31 maio 2006

COMÉDIAS DA SEMANA

ELA É ELE

Duke quer Olívia que gosta de Sebastian que na verdade é Viola cujo irmão namora Monique que odeia Olívia que está com Duke para fazer ciúmes ao Sebastian que na verdade é Viola que está apaixonada por Duke que pensa que ela é um rapaz...

Viola Hastings (Amanda Bynes) determinada em provar que tem o que é necessário para fazer parte da equipa de futebol masculina do liceu, faz-se passar pelo irmão gémeo Sebastian (James Kirk) e toma o seu lugar na escola.

Realização: Andy Fickman
Com: Amanda Bynes, Channing Tatum, Laura Ramsey, Robert Hoffman, Jonathan Sadowski, Alex Breckenridge, Vinnie Jones
EUA, 2006

FALHADOS POR UM FIO

Esta é uma comédia sobre três amigos, Gus (Rob Schneider), Richie (David Spade) e Clark (Jon Heder) que, quando jovens, passaram a maior parte do tempo no banco de suplentes. Agora, vão ter uma segunda oportunidade.

Realização: Dennis Dugan
Com: Rob Schneider, David Spade, Jon Heder, Jon Lovitz

EUA, 2006

O RAFEIRO

Tudo começa quando o delegado público Dave Douglas (Allen) fica encarregue de um caso envolvendo um laboratório de animais – caso esse que o fará distanciar-se da mulher (Kristin Davis) e dos filhos (Zena Gray e Spencer Breslin), que já suspiram por um pouco da sua atenção.
Mas no dia em que Dave é acidentalmente infectado por um soro secreto e geneticamente alterado, tudo o que ele pensava saber sobre ele próprio e sobre a sua família é alterado. Este novo estado de Dave, munido de um apurado aparelho sensorial, vai fazer com que ele tenha uma perspectiva completamente nova dos segredos e sonhos da sua família.

Realização: Brian Robbins
Com: Tim Allen, Kristin Davis, Zena Gray, Spencer Breslin

EUA, 2006

28 maio 2006

MODIGLIANI

MODIGLIANI

Um excelente "biopic" do grande pintor do início do século XX. Andy Garcia veste a pele do artista num dos melhores papéis da sua carreira.
O filme conta a agitada vida de Modigliani, a sua relação trágica com Jeanine Hebuterne (Elsa Zylberstein) e a convivência com o seu grande rival Pablo Picasso (Omid Djalili).
A viver na miséria Modigliani tem uma intensa relação com Jeanine de quem tem um filho. Incapaz de os manter decide num momento de bebbedeira inscrever-se num concurso de arte que promete um grande prémio. Pela sua genialidade e arrogância tanto Modigliani como Picasso nunca se rebaixariam a participar em concursos, no entanto a decisão impulsiva de Modigliani levou a que Picasso, verde de inveja corresse para se inscrever também. Paris nunca vivera tamanha excitação com a competição entre os dois grandes pintores.

Realização: Mick Davis
Com: Andy Garcia, Elsa Zylberstein, Omid Djalili, Hippolyte Girardot, Maurice Utrillo, Eva Herzigova
EUA/França/Alem/It./Rom./R.Unido, 2004

X MEN - CONFRONTO FINAL

X MEN - CONFRONTO FINAL

O cinema espectáculo de Hollywood, sem grande substância mas um bom entretenimento.

Pela primeira vez, os mutantes têm a oportunidade de escolher: manter a sua unicidade, através do isolamento e alienação, ou desistirem dos seus poderes, tornando-se humanos.
Os pontos de vista antagónicos dos líderes, Charles Xavier, que recomenda tolerância, e Magneto, que acredita na sobrevivência dos mais bem dotados, levam a um último combate – uma guerra final para acabar com todas as guerras.

Realização: Brett Ratner
Com: Hugh Jackman, Patrick Stewart, Ian McKellen, Halle Berry, Famke Janssen, Anna Paquin, Rebecca Romijn, Kelsey Grammer, Vinnie Jones
EUA, 2006

24 maio 2006

INDIAN O GRANDE DESAFIO

INDIAN O GRANDE DESAFIO

Uma grande história com Anthony Hopkins no papel de uma das grandes lendas do mundo das motos.
Hopkins é Burt Munro um homem que após uma vida inteira a aperfeiçoar a sua velha moto Indian Twin Scout de 1920, parte para o deserto para a testar. Regressou com um recorde do mundo que ainda hoje, quase 40 anos depois, está por bater. Um pouco mais sobre Munro em INDIAN MOTORBIKES.

Realização: Roger Donaldson
Com: Anthony Hopkins, Jessica Cauffiel, Diane Ladd, Bruce Greenwood
Nova Zelândia/EUA, 2005

A PISTA


A PISTA

Depois da morte da mãe, Grace uma jovem de 14 anos, parte para África ao encontro do pai, um geólogo que ela poucas vezes viu após o divórcio dos pais. No entanto um acidente de avião volta a separá-los, despenhando-se no deserto o pai é capturado por um bando de traficantes de diamantes. A jovem decide então entrar pelo deserto na companhia de Kadjiro, o antigo guia da família para tentar encontrar o pai.

Realização: Eric Valli
Com: Camille Summers, Julian Sands, Eriq Ebouaney
França, 2006

NATUREZA MORTA


NATUREZA MORTA

Dentro de uma imagem esconde-se sempre outra imagem.

O Documentário português continua em grande.
Utilizando apenas materiais de arquivo e sem recorrer a palavras, "Natureza Morta" redescobre e penetra na opacidade das imagens captadas durante os 48 anos da ditadura portuguesa (actualidades, reportagens de guerra, documentários de propaganda, fotografias de prisioneiros políticos, mas também rushes nunca utilizados nas montagens finais), permitindo a sua reabertura a diferentes leituras.

Realização: Susana de Sousa Dias
Portugal, 2005

17 maio 2006

O CÓDIGO DA VINCI

CÓDIGO DA VINCI
Que mais há dizer sobre o CÓDIGO DA VINCI? Tinha obrigatóriamente que ser o filme da semana, mas não se esqueçam das palavras de tom Hanks "É SÓ UM FILME DE FICÇÃO" e, concorde-se ou não com as teorias, não deve ser visto para além disso.

Realização: Ron Howard
Com: Tom Hanks, Audrey Tautou, Ian McKellen, Jean Reno, Alfred Molina
EUA, 2006
SITE EM INGLÊS

A COMÉDIA DO PODER


L'IVRESSE DU POUVOIR

Jeanne Charmant Killman, juíza de instrução, está responsável pela investigação de um complicado processo de peculato e desvio de fundos envolvendo o presidente de um importante grupo empresarial. Á medida que as suas investigações avançam, ela compreende que a sua autoridade corre riscos:
Quanto mais ela aprofunda os segredos, mais os meios de pressão aumentam, enquanto a sua vida privada vai sendo ameaçada.
Em breve irão colocar-se duas questões fundamentais:Até onde pode ir o seu poder sem que este entre em conflito com um poder maior que o seu?Até onde pode a natureza humana resistir à atracção desse poder?
Pode ela sair de tudo isto sem ser destruída?

Realização: Claude Chabrol
Com: Isabelle Huppert, François Berléand, Patrick Bruel,Marilyne Canto
França, 2006

NO LIMIAR DA VERDADE

HALF LIGHT - NO LIMIAR DA VERDADE

Demi Moore é Rachel Carlson, uma famosa escritora de policiais que fica devastada com a morte do seu filho de Thomas (Beans Balawi)) que se afoga na sua casa em Primrose Hill. Abalada pela dor deixa também o seu casamento desintegrar-se. A conselho da sua melhor amiga Sharon (Kate Isitt) decide alugar uma pequena casa isolada na pequena e remota vila de Ingonish Cove nas terras altas da Escócia com o objectivo de encontrar a paz que precisa para reorganizar a sua vida e acabar o novo romance. Já em Ingonish Cove conhece o faroleiro local, um atraente homem por quem se apaixona, tudo parecia estar a correr bem quando, numa aparição, Thomas lhe vem dizer que ela corre um grande perigo...

Realização: Craig Rosenberg
Com: Demi Moore, Beans Balawi, Henry Ian Cusick, Hans Matheson
Alemanha/Reino Unido, 2006

DESAFIOS DA RUA

WASSUP ROCKERS - DESAFIOS DA RUA

Na zona de South Central em Los Angels um grupo de jovens hispânicos rebelela-se contra a sua cultura e em vez de ouvirem hip-hop, preferem usar roupas justas, curtir skates e Punk Rock. Em colisão com a sua cultura decidem rumar para Beverly Hills onde se dedicam à conquista de meninas ricas e a arranjar problemas com as autoridades locais.

Um Filme de Larry Clark
Com Jonathan Velásquez, Francisco Pedrasa, Milton Velásquez
EUA, 2005

16 maio 2006

O MAIOR PENALTY DO MUNDO



O MAIOR PENALTY DO MUNDO
Um dos filmes desta semana é uma comédia à volta do futebol, não deixa de surpreender pois não me parece o tipo de filme que costuma estrear em sala cá em Portugal.
Fernando é o guarda-redes suplente de uma equipa de futebol da Terceira Divisão dos regionais de Espanha. Não jogou ainda um único minuto em toda a temporada. Mas na última partida da Liga, o árbitro apita para a marca da grande penalidade contra a sua equipa e o guarda-redes titular fica lesionado. É Fernando que tem de defender o penalty. Agora, tudo depende dele. Se ele defender o penalty, a sua equipa sobe à Segunda Divisão pela primeira vez na sua história. Se não conseguir, todo o trabalho de um ano estará perdido. Mas um grupo de adeptos invade o recinto de jogo, interrompendo a partida. O Comité Organizador decide que o penalty será marcado no domingo seguinte, na mesma baliza, com os mesmos jogadores em campo e sem público nas bancadas. O MAIOR PENALTY DO MUNDO é a história dessa semana. Durante sete dias, Fernando é o herói local. Ele é o centro de todas as atenções. E pela primeira vez na vida, a rapariga dos seus sonhos, Cecília, a filha do treinador aceita sair com ele.
Parece ser interessante.

Realização:Roberto Santiago
Com: Fernando Tejero, Marta Larralde, María Botto
Espanha, 2005

13 maio 2006

CÓDIGO DA VINCI


O filme O CÓDIGO DA VINCI tem a sua estreia mundial programada para o próximo dia 19 de Maio. Como agora em Portugal as estreias são à quinta feira vamos poder vê-lo nas nossas salas um dia antes. Se o livro foi polémico, parece que o filme está a ser ainda mais; Muitas organizações católicas já preparam várias formas de boicote. Agora que parecia que a igreja católica parecia começar a ganhar bom senso começando a aceitar o preservativo, decidem entrar numa guerra que só podem perder. Isto porque não aprenderam lições anteriores, quanto mais se crítica mais publicidade se dá a um filme ou a um livro. Foi assim com "A ULTIMA TENTAÇÂO DE CRISTO", um dos melhores de Scorcese; ou com "JE VOUS SALUE MARIE" de Godard, lembram-se que Kruz Abecassis à data Presidente da Câmara de Lisboa ameaçou entrar no cinema e partir tudo? Muito do sucesso desses filmes veio exactamente da polémica, se não fosse o tema controverso e o barulho que se levantou à volta do "Código Da Vinci" hoje Dan Brown seria apenas mais um banal escritor.
A Opus Dei, organização católica visada no livro considera o filme ofensivo, no entanto em Portugal não vão promover nenhum protesto contra o filme, pelo menos esses têm bom senso. Mais noticias aqui no Diário Dígital

Mais uma acha para a fogueira: O Reitor do Santuário de Fátima afirma que adultério é uma «semi-prostituição»
Claro que eu não defendo o adultério mas também é um pouco de mais.
Este post vem também no blog Bairro Do Amor

11 maio 2006

INOCÊNCIA

INNOCENCE

À primeira vista e ainda sem conhecer, parece-me ser o filme mais interessante da semana.
No meio de uma misteriosa floresta há um não menos misterioso colégio para raparigas. Iris é uma nova aluna que emerge de um caixão. Bianca é a mais velha das raparigas da escola e ela é que apresentar todo aquele novo e estranho mundo a Iris. Cedo ela vai perceber as rígidas regras daquele colégio, a primeira é a obediência que é o único caminho para a felicidade.

Realização: Lucile Hadzihalilovic (ufa!)
Com: Marion Cotillard, Zoé Auclair, Hélène de Fougerolles
Bélgica/França/R.Unido, 2004

FREEDOMLAND - A COR DO CRIME

A VERDADE ESTÁ ESCONDIDA ONDE NINGUÉM SE ATREVE A PROCURAR


FREEDOMLAND - A COR DO CRIME

Lorenzo Council (Samuel L. Jackson) é um detective da pequena localidade de Dempsey que está a investigar o caso de uma mulher, Brenda Martin (Julianne Moore), que deu entrada nas urgências de um hospital atordoada e com vestígios de sangue. Quando interrogada ela conta uma terrível história de rapto em que foi forçada a abandonar o seu carro numa zona isolada, que separa o bairro social de Dempsy do bairro rico de Gannon, onde ela vive. Council repara que a mulher não lhe está a contar tuda a verdade e depois de várias horas de interrogatório ela conta finalmente que o seu filho de 4 anos dormia no banco de trás do carro.

Realização: Joe Roth
Com: Samuel L. Jackson, Julianne Moore, Edie Falco, Ron Eldard, William Forsythe, Aunjanue Ellis, Anthony Mackie
EUA, 2006

10 maio 2006

FILMES SUSTO DA SEMANA

THE HILLS HAVE EYES - TERROR NAS MONTANHAS
OS QUE TÊM SORTE SÃO OS PRIMEIROS A MORRER

Um feliz "remake" de um clássico de terror de Wes Craven: OS OLHOS DA MONTANHA de 1977.
Uma família em férias vai parar a uma zona que havia sido alvo de testes atómicos por parte do governo.
Longe de tudo e completamente em pânico, os Carters depressa se apercebem que afinal aquela imensidão de terreno não é desabitado, aí reside uma família de mutantes sedenta de sangue... e eles são a sua presa.
Uma sangrenta e desesperada luta pela sobrevivência...

Realização: Alexandre Aja
Com: Aaron Stanford, Kathleen Quinlan, Vinessa Shaw, Emilie de Ravin
EUA, 2006


O ÚLTIMO DESTINO 3

Depois de ler a sinopse deste filme, lembrei-me do primeiro filme desta série; Um grupo de adolescentes prepara-se para uma viagem de fim de curso à Europa. Já dentro do avião um deles tem uma estranha premonição e fica tão assustado que sai do avião na companhia de alguns amigos. É com grande terror que vêm o seu avião despenhar-se e explodir, confirmando a previsão. Os jovens dão graças por estar vivos, no entanto um a um começam a morrer nos dias seguintes. A morte vem buscá-los para cumprirem o destino a que escaparam no avião. Quanto a esta terceira parte parece-me ser tal e qual a primeira, a diferênça é que o avião é agora substituido por uma montanha russa.

Realização: James Wong
Com: Mary Elizabeth Winstead, Ryan Merriman, Alexz Johnson, Kris Lemche, Sam Easton, Jesse Moss

EUA, 2006

FILMES DA SEMANA


LASSIE
Uma revisitação ao velho clássico do realizador Charles Sturridge. Confesso que se há filmes que eu detesto são aqueles metem crianças com animais, acabam sempre a dar para o sentimento. este tem uma vantagem, tem uma das lendas vivas do cinema inglês: Peter O'Toole.
A família Carraclough vive em grandes em dificuldades financeiras e é obrigada a vender a sua bela cadela de raça "collie". A cadela é ao Duque de Rudling (Peter O’Toole) que dedide oferece-la à neta. No entanto as saudades do seu dono, Joe Carraclough (Jonathan Mason) - um rapaz de 9 anos, filho dos Carraclough, leva Lassie a fugir e a percorrer vários quilómetros enfrentando muitos perigos para reencontrar o seu dono.
Realização: Charles Sturridge
Com: Peter O’Toole, Samantha Morton, Peter Dinklage, Steve Pemberton, John Lynch, Jemma Redgrave, Gregory Fisher
França/R.Unido/Irlanda, 2005
O MATULÃO DA VOVÓ
É a comédia tola da semana, vindo da produtora de Adam Sadler.
devido a várias circunstâncias um trintão (Allen Covert) acaba a viver em casa da sua avó de 80 anos que partilha a sua casa com mais duas senhoras também de idade avançada.

Realização: Nhicolaus Goossen
Com: Linda Cardellini, Alen Covert, Shirley Knight, Peter Dante
EUA, 2006

08 maio 2006

CENTENÁRIO DE ROSSELLINI


ROBERTO ROSSELLINI (1906-1977)

Foi um dos maiores cineastas de sempre, mestre do Neo-Realismo Italiano, fez filmes fabulosos como STROMBOLI (1950) ou EUROPA' 51 (1952). Estou a falar claro de Roberto Rossellini que se hoje fosse vivo comemorava 100 anos. Entre os cineastas italianos tenho uma particular paixão por Rosselini e por Vittorio De Sica. A paixão vem, não só do seu enorme talento como realizador, mas também pelo seu casamento com a Ingrid Bergman, para mim a mais linda actriz de sempre. Apaixonaram-se durante a rodagem de Stromboli, estiveram casados durante 7 anos e rodaram 6 filmes juntos: SIAMMO DONNE (1953) um filme que retrata 5 grande actrizes da época, Rossellini realizaria o segmento de Bergman, Gianni Franciolini faria o segmento Alida Valli falecida no passado dia 22 de Abril; Também de 53 VIAGGIO IN ITALIA; LA PAURA e GIOVANNA D'ARCO AL ROGO de 1954. Foi com Stromboli e Europa'51 que o mestre italiano conseguiu tirar as duas melhores prestações da diva sueca.

05 maio 2006

O NOVO MUNDO

O NOVO MUNDO
Um dos mais míticos realizadores americanos traz-nos a sua visão da lenda de Pocahontas. Terrence rodou o seu primeiro filme, BADLANDS - OS NOIVOS SANGRENTOS em 1969 (passou esta semana na RTP) desde então fez apenas 4 filmes. A BARREIRA INVÍSIVEL (1998)ainda é, para mim, o seu melhor filme.
O capitão John Smith lidera uma expedição ao longo do rio Chickahominy em busca de comida para os colonos de Jamestown. Durante a expedição são atacados pela tribo Powhatan, Smith o unico sobrevivente, é capturado pelos indios e levado para a tribo onde conhece a bela princesa Pocahontas, filha do chefe da tribo.
Realização: Terrence Malick
Com: Colin Farrell, Q`Orianka Kilcher, Christian Bale, Christopher Plummer, Wes Studi, David Thewlis, Ben Chaplin, Jamie Harris, Jonathan Pryce, Noah Taylor
EUA: 2005
LOOK AT THE TRAILER

M:I: III



Missão Impossível III
Aí está o blockbuster da semana ou até do ano, a muito aguardada sequela de Missão Impossível. É verdade que já ninguém tem paciência para aturar Tom Cruise; São as cenas de ciúmes com as companheiras e as suas paranóias com a Igreja da Cientologia que nos fazem cansar do actor. Ainda assim é um bom filme para quem quiser passar um bom bocado e desanuviar com um bom filme de acção. A realização é de J.J. Abrams um homem de televisão, realizador e argumentista da série PERDIDOS.
Realização: J.J. Abrams
Com: Tom Cruise, Philip Seymour Hoffman, Ving Rhames, Laurence Fishburne, Billy Crudup, Michelle Monaghan, Jonathan Rhys-Meyers
EUA, 2006

04 maio 2006

MARIA MADALENA

MARIA MADALENA

Abel Ferrara é daqueles cineastas que mais me fascinam, e de novo não me deixou ficar mal. Depois de A PAIXÃO DE CRISTO e da já anunciada estreia do CÓDIGO DA VINCI Ferrara não quis ficar atrás. com este MARIA MADALENA Ferrara parece querer dar uma resposta ao impacto do filme de Gibson com um filme baseado em manuscritos descobertos em 1945, alguns deles com escritos atribuidos à própria Madalena, onde ela tem um papel muito mais interventivo e seria mesmo a líder dos discíplos.
Tony Childress (Matthew Modine) é um realizador, egoísta e obsessivo que resolve fazer um filme sobre a vida de Cristo onde ele interpreta o papel principal. Marie Palesie (Binoche) é a actriz que vai fazer de Maria Madalena, ela fica completamente obssecada pela personagem. Perdida em Jerusalém ela vai encontrar o espírito de Madalena que a vai guiar numa viagem à descoberta da sua fé. Ted Younger (Forrest Whitaker) é um jornalista que apresenta um programa sobre religião. Entre o fascínio e a procura da espiritualidade, o destino irá uni-los...

Realização: Abel Ferrara
Com: Juliette Binoche, Forest Whitaker, Matthew Modine, Heather Graham, Marion Cotillard
Itália/França/EUA, 2005

Aqui ficaram alguns dos principais filmes da semana, amanhã regresso com os dois blockbusters.

TESTEMUNHOS DE SANGUE

SHOOTING DOGS - TESTEMUNHOS DE SANGUE
Outra das grandes estreias da semana é este tocnate filme sobre o genocidio do Ruanda. O mundo do cinema vai-se voltando cada vez mais para os dramas que se passam no continente Africano.
Joe Connor foi exercer a sua profissão de professor para o Ruanda, por acreditar que podia fazer a diferença. Quando a sua escola se torna um refúgio para milhares de ruandeses a fugir do genocídio, Joe promete à sua aluna mais brilhante, Marie, que os soldados das Nações Unidas a protegerão das milícias extremistas, sedentas de sangue, que se encontram no exterior da escola. Mas quando as Nações Unidas abandonam os refugiados, Joe e o responsável da escola, o Padre Christopher, enfrentam um terrível dilema: fugir ou manter-se fiéis aos ruandeses. Quando os tanques das Nações Unidas forçam o caminho por entre os refugiados, Joe olha para a face banhada de lágrimas de Marie: o que deve fazer, pergunta-se ele?
O que faria você?

Realização: Michael Caton-JonesCom: John Hurt, Hugh Dancy, Claire-Hope Ashitey
Reino Unido/Alemanha, 2005

MOVIMENTOS PERPÉTUOS

MOVIMENTOS PERPÉTUOS - TRIBUTO A CARLOS PAREDES

Numa semana de grandes estreias, o difícil vai ser escolher. Entre os vários filmes é sempre de realçar duas obras portuguesas. De uma já falei no post anterior, a outra é esta homenagem ao grande Carlos Paredes de Edgar Pêra que ganhou 3 prémios no Indie Lisboa.
Em “Movimentos Perpétuos – Tributo a Carlos Paredes” estabelece-se um diálogo entre uma guitarra e uma câmara de Super8, numa estética que evoca a memória dos velhos filmes de família, plena de intimidade, revelada na partilha de pequenas histórias da vida.

Realização: Edgar Pêra
Com: Guitarra Portuguesa - Carlos Paredes; Viola (ao vivo) – Luísa Amaro; Guitarra Clássica (em estúdio) – Fernando Alvim
Portugal, 2006

PELE

PELE
E aí está, mais um filme português.
Olga (Daniela Costa) tem 23 anos e um futuro brilhante pela frente. É incrivelmente bonita, a melhor aluna na faculdade e herdeira de uma fortuna incalculável.
Fruto de uma relação ocasional de Alexandre Vilar (Filipe Ferrer) com uma mulher africana, Olga é entregue aos cuidados de Adelaide (Fernanda Lapa), a ex-mulher de Alexandre, que a cria como a filha que nunca teve.
Apesar de ter tudo para ser feliz, Olga sabe que é diferente, a sua pele não é branca, os seus traços não são europeus, o seu corpo move-se a um ritmo demasiado intenso. Surgem-lhe confrontos esporádicos com essa realidade inquietante, que ela prefere ignorar.
O regresso de Alexandre (empresário em Angola) – que passa quase 20 anos sem ver a filha – faz desmoronar o mundo fantástico de Olga. O facto de não conhecer a sua mãe é uma ferida que nunca sarou.
O inevitável confronto com o passado desperta-a para a descoberta de si própria, que a vai conduzir a um novo cenário: o teatro musical. E é através do teatro que Olga percebe que o combate das emoções e das memórias se trava à flor da pele.

Realização: Fernando Vendrell
Com: Daniela Costa, Manuel Wiborg, Núria Madruga, Francisco Nascimento, Fernanda Lapa, Filipe Ferrer, Carla Bolito, António Pedro Cerqueira
Portugal, 2006

DRAWING RESTRAINT


DRAWING RESTRAINT

Numa refinaria de petróleo japonesa, um camião de vaselina de petróleo quente dirige-se da fábrica para o porto até chegar a um baleeiro. A bordo do baleeiro, ao largo de Nagasaki, uma enigmática escultura de vaselina é ladeada por barreiras para preservar a forma.
Dois ocidentais (Matthew Barney e Björk), a bordo, são tratados com todas as atenções e vestidos com os fatos tradicionais de casamento japoneses, segundo a tradição Shinto.
Durante uma tempestade, a escultura perde a sua forma e a vaselina espalha-se... O casal de ocidentais é lentamente envolto no fluído e começa a transfigurar-se...
Depois do sucesso do ciclo “CREMASTER”, Matthew Barney, está de volta com “DRAWING RESTRAINT 9”, com música composta e interpretada pela islandesa Björk.A fusão entre dois dos autores mais criativos da actualidade : Matthew Barney, artista total, e Björk, a camaleónica compositora islandesa, uma história de amor envolvida pelos rituais de casamento japoneses.

Realização: Matthew Barney
Com: Matthew Barney, Björk, Mayumi Miyata
EUA/Japão, 2005

OS ARISTOCRATAS

OS ARISTOCRATAS
O Levanta-te e ri chegou ao cinema. Os maiores comediantes americanos reunidos num enorme show de anedotas.
“Os Aristocratas” é uma anedota contada por artistas cómicos há mais de cem anos. Na verdade, “Os Aristocratas” é mais do que uma simples anedota; é uma “private-joke” contada entre comediantes e nunca em público. É, também, a anedota mais porca de sempre.
A anedota é porca, nojenta, ordinária. E hilariante

Realização: Paul Provenza
Com: Whoopi Goldberg, Robin Williams, Jon Stewart, Hank Azaria, George Carlin, Dana Gould, Eddie Izzard, Richard Lewis, Kevin Pollak, Bob Saget, Rob Schneider, entre outros
EUA, 2005