fazer experiências numa garagem.
Primer é uma das grandes fitas da semana.
TRAILER

ONDE ESTÁ A VERDADE?
Kevin Bakon e Collin Firth são dois famosos entertainers que no auge do seu sucessosão apanhados por um escândalo. Anos mais tarde uma jovem aspirante a escritora, Alison Lohman decide escrever sobre o caso.
TRAILER

SAW II


OH YES, THERE WILL BE BLOOD!
SAW II
Jigsaw está de volta com um novo desafio...
SITE OFICIAL

MATCH POINT

MATCH POINT
Match Point" é a história de um jovem, da sua ascensão na sociedade e as terríveis consequências da sua ambição. No meio de duas mulheres, o protagonista, sem saída, recorre a medidas extremas. Match Point é um dos melhores filmes de Woody Allen dos últimos anos.
TRAILER

ORGULHO E PRECONCEITO

Orgulho e Preconceito
Mais uma adaptação da famosa obra de Jane Austen, desta vez, Joe Wright assina a realização. O filme conta com uma das mais bonitas actrizes inglesas do momento Keira Knightley, Matthew Macfadyen e Donald Sutherland compõem o resto do elenco principal.

17 janeiro 2006

Gunfight at the K.O. Portugal


A GRANDE SUPERPRODUÇÃO ESTREIA DIA 22 NUMA MESA DE VOTO PERTO DE SI!
Mais pormenores em: http://mrandre2u.blogspot.com/2006/01/gunfight-at-ko-portugal.html

ADEUS A SHELLEY WINTERS


Nascida a 18 de Agosto de 1920, Winters participou em mais de uma centena de filmes, entre os quais: Winchester 73, um magnífico western de Anthony Mann onde contracena com James Stewart; Um lugar ao Sol, outro clássico com Elisabeth Taylor e Montgomery Clift, The Night Of The Hunter , um clássico do "Film Noir"realizado por Charles Laugthon e com Robert Mitchum, um actor mestre no género; Participou aind em Lolita, a adaptação do romance de Nabukov, feita por Kubrick, valeu-lhe um dos melhores papeis da sua carreira, no entanto foi com o Diário de Anne Frank que conseguiu o Óscar de Melhor actriz secundária, mais tarde ofereceria a estatueta ao Anne Frank Museum. Conhecida por sempre morrer a meio dos seus principais filmes, faleceu de vez, no dia 14 de Janeiro de 2006.

11 janeiro 2006

CACHÉ, NADA A ESCONDER

CACHÉ, NADA A ESCONDER
É outra das grandes estreias da semana, o filme do realizador Michael Haneke, que conta com Daniel Auteil, Juliette Binoche e Annie Girardot. Este thriller foi o filme europeu mais premeiado do último ano: Georges, jornalista, recebe vídeos, filmados clandestinamente a partir da rua, em que aparece com a família, assim como desenhos perturbadores e difíceis de interpretar, e não faz a menor ideia da identidade do remetente.
Pouco a pouco, o conteúdo das cassetes vai-se tornando cada vez mais pessoal, o que o leva a pensar que o autor o conhece há muito tempo.

ESTREIA TAMBÉM ESTA SEMANA:
DREAMER, TUDO POR UM SONHO
TRAILER

UM PASSEIO PELA HISTÓRIA


UM PASSEIO PELA HISTÓRIA
Michel Bouquet é Miterrand neste biopic que narra os últimos dias do falecido presidente francês.

MÁQUINA ZERO

Welcome To The Suck
JARHEAD, MÁQUINA ZERO
Sam Mendes, o realizador de AMERICAN BEAUTY, está de volta com um filme sobre a Guerra do Golfo. Esta é uma adaptação da autobiografia do marine Anthony Swofford que conta as suas desventuras pelo deserto durante a guerra. «Um relato irreverente e verídico de uma guerra decorrida há uma década, “Máquina Zero” é alinhavado com humor negro e episódios tão surrealistas como tocantes, trágicos e absurdos.»
Com: Jake Gyllenhaal, Jamie Foxx, Peter Sarsgaard e Chris Coopeer
TRAILER
É A GRANDE ESTREIA DA SEMANA, AMANHÃ NOS CINEMAS.

KISS KISS BANG BANG


KISS KISS BANG BANG
Val Kilmer e Robert Downey Jr numa comédia policial.A partir de amanhã nos cinemas.
TRAILLER

09 janeiro 2006

COLECÇÃO FANTAS DO PÚBLICO

O Fantasporto, apesar de só começar em Fevereiro, já mexe. Enquanto esperamos pelo maior festival de cinema do país podemo-nos ir entretendo a recordar alguns dos filmes que por lá passaram: O Jornal Público vai lançar uma colecção de 15 DVD exclusivos com algumas das fitas que marcaram o certame:
UM ANJO À MINHA MESA de Jane Campion será o primeiro a sair já na próxima sexta-feira. Dos 14 restantes vou apenas mencionar 2 dos mais assustadores; THE UGLY, ENTREVISTA COM O ASSASSINO é um brutal filme sobre um sangrento serial killer, e THE LAST HORROR MOVIE.
TODAS AS SEXTAS, POR APENAS MAIS €8,90 COM O PÚBLICO

07 janeiro 2006

GRANDES REGRESSOS À TV

Os Sopranos estão de volta. As aventuras de Tony Soprano e companhia estão de volta à nossa televisão. O Canal Hollywood vai começar a exibir as peripécias do mais famoso mafioso de New Jersey a partir do dia 9 de Janeiro de 2006, começando no 1º episódio da 1ª temporada.
TEMA DA SÉRIE PARA OUVIR


Também de volta, mas desta vez ao Lusomundo Premium a série Foyle's War. Esta estraordinária série policial, na linha de Agatha Christie, traz-nos as investigações do detective Foyle. Enquanto os dramas da II Guerra Mundial decorrem nos campos de batalha, em Inglaterra um homem luta contra o crime. Qual será o mistério do próximo domingo?

05 janeiro 2006

HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA

O COURAÇADO POTEMKINE DE EISENSTEIN

Realmente é na Barata Salgueiro que passa o melhor cinema em Portugal. Todos os sábados deste serão dedicados à História Permanente do Cinema. Assim durante 4 sábados irão passar pelas salas da Cinemateca:
Eisenstein- O Couraçado Potemkine, um dos melhores filmes da história do cinema, claro que temos que excluir toda a carga estalinista.
Jean Luc Godard, François Truffaut, Fellini, Orson Welles, Fritz Lang, Jean Renoir, John Ford, Murnau, Rossellini e Anthony Mann. Só nesta lista estão os melhores de sempre.

MELHORES REALIZADORES

Henry Fonda, As Vinhas da Ira de John Ford

Estamos em Janeiro e já começa a cheirar a Oscar. Talvez a pensar nisso a Cinemateca aproveitou para homenagear alguns dos grandes realizadores contemplados com a tão cobiçada estatueta. Só para despertar o apetite:
John Ford - How Green Was My Valey, The Informer e The Grapes of Wrath, difícil escolher o melhor.
Frank Capra - You Can't Take it With You
William Wyler - Mrs Miniver e Ben Hur
Lewis Milestone - All Quiet on The Western Front, o mais belo filme de guerra que eu já vi.
George Stevens - A Place in the Sun, Elizabeth Taylor e Montgmory Clift estão fabulosos neste filme.
Billy Wilder - The Apartment, Jack Lemmon e Shirley Maclaine também em grande.
Fritz Lang - Metropolis, um hino ao grande cinema.
David Lean - A Ponte do Rio Kwai, só de ouvir o nome do filme até apetece assobiar a música.
Robert Wise- Música no Coração, quem falou em música?
Milos Forman - Voando Sobre um Ninho de Cucos, Jack Nicholson fabuloso.
Além de muitos outros também vão passar por lá Spielberg com A Lista de Schindler e Clint Eastwood com Million Dollar Baby.

04 janeiro 2006

ESTREIAS DA SEMANA

REBELDES DE BAIRRO
O filme de Lexi Alenxander conta com Elijah Wood, o jovem Frodo da saga Sr. Dos Anéis.

DICK E JANE LADRÕES SEM JEITO Mais uma disparatada comédia bem ao jeito de Jim Carrey que conta também com Tea Leoni.

TRANSPORTER, CORREIO DE RISCO2 Um filme cheio de acção com Jason Statham e Alessandro Gassman.
TRAILERS

OS RENEGADOS DO DIABO

Do visionário Rob Zombie, conhecido lider da banda White Zombie, sai a sequela de Land of 1000 Corps. É um filme louco, tal como a música de Zombie, também responsável pela excelente banda sonora.
Decidido a vingar a morte do irmão, o Xerife John Wydell (William Forsythe) e um grupo de polícias fortemente armados cercam a casa da família Firefly. Durante um intenso tiroteio, Otis (Bill Moseley) e a irmã, Baby (Sheri Moon Zombie), conseguem escapar ilesos.
Foragidos, Otis e Baby juntam-se ao pai, o Capitão Spaulding (Sid Haig), matando tudo e todos que se atravessam no seu caminho.
Mas o Xerife Wydell está determinado em fazer justiça pelas próprias mãos... e uma carnificina de proporções épicas está iminente.
Rob Zombie complementa o terror tradicional com um sentido de humor macabro e muita tensão, confirmando-se assim como um dos realizadores mais originais dos últimos tempos.
Estreia amanhã.

MOZART NA CINEMATECA

A FLAUTA MÁGICA


Quem não esqueceu os 250 anos de Mozart foi a Cinemateca que durante este mês vai recordar o mais genial compositor de todos os tempos através de encenações gravadas de algumas das suas óperas e filmes biográficos:
Trollflöjten - A Flauta Mágica, uma adaptação para televisão da minha ópera preferida pelo mestre Ingmar Bergman. Esta não posso perder, não seja o meu apelido Papagueno.
Wen die Götter lieben de Karl Hartl, filme biográfico.
Amadeus o famoso biopic de Milos Forman.
Un condamné à mort s'est échappé- Um portentoso filme sobre um membro da resistência preso pelos nazis e que quando chega um novo companheiro de cela surge o dilema; deverá compartilhar com ele os seus planos de fuga ou poderá ele ser um espião da Gestapo? A realização é Robert Bresson e a música de Mozart.
Elvira Madigan de Bo Widerberg
For Ever Mozart, de Jean Luc Godard. Um cúrioso filme, que afinal são 3 histórias numa só. Tudo começa quando um veterano realizador se dirige a Sarajevo para filmar uma adaptação de uma peça de Musset.
Serão ainda exibidas ao longo do mês encenações de 3 óperas do genial compositor: Cosi Fan Tutti, As Bodas de Figaro e o Rapto do Serralho.

03 janeiro 2006

O VIOLINO VERMELHO



Há muito tempo que era um dos filmes que eu mais queria ver, hoje finalmente tive essa oportunidade.
O VIOLINO VERMELHO, LE VIOLIN ROUGE
O filme é realizado pelo Canadiano François Girard. O Violino Vermelho é uma produção canadiana e tem a particularidade de ser falado em vários idiomas: italiano, alemão, francês, inglês e mandarim. "O que fazer quando a obra de arte mais perfeita nos cai nas mãos?", Este é o dilema de Samuel L. Jackson.
Ano de 1681, o famoso fabricante de violinos Nicolo Bussotti decide criar o violino perfeito como prenda para o seu filho ainda por nascer. quase no fim da obra a sua esposa morre ao dar à luz, morto pelo desgosto decide acabar o violino e pintá-lo de vermelho. Ao longo dos séculos o violino vai andando de mão em mão: Desde um menino prodigio em Viena, passando por um grupo de ciganos que o oferecem a um virtuoso mas excêntrico violinista inglês até que acaba nas mãos de uma jovem chinesa durante a revolução cultural de Mao. Em 1997 o instrumento aparece em Montreal inserido num lote a ser leiloado. É quando o investigador Charles Morritz(S.L.Jackson) o descobre e reconhece de imediato que se trata do famoso Bussotti vermelho desaparecido após a morte do violinista inglês Frederike Pope. agora o dilema é: O que fazer com tão perfeita obra de arte?
O filme é composto por um grandioso elenco internacional onde se destacam Samuel L. Jackson, Greta Scacchi e Jason Fleming. Um belo filme, que conquistou o Óscar para melhor banda sonora original em 2000. Já que estamos no mês em que se celebram os 250 anos do nascmento de Mozart, porque não aproveitar para ver ou rever este filme?

02 janeiro 2006

SAM PECKINPAH II


Depois da Balada de Cable Hogue Peckinpah pega em Dustin Hoffman, na altura uma estrela em ascenção com filmes como The Graduate ou O Cowboy da Meia Noite e leva-o para Inglaterra onde rodam Cães de Palha: Hoffman é David Sumner um professor de matemática americano que após casar com uma inglesa vai viver para uma pequena localidade rural da Inglaterra. Sumner é um autêntico "nerd" e tenta-se habituar à vida numa pequena comunidade mas é gozado pelos locais, um dia é convidado para caçar e a sua mulher é violada. O filme degenera numa espiral de violência quando ao tentar proteger a mulher a sua casa é cercada por uma familia local. Tal como em A Quadrilha Selvagem existe uma forte crítica à sociedade, ambos os filmes pretendem também ser um manifesto contra a guerra do Vietname. Sempre marginal e controverso, Peckinpah não se livrou das críticas e o filme steve proíbido durante 18 anos em todo o Reino Unido. curiosamente no mesmo ano, outro grande realizador estreava em Inglaterraoutro manifesto contra a violência da sociedade, o realizador era Stanley Kubrick, o filme chamava-se A Laranja Mecânica. Em 1972 dirige Steve Mcqueen pela primeira vez em Junior Bonner, um western moderno com os rodeos como pano de fundo. No filme seguinte, juntaria Ali Mcgraw a Steve Mcqueen, apaixonados no ecran também se tornam amantes na vida real, MacGraw separa-se de Robert Evans para casar com Mcqueen. Na tela Mcqueen é Carter McCoy que ao sair da prisão prepara um grande golpe em conjunto com a sua esposa Carol, para compensar o xerife Jack Benion pelo favor de o ajudar a sair da prisão. No entanto são traídos e perseguidos pelas estradas americanas enquanto tentam fugir para o méxico, The Getaway, Tiro de Escape é na minha opinião um dos melhores policiais de sempre. No ano seguinte decide contar a história de Billy The Kid e Pat Garrett, para o elenco são convocados dois músicos bem conhecidos Bob Dylan(Alias), que para o qual também compôs algumas canções, e Kris Kristofferson(Billy The Kid). Do elenco constam também James Coburn(Pat Garrett) e Jason Robards(Gov. Lew Wallace). Pat Garrett Billy The Kid também haveria de correr mal, e o estúdio acabou por cortar grande parte do filme, matando assim a visão do realizador, mais uma vez foi um flop. Peckinpah trata agora do projecto seguinte, Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia, onde junta dois seus companheiros de filmes anteriores, Warren Oates e Kris Kristofferson. Um poderoso rancheiro mexicano após um escândalo familiar lança um apelo: "Tragam-me a cabeça de Alfredo Garcia". Atrás do prémio, muitos aventureiros que vão causar um festim de morte e violência. Esta violência é um pouco acentuada por alguns brilhantes momentos de humor muito negro, é Peckinpah no seu melhor. Estávamos já no ano de 1975 e a acrescentar ao seu já crónico alcoolismo Sam junta-lhe o vício da cocaína, muitos acham que o recento vício lhe desgastou o talento mas ainda assim o thriller de espionagem The Killer Elite, Assassíno de Elite não deve ser assim tão mau, é o único filme de Peckinpah que ainda não vi. Segue-se uma incursão nos filmes de guerra com o antibélico Cross of Iron; James Coburn, Maximilian Schell e James Mason compõem o elenco. Um brilhante mas muito desiludido oficial alemão regressa de uma dura campanha na frente russa durante a Segunda Guerra mundial, ao voltar vê-se sob o comando de um tradicional oficial prússiano que só deseja uma coisa; A Cruz de Ferro, uma alta condecoração do exército alemão. Este oficial irá fazer tudo para conseguir a condecoração, até sacrificar os seus soldados se for preciso. Durante a sua carreira sempre gostou de trabalhar com os actores por quem se afeiçoou, Convoy; O Comboio dos duros não escapa à regra, Kris Kristofferson, Ali Mcgraw no ano do divórcio de Mcqueen, e Ernest Borgnine compõem o elenco de um dos seus filmes mais fracos. Convoy é mais uma demonstração de rebeldia de Peckinpah; Kristofferson é o líder de uma revolta de camionistas que vai lançar o caos nas estradas americanas, um misto de acção, comédia e road movie. A sua vida desregrada, o álcool e a cocaína levaram a um inevitável ataque cardiaco em 1979, apesar de só voltar a estrear em 1983 nunca abandonou o seu ritmo de trabalho. O derradeiro filme está entre os meus preferidos, embora seja muito pouco cotado pelos críticos, O Fim de Semana de Osterman. O filme contava com Rutger Hauer no principal papel, Hauer era na época um ilustre desconhecido, mas que durante os anos 80 atingiria a glória com filmes como Amor e Sangue, A Mulher Falcão, Blade Runner e Terror na Auto-estrada. A segundar Hauer estavam actores como Dennis Hopper, como sempre um magnífico vilão, John Hurt e o magnífico Burt Lancaster. O argumento é muito bom, uma adaptação de um romance de Robert Ludlum conta uma história de crime e espionagem com muitas reviravoltas no enredo e bastante acção. Além das suas actividades como produtor, realizador e argumentista fez também dois videos músicais para o filho de John Lennon, Julian. Estava a preparar uma adaptação de um romance de Stephen King quando, a 28 de Dezembro de 1984, um segundo ataque cardiaco lhe roubou a vida aos 59 anos.

SAM PECKINPAH



"The outlaws of the old West have always fascinated me...I suppose I'm a bit of an outlaw myself"
Sam Peckinpah veio ao mundo no dia 21 de Fevereiro de 1925 em Fresno na Califórnia. Nascido numa família de pioneiros cresceu no rancho dos país e cedo aprendeu a montar e a disparar. A juventude foi problemática com muito álcool, lutas e confusão. Em 1945 entra para os marines e cumpre serviço na China sem nunca chegar a entrar em combate. Em 47 já no Colégio em Fresno tem as suas primeiras experiências no teatro. Trabalha na tv no Show de Liberace, como assistente de palco, cedo é despedido por não querer usar fato. A sua entrada no cinema dá-se pela mão do realizador Don Siegel que o contrata como assistente, com o seu mestre vai aprendendo a arte da realização, ao mesmo tempo vai escrevendo argumentos para séries de westerns: Gunsmoke ou The Broken Arrow. Durante os anos 50 dirige várias séries de televisão, ganhando experiência como realizador de westerns. 1961 é a data da sua estreia no grande ecran, The Deadly Companions, dirigindo Maureen O'Hara e Brian Keith: Durante um tiroteio, um antigo oficial do exército mata acidentalmente um rapaz. Corroido pelos remorsos decide acompanhar a mãe através de território indio para sepultar o rapaz ao lado do pai. No ano seguinte dirige as estrelas Randolph Scott e Joel Mcrea em Ride The High Country: Mcrea é um ex-Marshal incumbido de transportar um enorme carregamento de ouro, para o ajudar contrata o seu Amigo Gil Westrum (Scott) e o seu protegido heck Longtree(Ron Starr). O que ele não sabe é que eles planeiam ficar com o ouro. O sucesso deste filme deu-lhe algum prestigio em Hollywood, consegue então um grande orçamento para o seu terceiro western. Para Major Dundee contrata então algumas grandes estrelas: Charlton Weston, Richard Harris e James Coburn. O orçamento depressa foi ultrapassado, Peckinpah arranjou conflito com vários membros da produção e chegou a ser despedido, mas Heston conseguiu que ele pelo menos acabasse o filme. No entanto o filme foi depois muito cortado na mesa de montagem o resultado final foi fraco e um flop nas bilheteiras. O prestigio de Peckinpah ficou muito abalado e foi-lhe retirado o projecto de Cincinnati Kid e entregue a Norman Jewison. Durante os 4 anos seguintes sobreviveu escrevendo argumentos e concretizou o projecto de um um western para tv; Noon Wine onde dirigiu o actor Jason Robards. 1969 marca o regresso em grande ao cinema com The Wild Bunch, A Quadrilha Selvagem, o seu melhor e mais famoso filme. O elenco contava com veteranos consagrados como William Holden, Robert Ryan e Ernest Borgnine. O filme, espectacularmente violento, quebrava com todas as convenções de Hollywood. As sequências inicias e finais são históricas e de uma violência cruel, mas muito estética que serviria mais tarde de influência a realizadores como Tarantino ou Robert Rodriguez. No filme seguinte dá descanso à violência e dirige Jason Robards em A Balada de Cable Hogue; Um western melancólico sobre o fim do velho oeste e a chegada da civilização; Cable Hogue é assaltado e deixado à morte, no deserto pelos seus dois colegas, no entanto é favorecido pela sorte ao encontrar um poço de água em pleno deserto. Monta então uma estação para abastecer de água todos os viajantes do deserto. No fim o progresso vem finalmente apanhar Cable quando ele vê o primeiro automóvel da sua vida. A Balada é um western belíssimo sobre o fim de uma era, Jason Robards é simplesmente fantástico na pele de Hogue.

01 janeiro 2006

FILMES PARA 2006 - TRISTÃO E ISOLDA



Tristão e Isolda
Tristão e Isolda é uma história de amor intemporal, baseada numa antiga lenda celta, esta história já serviu de inspiração para uma ópera de Wagner e para muitos filmes e séries televisivas. Kevin Reynolds, controverso realizador, adora épicos; Robin Hood O Principe dos Ladrões(1991), Rapa Nui(1994), baseado nas lendas da Ilha de Páscoa e mais recentemente O Conde de Montecristo, são bons exemplos. Reynolds não faz muitos filmes, ainda assim vários dos seus filmes têm sofrido violentas críticas, foi o caso de Rapa Nui e do aquático Waterworld. O novo projecto, Tristão e Isolda deve estrear ainda este ano no nosso país.
TRAILER