31 janeiro 2007

Little Children trailer

CARGO



Chris (Daniel Bruhl), um jovem pretensioso que se encontra a viajar por África, perde o seu passaporte num aceso confronto com a polícia. Obrigado a fugir a bordo de um navio de carga a caminho de Marselha, ele descobre rapidamente que o navio nada tem de normal e que a sua tripulação, liderada pelo enigmático e assombrado Capitão Brookes (Peter Mullan), esconde um terrível segredo.
Escondido e observando os vários acontecimentos, Chris vai ficando cada vez mais perturbado com o que presencia e quando a tripulação começa a desaparecer começa a parecer evidente que ele não é o único estranho a bordo.
À medida que a paranóia aumenta, a tripulação que resta começa a ficar cada vez mais violenta e a precária máscara de sanidade de Brookes começa a desaparecer.
Chris é empurrado para um aterrorizador jogo letal enfrentando a insuportável escolha entre lutar para sobreviver a todo o custo ou seguir a sua consciência, arriscando a própria vida.

Realização: Clive Gordon
Com: Daniel Bruhl, Peter Mullan, Luis Tosar
Reino Unido/Espanha/Suécia, 2006
Estreia: 1 de fevereiro de 2007

EM BUSCA DA FELICIDADE




Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que nunca tem o dinheiro que necessita para viver. Apesar das suas tentativas de sustentar a família, a mãe (Thandie Newton) do seu filho Christopher de cinco anos (Jaden Christopher Syre Smith) não consegue suportar a pressão constante da falta de dinheiro e acaba por os deixar.
Chris, agora na situação de pai solteiro, continua a procurar um emprego onde ganhe mais, socorrendo-se de todas as técnicas de vendas que conhece. Acaba a estagiar numa conceituada empresa de corretagem e, embora sem ordenado, aceita o lugar, na esperança de que no fim do estágio consiga um emprego e um futuro promissor. No entanto, a falta de dinheiro leva a que ele e o filho sejam despejados do apartamento e obrigados a dormir em abrigos, estações de autocarros, casas de banho ou qualquer local que sirva de refúgio para passar a noite.
Apesar de todas as dificuldades, Chris continua a honrar os seus compromissos de pai extremoso, utilizando o afecto e a confiança que o filho depositou nele como ímpeto para ultrapassar todos os obstáculos que lhe surgem.

Realização: Gabriele Muccino
Com: Will Smith, Thandie Newton, Jaden Christopher Syre Smith
EUA, 2006
Estreia: 1 de Fevereiro de 2007

NASCIDOS PARA VOAR



Em 1917, em plena Primeira Guerra Mundial, as forças Aliadas do Império Britânico e da França travavam uma luta desesperada contra a supremacia das forças do Império Alemão. Enquanto milhares de jovens morriam no campo de batalha, os Estados Unidos, profundamente divididos, iam adiando a sua entrada no conflito.
Alguns jovens americanos que discordavam da atitude do seu país voluntariaram-se para combater em defesa dos seus ideais, em França – alguns na infantaria, outros nas enfermarias.
Outros houve ainda que decidiram aprender a pilotar aviões. O primeiro grupo deles - um esquadrão com apenas 38 pilotos – ficou conhecido como Esquadrilha Lafayette. A seu tempo, os Estados Unidos viriam a juntar-se à sua causa… e os destemidos pilotos da Esquadrilha viriam a tornar-se uma lenda.
“FLYBOYS” conta a sua história.

Realização: Tony Bill
Com: James Franco, Jean Reno, Martin Henderson, Tyler Labine, Jennifer Decker
França/EUA, 2006
Estreia: 1 de Fevereiro de 2007

NÃO ÉS TU, SOU EU

NÃO ÉS, TU SOU EU

Javier (Diego Peretti), um médico trintão, decide casar-se com a imatura María (Soledad Villamil) para poder viajar e estabelecer-se nos Estados Unidos.
A crise rebenta quando ela viaja primeiro para fazer contactos e conhece outra pessoa.Quando está prestes a partir para Miami para se encontrar com María, Javier recebe um telefonema dela confessando-lhe que se apaixonou por outro e que dá por terminada a relação deles.
Javier está desesperado, ela é a sua vida e não sabe o que fazer. Portanto, trata de se refugiar no sofá do seu psicanalista, junto aos seus amigos e do cão que acaba de comprar; tudo para superar a sua incapacidade de estar sozinho e esquecer aquela traição.
Após um período de angústia, convida Julia (Cecilia Dopazo) a sair.

Realização: Juan Taratuto
Com: Diego Peretti, Soledad Villamil,Cecilia Dopazo
EUA, 2006
Estreia: 1 de fevereiro de 2007

27 janeiro 2007

ROSSELLINI NA CINEMATECA

A sempre deslumbrante Ingrid Bergman em STROMBOLI


A Cinemateca, o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, e a Embaixada de Itália em Portugal, são os organizadores desta grande retrospectiva da obra do cineasta italiano Roberto Rossellini. O ciclo começa já no dia 30 de Janeiro com ROMA CIDADE ABERTA, filme que inaugura a chamada "trilogia da guerra" e uma das grandes primas do neo-realismo.

De 30 de Janeiro a 30 de Março vai passar pela Barata salgueiro toda a obra de Rossellini, incluíndo os seus trabalhos para televisão.

A sessão de abertura da retrospectiva contará com a presença do presidente da Cineteca Nazionale de Roma, Sergio Toffetti, e da produtora cinematográfica Silvia D'Amico, e a de encerramento com o presidente da Fondazione Rossellini, Adriano Aprá, e o filho do realizador, Renzo Rossellini.

Um ciclo imperdível para quem quer rever ou conhecer a obra de um dos mais geniais realizadores do século passado.

26 janeiro 2007

DIAMANTE DE SANGUE



Finalmente, o filme da semana, BLOOD DIAMOND está nomeado para 5 Óscars, incuíndo Melhor Actor Principal e Melhor Actor Secundário. Depois de o ver, mudo mesmo a minha opinião, e acho que Djimon Hounsou merece a estatueta para Melhor Secundário. Quanto a DiCaprio, posso dizer que já me esqueci que ele era aquele tipo de carinha laroca do TITANIC. Ser actor não é só fazer de conta, há uma grande preparação por detrás de cada personagem e DiCaprio deve ter perdido muito tempo para aperfeiçoar aquele sotaque africano. Danny Archer, é o tipico anti-herói americano; um cínico que parece apenas interessado num bom lucro mas que no fim é capaz de praticar belos actos de altruísmo.
Sim, é um filme de acção, é violento. Mas a violência tem de fazer parte de uma história sobre a guerra. O filme tem excelentes cenas de acção, contextualizadas com a narrativa. Não tem cenas de enchouriçadas só para encher o olho do espectador.

“Diamante de Sangue” é a história de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-mercenário do Zimbabué, e de Solomon Vandy (Djimon Hounsou), um pescador da tribo Mende. Ambos são africanos, mas tanto a sua história de vida como as circunstâncias em que vivem não podem ser mais diferentes do que são até que os seus destinos se unem numa luta comum pela recuperação de um raro diamante rosa, uma pedra preciosa que tanto pode transformar uma vida… como ditar o seu fim.
Solomon, que foi retirado à família e obrigado a trabalhar nas minas de diamantes, descobre a extraordinária pedra preciosa e esconde-a com grande risco, pois sabe que, se for descoberto, será imediatamente morto. Mas Solomon sabe também que o diamante pode não só permitir-lhe salvar a mulher e as filhas, condenadas a viver como refugiadas, mas também ajudá-lo a libertar o filho, Dia, de um destino ainda pior: o de menino-soldado.
A história do diamante escondido de Solomon chega aos ouvidos de Archer, que ganha a vida a trocar diamantes por armas, quando este se encontra preso por contrabando. Archer sabe que a descoberta de um diamante como aquele só acontece uma vez na vida e que o seu valor é suficiente para o libertar de África e do círculo de violência e corrupção em que tem sido uma das figuras de proa.
Surge então Maddy Bowen (Jennifer Connelly), uma jornalista americana, cheia de ideais, que está na Serra Leoa para descobrir a verdade por detrás das guerras provocadas pelos diamantes e pôr a nu a cumplicidade dos cabecilhas da indústria dos diamantes para quem os lucros contam mais do que os princípios. Maddy procura Archer como fonte para o seu artigo, mas rapidamente descobre que é ele que verdadeiramente necessita dela.
Com a ajuda de Maddy, Archer e Solomon iniciam uma perigosa viagem pelo território dos rebeldes. Archer precisa que Solomon descubra e recupere o valioso diamante rosa, mas Solomon anda à procura de algo mais precioso: o seu filho.

Realização: Edward Zwick
Com: Leonardo DiCaprio, Jennifer Connelly, Djimon Hounsou
EUA, 2006
Estreia: 25 de Janeiro de 2007

O ESCOLHIDO



De patrulha numa auto-estrada da Califórnia, o polícia Edward Malus (Nicolas Cage) manda parar um monovolume para devolver a boneca perdida de uma pequena menina. Momentos mais tarde, um camião desgovernado abalroa a carrinha transformando-a num destroço ardente, com mãe e a criança presas lá dentro.Edward não as consegue salvar antes do carro explodir… e passa longos meses da sua vida tomando comprimidos para tentar retirar a imagem da sua cabeça.
Mas Edward está prestes a ter uma segunda oportunidade.
Uma carta desesperada de uma antiga namorada, Willow (Kate Beahan), chega a sua casa sem selo dos correios. Willow apareceu na sua vida anos atrás e saiu de modo tão inesperado como havia entrado. Mas agora a sua filha Rowan desapareceu e Edward é a única pessoa em quem ela confia para a ajudar a localizá-la. Ela pede-lhe para ir à sua casa, numa ilha privada - Summersisle – um local com as suas próprias tradições, onde as pessoas seguem um modo de vida há muito esquecido.Edward aproveita a oportunidade para acertar de novo a sua vida e rapidamente dá consigo num avião com destino a esta ilha no Pacífico.
Mas nada é o que parece na isolada Summersisle, onde a cultura, dominada pela matriarca Irmã Summersisle (Ellen Burstyn), é fundamentada em tradições arcaicas e num festival pagão chamado "o Dia da Morte e do Renascimento." Os reservados habitantes de Summersisle ridicularizam a investigação de Edward, insistindo que a criança chamada Rowan nunca ali existiu… ou se existiu já não está viva.
Este é um remake de THE WICKER MAN um filme de 1973, realizado por Robin Hardy e baseado num romance de Anthony Shaffer que também escreveu o argumento.

Realização: Neil LaBute
Com: Nicolas Cage, Kate Beahan, Ellen Burstyn
EUA/Alemanha, 2006
Estreia: 25 de Janeiro de 2007

25 janeiro 2007

À BEIRA DO PRECIPÍCIO



Dois jovens e o seu pai formam uma unida e corajosa família, após terem sido abandonados pela mais importante mulher das suas vidas, a sua mãe e esposa.
Mas apesar de todas as imperfeições de uma família desagregada - boas intenções, desesperada humanidade, inconsolável solidão, fúria de emoções, por vezes dolorosa e cruel - a importância de um grande amor é fundamental para manter os laços de qualquer união fortes e vivos.
Para Tommy, de 11 anos de idade, a sua família consiste na irmã Viola, uma implacável mandona, e o seu pai Renato, um severo e injusto disciplinador.
Uma quase paz rotineira instala-se entre os três, numa casa com mãe ausente...
Mas eis que Stefania, a mãe, reaparece da mesma forma inesperada como os tinha deixado, perturbando os precários equilíbrios e defesas, desenterrando a dor, despedaçando sonhos...
.
Realização: Kim Rossi Stuart
Com: Alessandro Morace, Barbora Bobulova,Kim Rossi Stuart, Marta Nobili
Itália, 2006
Estreia: 25 de Janeiro de 2007

CONTADO NINGUÉM ACREDITA



Numa manhã igual a tantas outras, Harold Crick, um solitário e discreto agente do Fisco, começa a ouvir uma voz feminina narrar todas as suas acções com uma precisão assustadora.
À medida que a voz – que só Harold consegue ouvir – vai narrando todos os acontecimentos do seu dia-a-dia, a outrora pacata e rotineira vida de Harold vai-se descontrolando. Até que, subitamente, a voz anuncia a morte iminente de Harold.
Estupefacto e assustado, Harold apercebe-se que a única solução é tentar encontrar a pessoa que está a escrever a sua história e convencê-la a rescrever o final.
.
Realização: Marc Forster
Actores: Will Ferrell, Maggie Gyllenhaal, Dustin Hoffman, Queen Latifah, Emma Thompson
EUA, 2006
Estreia: 25 de Janeiro de 2007

23 janeiro 2007

OSCARES, NOMEADOS




Nomeados para categoria de Melhor Filme:
THE DEPARTED
BABEL
LITTLE MISS SUNSHINE
THE QUEEN
LETTERS FROM IWO JIMA

Ainda não vi Letters from Iwo Jima, gostei muito do Departed mas a minha escolha vai para BABEL.

Melhor Actor:
Leonardo DiCaprio: BLOOD DIAMOND
Ryan Gosling: HALF NELSON
Peter O'Toole: VENUS
Will Smith: THE PURSUIT OF HAPINESS
Forest Withaker: THE LAST KING OF SCOTLAND

Esta é mais complicada pois não vi nenhum destes filmes. Se fosse escolher um actor pelo talento era de certeza o grande Peter O'Toole, é também o único que já possui um Oscar; foi-lhe atribuido em 2003 o Oscar Honorário pela sua carreira.

Melhor Actriz:
Penélope Cruz: VOLVER
Judi Dench: NOTES ON A SCANDAL
Helen Mirren: THE QUEEN
Meryl Streep: THE DEVIL WEARS PRADA
Kete Winslet: LITTLE CHILDREN

Cinco grandes actrizes disputam esta categoria, só Penélope se estreia nas nomeações. Meryl Streep é que tem maior palmarés. Só vi três destes filmes, é provável que a Meryl Streep ganhe mas a minha escolha vai para Penélope Cruz.

Melhor Actor Secundário:
Alan Arkin: MISS LITTLE SUNSHINE
Jackie Earle Haley: LITTLE CHILDREN
Djimon Hounsou: BLOOD DIAMOND
Eddie Murphy: DREAMGIRLS
Mark Wahlberg: THE DEPARTED

Ainda não vi Dreamgirls mas dizem as criticas que o Eddie Murphy está fabuloso. Sinceramente acho que falta aqui Jack Nicholson, mas com doze nomeações e três estatuetas acho que ele não se importa muito. Aqui vou contra toda a lógica da Academia e vou escolher Jackie Earle Hounsou mas acho que o Eddie Murphy é que vai levar o prémio para casa.


Melhor Actriz Secundária:
Adriana Barraza: BABEL
Rinko Kikuchi: BABEL
Cate Blanchett: NOTES FOR A SCANDAL
Jennifer Hudson: DREAMGIRLS
Abigail Breslin: LITTLE MISS SUNSHINE

A pequena Abigail está muito bem em Miss Little Sunshine, Cate Blanchet falhou a nomeação por Babel mas está em Notes for a Scandal. A minha escolha está dividida entre as duas actrizes de Babel, qual a melhor? Acho que vou escolher a Rinko, muito boa no papel de adolescente surda.

Realização:
Clint Eastwood: LETTERS FROM IWO JIMA
Martin Scorsese: THE DEPARTED
Stephen Frears: THE QUEEN
Alejandro González Iñárritu: BABEL
Paul Greengrass: UNITED 93

Aqui a escolha não é fácil; Paul Greengrass é uma nomeação politicamente correcta, haveria melhor. Todos os outros já foram nomeados e só Clint venceu. Acho que a luta vai ser entre Clint Eastwood, Scorsese e Iñárritu. Gostei muito de Babel mas este ano vou torcer por Scorsese. Nem é por The Departed apenas acho que o homem já merece.

Todos os nomeados no site: IMDB

21 janeiro 2007

THE HUSTLER A VIDA É UM JOGO


THE HUSTLER - A VIDA É UM JOGO

DVD
Realizado por Robert Rossen, o filme, conta a história de "Fast" Eddie Felson (Paul Newman), um jovem e muito ambicioso jogador de bilhar. Depois de uma estrondosa derrota, Eddie planeia chegar ao topo, para isso vai-se aliar a um manager sem escrúpulos (George C. Scott). Na sua luta pelo sucesso Eddie vai ter que fazer uma escolha: Ou sobe à custa da sua alma, ou perde a sua namorada, Sarah (Piper Laurie).
THE HUSTLER, foi o penúltimo de uma curta carreira de dez filmes que Rossen rodou. Desses dez destaco ainda LILITH E O SEU DESTINO (1964), o seu canto do cisne e ALL THE KING'S MEN (1949).
Quanto ao elenco há a destacar a presença muito forte de três grandes actores:
Paul Newman, fenomenal, "Fast" Eddie foi um dos papeis que mais marcou a sua carreira.
George C. Scott e Jackie Gleason completam o elenco masculino. Quanto ao elenco feminino, só há uma personagem forte, que é Piper Laurie, a Sarah, companheira de Eddie. Todo o clima do filme torna-se mais denso devido à opção de Rossen pela película a preto e branco, uma opção muito habitual no realizador.

Realização: Robert Rossen
Actores: Paul Newman, Jackie Gleason, Piper laurie e George C. Scott.
Fotografia: Preto e Branco
EUA, 1961

20 janeiro 2007

Trainspotting - A Perfect Day

Uma linda música, um grande filme. Atenção que o clip é pesadote.

SCOOP

SCOOP
Aqui estou com o último filme da semana, SCOOP , que marca o regresso de Woody Allen depois de MATCH POINT.
SCOOP conta a história de Sondra Pransky (Scarlet Johansson) que, durante uma visita a Londres, descobre num espéctaculo do ilusonista Sid Waterman (Woody Allen) que consegue ter contacto com um famoso jornalista recentemente falecido.Joe Strombel (Ian McShane), é o nome do referido jornalista que, apesar de morto, continua empenhado em desvendar a identidade do misterioso “Assassino da Carta de Tarot” que está à solta em Londres. Dada a sua situaação de morto vê-se obrigado a recorrer a Sondra para o ajudar nas investigações.

Realização: Woody Allen
Actores: Hugh Jackman, Scarlet Johansson, Woody Alen, Ian McShane
Reino Unido/EUA, 2006
Estreia: 18 de Janeiro de 2007

19 janeiro 2007

ASSALTO E INTROMISSÃO



Will (Jude Law) e o seu amigo Sandy (Martin Freeman) gerem um bem sucedido gabinete de arquitectura paisagista que recentemente se mudou para King´s Cross, o mais ambicioso e renovado centro urbano europeu.
O seu estúdio de trabalho atrai constantemente a atenção de um gang local de ladrões e Will, farto de ser assaltado, persegue um dos jovens elementos do gang, Miro (Rafi Gavron), até à casa onde vive com a sua mãe, Amira (Juliette Binoche), uma refugiada da Bósnia.
Will vive com a sua belíssima namorada, Liv (Robin Wright Penn) que passa a maior parte do seu tempo preocupada com a sua perturbada filha de 13 anos, Bea (Poppy Roger).
Entretanto, Will torna-se amigo de Amina de forma a investigar o assalto, mas a sua amizade toma um sentido diferente. Amina depressa descobre que Miro roubou o estúdio de Will e começa a desconfiar das verdadeiras intenções deste em relação ao relacionamento de ambos. Em estado de pânico, ela chantageia Will de forma a proteger o seu filho. Com a sua vida já em crise, Will embarca numa apaixonante viagem pelo lado mais selvagem do seu eu e da cidade que tanto gosta.

Realização: Anthony Minghella
Com: Jude Law, Juliette Binoche, Robin Wright Penn, Martin Freeman
Reino Unido/EUA, 2006
Estreia: 18 de janeiro de 2007

17 janeiro 2007

CAOS

CAOS

Aparentemente, uma manhã calma… Quando cinco encapuçados entram num banco para o assaltar.
O até então suspenso Detective Conners (Jason Statham) é chamado para negociar com o líder dos assaltantes Lorenz (Wesley Snipes).
Conners, junto com o seu novo parceiro Detective Dekker (Ryan Phillippe) e a equipa SWAT, decidem entrar no edifício para acabar com o impasse.
À excepção do conteúdo de um dos cofres, parece que nada foi levado, mas durante a investigação descobrem que foi desviado informaticamente 1 bilião de dólares e apercebem-se de uma vasta e complicada conspiração à volta deste assalto, que os leva até à própria Polícia.

Realização: Tony Giglio
Intérpretes: Jason Statham, Ryan Phillippe, Wesley Snipes, Justine Waddell
Canadá/R.Unido/EUA, 2005
Estreia: 18 de Janeiro de 2006

16 janeiro 2007

GLOBOS DE OURO 2007

Martin Scorsese


Melhor Realizador: Martin Scorsese; THE DEPARTED

Melhor Comédia: DREAMGIRLS

Melhor Actor: Forrest Whitaker; THE LAST KING OF SCOTLAND

Melhor Actriz: Helen Mirren; THE QUEEN

Melhor Actor Secundário: Eddie Murphy; DREAMGIRLS

Melhor Actirz Secundária: Jennifer Hudson; DREAMGIRLS

Melhor Actor, Musical ou Comédia: Borat; BORAT

Melhor Actriz Musical ou Comédia: Meryl Streep; THE DEVIL WEARS PRADA

Argumento: Peter Morgan; THE QUEEN

Filme em Língua Estrangeira: LETTERS FROM IWO JIMA

Melhor Filme de Animação: CARS

Melhor Série de Televisão: GREY'S ANATOMY



Todos os vencedores na: IMDB

AND THE GOLDEN GLOBE GOES TO...

BABEL

Nomeados:
BOBBY
THE DEPARTED
LITTLE CHILDREN
THE QUEEN

13 janeiro 2007

RELÍQUIA MACABRA

Olhar duro e ciníco, Humphrey Bogart foi um dos grandes actores de Holywood. Hoje à noite a 2 vai recordá-lo com um dos seus grandes filmes:

THE MALTESE FALCON: RELÍQUIA MACABRA

Baseado num romance de Dashiell Hammett, "The Maltese Falcon" foi o primeiro filme do realizador John Huston e um dos maiores clássicos do "film noir".
Sam Spade(Bogart) é um detective privado que tenta desvendara morte do seu parceiro, ocorrida enquanto investigava o desaparecimento de uma misteriosa estatueta.
Num filme com um dos grandes elencos da época destaco a interpretação de Mary Astor, brilhante como a "femme fatale" que vai disputar um perigoso jogo de sedução com Bogart. A presença magnética de Bogart enche o ecran, é o olhar cínico, a voz arrastada ou pormenor do cigarro no canto da boca, detalhes que sempre marcaram a presença do actor nas telas. Quanto ao elenco secundário Sydney Greenstreet é um dos grandes vilões do cinema e mereceu o òscar por este filme que foi também o primeiro em que participou. O actor começou a sua carreira já na fase final da sua vida, voltaria a encontrar Bogart, Astor e Houston já no ano seguinte em ACROSS THE PACIFIC e depois filmaria Casablanca com Bogart. A sua carreira durou apenas 8 anos mas foram suficientes para entrar em alguns dos melhores filmes da época. Falta só falar de Peter Lorre, o inesquecível assassino de M-MATOU de Fritz Lang. Lorre é Joel
Cairo, um homem que vai tentar contratar Spade para encontrar a misteriosa estatueta que o seu amigo procurava.
Para ver hoje à noite na 2 uma das grandes obras do cinema americano.

Realização: John Houston
Intérpretes: Humphrey Bogart, Mary Astor, Gladys George, Peter Lorre e Sidney Greenstreet.
Fotografia: Preto e Branco
EUA, 1941

11 janeiro 2007

AS BANDEIRAS DOS NOSSOS PAIS



O novo trabalho de Clint eastwood é o grande filme da semana.
A foto mais famosa da II Guerra Mundial serve como ponto de partida para este filme. Tirada por Joe Rosenthal, a imagem de 5 marines a erguer a bandeira americana no Monte Suribachi poucos dias após o inicio da batalha de Iwo Jima, correu mundo e apaixonou o fervor patriótico dos americanos.
Daqueles cinco soldados só três sobreviveram e foram enviados de volta a casa onde são recebidos como heróis.
John “Doc” Bradley (Ryan Phillippe), da Marinha de Guerra; Ira Hayes (Adam Beach), um ameríndio, tímido e avesso a publicidade; e Rene Gagnon (Jesse Bradford), mensageiro do tempo da guerra que evitou disparar a sua arma.
Os três homens que empunharam a bandeira desempenham o papel de heróis na perfeição – percorrendo o país de lés a lés, apertando a mão às pessoas certas, dizendo o que é de esperar que digam aos microfones – ao mesmo tempo que o poder da sua imagem vai salvando o esforço de guerra, cada vez mais enfraquecido. Mas, lá no fundo, sentem que a par dos seus amigos e irmãos mortos em combate, uma parte das suas almas ficará para sempre no solo negro de Iwo Jima.
Junto com FLAGS OF OUR FATHERS, o realizador americano rodou também um outro filme, que nos mostra a batalha de Iwo Jima vista pelo lado japonês. CARTAS DE IWO JIMA deve estrear por cá no próximo dia 22 de fevereiro de 2007.

Realização: Clint Eastwood
Intérpretes: Ryan Phillipe, Jesse Bradford, Adam Beach
EUA, 2006
Estreia: 11 de setembro de 2007

BODY RICE

BODY RICE

Desde 1980 que instituições alemãs enviam adolescentes para o sul de Portugal ao abrigo de projectos experimentais de reeducação social.
É assim que Katrin chega ao Alentejo.Ela vai estabelecer uma relação singular com o ambiente envolvente, uma situação agravada pela dureza da paisagem e o vazio de uma região socialmente desertificada.
Katrin irá formar com Julia e Pedro um refúgio numa terra-de-ninguém...
Realização: Hugo Vieira da Silva
Intérpretes: Sylta Fee Wegmann, Alice Dwyer, André Hennicke, Luís Guerra, Julika Jenkins, Pedro Hestnes
Portugal, 2006
Estreia: 11 de janeiro de 2007

GERAÇÃO FAST FOOD



A VERDADE É DIFÍCIL DE ENGOLIR

Será que sabemos sempre o que comemos? Ora ai está um filme para apoiar a minha aversão à fast food.
O “The Big One” é o mais recente hambúrguer da cadeia de fast food Mickey’s e está a tornar-se no produto mais bem sucedido de sempre. No entanto, existe algo estranho na carne... pelo que Don é chamado para ir para Cody, Colorado, para investigar a fábrica local de embalagem de carne onde todos os “The Big One” dos Estados Unidos são feitos…
Raul, Coco e Sylvia também são estranhos em Cody. Depois de ilegalmente terem atravessado a fronteira do México em busca do sonho americano, acabam por ser os novos trabalhadores da mesma fábrica de embalagem de carne que Don visita.
Mas, a aparente fábrica imaculada e credível que Don inspecciona é somente uma fachada polida do que realmente se passa nos bastidores. Aqui, Raul, Coco, Sylvia e os restantes trabalhadores não são melhor tratados que as vacas que eles próprios trincham para fazer os hambúrgueres.
Entretanto, Amber, uma adolescente que trabalha no balcão de um dos pontos de venda do Mickey’s da zona, está apavorada devido aos recentes assaltos misteriosos que têm ocorrido noutros restaurantes de fast food da área.Mesmo receando ser a próxima vítima de assalto, ela não tem outra escolha pois tem que pagar as despesas da mãe e tem que poupar dinheiro suficiente para poder finalmente escapar desta insuportável cidade…
Mas quando descobre toda a verdade em torno das cadeias de fast food semelhantes a Mickey’s, Amber e os seus amigos desenvolvem um plano radical para impedir que a América se torne numa Nação Fast Food.

Realização: Richard Linklater
Intérpretes: Ethan Hawke, Greg Kinnear, Catalina Sandino Moreno, Patricia Arquette, Avril Lavigne, Bruce Willis
EUA/Reino Unido, 2006
Estreia: 11 de janeiro de 2007

10 janeiro 2007

THE GRUDGE2 A MALDIÇÃO



Audrey descobre que a sua irmã Karen está internada num hospital no Japão. Apesar do seu estado clínico, Karen está sob investigação policial por causa da morte misteriosa do namorado num incêndio numa casa em Tóquio.
Quando Audrey chega a Tóquio para levar a irmã para casa é alertada por Eason, um repórter fotográfico, que Karen está sob a ameaça de uma força maléfica.
Do outro lado da cidade, Alison, uma jovem americana, é desafiada pelas colegas de escola Vanessa e Miyuki a entrar numa misteriosa casa que ardeu e onde aconteceram inexplicáveis homicídios.
Nos Estados Unidos, o pequeno Jake não compreende o estranho comportamento do seu pai e da sua madrasta nem entende por que motivo os seus vizinhos agem de forma tão misteriosa.
Algo está a atingir todas estas pessoas: a Maldição; a Maldição que saiu da casa incendiada de Tóquio e está a infectar todos os que com ela se cruzam.

Realização: Takashi Shimizu
Intérpretes: Amber Tamblyn, Arielle Kebbel, Jennifer Beals, Edison Chen, Sarah Roemer, Sarah Michelle Gellar
EUA, 2006
Estreia: 11 de Janeiro de 2007

A CORAGEM DO GUERREIRO


A CORAGEM DO GUERREIRO

O mais recente filme de Jet Li reúne o famoso actor e super-estrela de artes marciais e o produtor Bill Kong ("Herói") com o coreógrafo de acção Yuen Wo Ping ("Danny The Dog – Força Destruidora"), para retratar a lenda de artes marciais Huo Yuanjia, que se tornou no mais famoso lutador da China nos primórdios do século XX.
Huo enfrentou tremendas tragédias pessoais desbravando por fim o caminho para além das trevas e para um lugar na história, definindo, para todo o sempre, o verdadeiro espírito das artes marciais.
O seu auto conhecimento, e as escolhas que fez ao longo da vida, inspiraram uma nação.

Realização: Ronny Yu
Com: Jet Li, Shido Nakamura, Betty Sun, Nathan Jones
China/Hong Kong/EUA, 2006
Estreia: 11 de Janeiro de 2007

09 janeiro 2007

Hitler como nunca visto



Será que gozar com o passado ajuda a exorcizar os fantasmas da história?
O cineasta suiço Dani Levy acha que sim. De origem judaica, o realizador, fez um filme totalmente subversivo, onde humilha totalmente a figura de Hitler.
Meu Líder: a Verdade mesmo mais Verdadeira sobre Adolf Hitler, será o título deste filme em português.
A acção decorre nos dias que antecedem o ano novo de 1945, com a cidade de Berlim em ruínas e um Hitler derrotado, depressivo e sem capacidade para falar ao seu povo. O ministro da propaganda, Goebbels, encontra então a solução num prisioneiro judeu, Adolf Grünbaum, personagem fictícia que vai treinar e escrever os discursos do Führer. A intenção do prisioneiro judeu é matar Hitler, mas não chega a concretizar os seus planos porque este acaba por se suicidar. Durante o filme há ainda cenas que ridicularizam o ditador, como aquela em que ensina o seu cão a fazer a saudação nazi "Heil Hitler", outra em que se diverte com brinquedos numa banheira ou ainda aquelas em que surge como impotente e viciado em drogas.
Um filme a ver esperemos que estreie por cá, entretanto na Alemanha já está a causar polémica com o próprio Helge Schneider, o actor que representa Hitler, a dizer que não gostou do resultado final do filme, "Não consigo rir com este Hitler terá afirmado o actor.

PRIMEIRA MOSTRA DE CINEMA E VIDEO LUSÓFONO

ONZE BURROS CAEM NO ESTÔMAGO VAZIO


Esta primeira edição da Mostra de Cinema e Vídeo Lusófono é inteiramente dedicada à MÚSICA, por ser este um território privilegiado de comunicação entre o espaço lusófono e um dos mais profícuos. Serão apresentados trabalhos de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde. As projecções terão lugar no Fórum José Manuel Figueiredo na Baixa da Banheira/ Moita. O preço dos bilhetes será de 2,75 euros com a excepção da Sessão de Abertura que terá entrada gratuita.

SESSÃO DE ABERTURA - Quarta-feira 7 de Fevereiro 2007, 21:30h
* Lusofonia, a (R)Evolução – Red Bull Music Academy –
60' - 2006 - Portugal (Entrada Livre)


Quinta-feira, 8 de Fevereiro 2007, 21:30h
* Quintal do semba - Maianga Produções – 24’ – 2003 – Brasil/ Angola* Angola, Histórias da música popular – Jorge António – 50’ – 2005 – Portugal/ Angola

Sexta-feira, 9 de Fevereiro 2007, 21:30h
* Vinicius – Miguel Faria Jr. – 122’ – 2005 - Brasil

Sábado, 10 Fevereiro 2007 , 15:30
*Onze burros caem no estômago vazio – Tiago Pereira – 28’ - 2006 - Portugal
* Batuque, a alma do povo – Júlio Silvão Tavares – 52’ – 2006 - Portugal/ França/ Cabo Verde
*Marrabentando, ou as histórias que a minha guitarra canta - Karen Boswell - 50' - 2004 – Moçambique

SESSÃO DE ENCERRAMENTO, Sábado, 10 de Fevereiro 2007, 21:30h* Movimentos perpétuos - Tributo a Carlos Paredes – Edgar Pêra – 68’ – 2006 - Portugal

Mais Informações em:

08 janeiro 2007

OS MEUS PORTUGUESES PREFERIDOS DE 2006


20,13
Realização: Joaquim Leitão
Intérpretes: Marco D'Almeida, Adriano Carvalho, Carla Chambel, Maya Booth, Ivo Canelas, Angélico Vieira


Realização: João Pedro Rodrigues
Intérpretes: Ana Cristina Oliveira, Nuno Gil, João Carreira, Teresa Madruga e Carloto Cotta
Incrível, mas já repararam?
Brockeback Mountain, Odete e 20,13 são três filmes de temática gay e houve muitos mais este ano. Será que os tempos estão a mudar?

O MELHOR FILME DE 2006, CLASSIFICAÇÃO:

Aqui estão os 5 filmes mais votados até agora:

VOLVER - 4 votos
MATCH POINT -3 votos

06 janeiro 2007

APOCALYPTO

APOCALYPTO

Quando a idílica existência da civilização Maia é brutalmente posta em causa por uma violenta força invasora, um homem é levado numa perigosa viagem num mundo governado pelo medo e opressão onde um fim agonizante o espera. Porém, através de um assomo de esperança e impelido pelo poder do amor que tem pela sua mulher e família, ele iniciará uma fuga desesperada para voltar a casa e por fim, conservar o seu modo de vida
Realização: Mel Gibson
Interpretação: Rudy Youngblood, Dalia Hernandez, Jonathan Brewer, Morris Bird, Carlos Emilio Baez, Amilcar Ramirez, Israel Contreras Vasquez, María Isabel Díaz
EUA, 2006
Estreia: 4 de Janeiro de 2007

04 janeiro 2007

O ODOR DO SANGUE


O ODOR DO SANGUE

Um filme italiano, coisa que vai sendo muito raro ver a passar nas salas portuguesas. A fita do realizador Marto Martone conta com um excelente actor que eu já não via à muito, Michele Placido. Os mais velhinhos ainda se devem lembrar de O POLVO, uma fabulosa série dos anos 80 sobre um corajoso comissário da polícia que enceta uma luta feroz contra a máfia.
E como Mel Gibson, depois do excelente BRAVEHEART, só me tem desiludido acho que este é o primeiro grande filme deste ano.
Uma adaptação livre do romance “L’odore del sangue” de Goffredo Parise.
O filme conta a história sentimental de Carlo, dividido entre a sua mulher Silvia e a jovem Lu.
Carlo partilha um apartamento em Roma com Silvia no bairro fino de Parioli: não esconde nada da sua relação com Lu, que alberga na sua casa de campo, e aceita que Silvia possa ser cortejada por outros homens.
Quando se encontra no campo com Lu, Carlo tem como hábito falar longamente ao telefone com a sua mulher, e é no decurso de uma dessas conversas que descobrimos que um jovem rapaz procura seduzir Silvia.
A aparição desta quarta personagem marca o ponto de partida da história: a de uma obsessão, cujos longos diálogos investigarão o mistério de Silvia, levando progressivamente Carlo à verdade.
Silvia aparece cada vez mais prisioneira deste jovem amante misterioso e violento, e acaba por pedir a Carlo para não regressar ao seu apartamento em Roma. A partir desse momento, Carlo vai vaguear na cidade, que lhe aparece angustiante e sinistra, procurando em vão dar uma cara ao rapaz.
Transformado pela angústia, Carlo descarrega a sua violência contida em Lu.
Volta precipitadamente para Veneza porque Silvia lhe pede que vá ter com ela.
Em Veneza, Carlo apercebe-se que afinal a sua mulher está nas garras do seu amante torcionário, e que alimenta a necessidade de cometer um acto desesperado.
Deixa-a, mas quando regressa ao campo é por sua vez abandonado por Lu.

Realização: Mario Martone
Intérpretes: Michele Placido, Fanny Ardant, Giovanna Giuliani, Sergio Tramonti
França/Itália, 2004
Estreia: 4 de Dezembro de 2006

À NOITE NO MUSEU

E assim chegámos às primeiras estreias do ano.

À NOITE NO MUSEU

O sonhador de bom coração, Larry Daley (Ben Stiller), apesar se ser um azarado, sonha que o destino lhe reserva algo de grandioso. Mas, nunca tinha imaginado que seria assim tão extraordinário ao aceitar o que parecia ser um emprego menor como segurança nocturno do Museu de História Natural.
Durante o turno de Larry coisas espantosas começam a acontecer… Índios, gladiadores romanos e “cowboys” saiem repentinamente dos seus locais e travam batalhas épicas.Na sua busca pelo fogo, o Neandertal incendeia o seu próprio expositor; Atila, o huno, assalta os seus vizinhos do lado, e o T-Rex relembra a todos porquê que é o predador mais feroz da História.
Durante o caos, a única pessoa a quem Larry pode pedir ajuda é à figura de cera do Presidente Teddy Roosevelt (Robin Williams) que ajuda o nosso herói a salvar o Museu.

Realização: Shawn Levy
Intérpretes: Ben Stiller, Carla Gugino, Dick Van Dyke, Mickey Rooney, Bill Cobbs, Robin Williams
EUA, 2006
Estreia: Dia 4 de Dezembro de 2006

03 janeiro 2007

O MELHOR FILME DE 2006, A MINHA VOTAÇÃO

Estava à espera de ver BABEL para poder, finalmente dar a minha votação para a eleição do Melhor Filme de 2006. Este vai ser concerteza um dos maiores candidatos ao Oscar de 2007, pelo menos já vai bem lançado nas nomeações para os Globos de Ouro.
Eu sou um fanático do chamado "Cinema Clássico" e este ano "estreou" uma das grandes obras primas do cinema: O LEOPARDO de Luchino Visconti. No ano em que se celebrou o centenário do realizador italiano, não vejo melhor maneira de o homenagear. Aqui vão então as minhas escolhas:
1- O LEOPARDO de Luchino Visconti, 1963
2- BABEL de Alejandro González Iñárritu, 2006
3- BROKEBACK MOUNTAIN de Ang Lee, 2005
4- PARIS JE T'AIME, vários realizadores, 2006
5- MUNIQUE de Steven Spielberg, 2005

A escolha não foi nada fácil, tive que deixar para trás filmes como CASINO ROYALE, V DE VINGANÇA, SYRIANA e muitos outros.
Em resposta à Kalinka, vou públicar em breve a lista dos filmes já votados. À primeira vista parece que BROCKBACK MOUNTAIN é até agora o mais votado. Mas a votação só acaba no dia 25.
Este post será também públicado no blog: Bairro do Amor