27 abril 2007

CENAS DE NATUREZA SEXUAL


CENAS DE NATUREZA SEXUAL
Amor e sexo.
Alguns andam à procura, outros precisam. Uns rejeitam, outros compram. Mas estamos todos envolvidos.
A única coisa que realmente nos une é a nossa tentativa de nos ligarmos uns aos outros. Seja emocional, física, subliminar ou sexualmente, como seres humanos precisamos de contactar uns com os outros.
Mas quais são as regras? Como sabemos que alguém gosta ou está apaixonado por nós? Como é que decidimos ligar-nos a uma pessoa, por um momento ou para a vida inteira?

A palavra mais usada quando estas questões são discutidas é “amor”.
Segundo alguns grandes pensadores, o amor é uma noção inatingível, movida mais pela necessidade que pela realidade, enquanto que para outros é a única coisa que torna a vida remotamente apetecível e sem a qual seria intolerável.

Passado durante uma tarde, no Parque de Hampstead Heath, em torno das existências de sete casais, «Cenas de Natureza Sexual» mostra como é que tentamos encontrá-lo e como é que nos comportamos, perante o amor, o desejo… e todas as complicações que esses sentimentos nos trazem!

Realização: Ed Blum
Com: Ewan McGregor, Holly Aird, Eileen Atkins, Hugh Bonneville, Mark Strong
Reino Unido, 2006
Estreia: 25 de abril de 2007

O SEGREDO DE TERABÍTIA


O SEGREDO DE TERABÍTIA

Com fabulosos efeitos visuais da Weta Digital - ‘O Senhor dos Anéis ‘ e ‘King Kong’, dos mesmos produtores de ‘As Crónicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa’ e baseado no livro de Katherine Paterson, vencedor do Newbery Award, “O Segredo de Terabitia” é uma história de fantasia e aventura sobre a amizade e o poder da imaginação.

Jess Aarons (Josh Hutcherson) é um inadaptado na escola e mesmo dentro da sua própria família.
Ele treinou todo o Verão para ser o miúdo mais rápido da escola mas o seu objectivo é inesperadamente destruído pela nova colega, Leslie Burke (AnnaSophia Robb) que entra na corrida “só para rapazes” e a ganha.

Apesar do seu pouco auspicioso primeiro contacto, os dois jovens rapidamente se tornam nos melhores amigos.
Leslie adora contar histórias de magia e fantasia.
Jess adora desenhar mas, até conhecer Leslie, isso é algo que guarda para só si.
Leslie abre todo um novo mundo de imaginação a Jess: juntos eles criam o reino secreto de Terabitia, um lugar mágico apenas acessível aos dois amigos...

Realização: Gabor Csupo
Com: Josh Hutcherson, AnnaSophia Robb, Zooey Deschanel, Robert Patrick, Kate Butler, Bailee Madison, Devon Wood, Emma Fenton
EUA, 2007
Estreia: 25 de Abril de 2007

26 abril 2007

NÃO DIGAS A NINGUÉM

NÃO DIGAS A NINGUÉM

O pediatra Alex está devastado desde que a sua mulher, Margot, foi brutalmente assassinada pouco tempo depois de se terem casado, há oito anos atrás.
Quando recebe um e-mail anónimo acede ao link indicado, vê a cara de uma mulher numa multidão filmada em tempo real, e vê a cara de Margot…
Estará ela ainda viva?
E porque lhe pede ela que não diga a ninguém?

São muitas perguntas a que o nosso herói não terá tempo para prestar atenção.

Ele mal tem tempo para abrir a tampa desta caixa de Pandora antes que a polícia reabra o caso e que Alex seja responsabilizado pelo assassinato de Margot, que há oito anos está por esclarecer.

Vencedor de 4 Césars 2007 nas categorias de Melhor Realizador, Melhor Actor, Melhor Música Escrita para um Filme e Melhor Montagem

Realização: Guillaume Canet
Com: François Cluzet, Marie-Josée Croze, André Dussollier, Kristin Scott Thomas
França, 2006
Estreia: 25 de Abril de 2007

AMOR SINISTRO


AMOR SINISTRO

Katie Armstrong (Keri Russell), uma americana na casa dos vinte anos, está a viver na Alemanha, onde estuda Psicologia Criminal. Uma mulher cujas últimas relações falharam, Katie duvida da sua capacidade em encontrar o amor.

Para a sua tese, escolheu um tema curioso: Oliver Hartwin (Thomas Kretschmann), um assassino canibal e homossexual, que pôs um anúncio na Internet à procura de um amante disposto a ser morto e devorado, como definitivo acto de amor e sacrifício.

No decurso da sua investigação, Katie fica obcecada com a vida perversa de Oliver e começa a procurar cada vez mais fundo no seu passado, tentando compreender como se tornou o que é hoje.

Katie reconstitui sistematicamente todos os passos de Oliver e da sua vítima: as suas casas, os seus empregos, as suas relações, começando a perder-se na história deles e mergulhando compulsivamente num estilo de vida profundamente alienado.

Esta espiral descendente culmina na descoberta do vídeo em que Oliver gravou os momentos finais da vida da sua vítima. Testemunhando o processo de sedução entre os dois homens e o crime atroz que se seguiu, Katie atinge o ponto mais fundo que jamais pensaria alcançar…

Realização: Martin Weisz
Com: Keri Russell, Thomas Kretschmann, Thomas Huber
Alemanha, 2006
Estreia: 25 de Abril de 2007

PORQUE SIM


PORQUE SIM

Ela é apenas a típica mãe-galinha intrometida e amorosa.
Daphne Wilder (Diane Keaton) é uma mãe para quem o amor não conhece barreiras. Enquanto mãe solteira, criou três filhas fantásticas: a insegura mas adorável Milly (Mandy Moore), a psicóloga estável Maggie (Lauren Graham) e a sensual e irreverente Mae (Piper Perabo).

Para prevenir que a filha mais nova, Milly, cometa os mesmo erros amorosos que ela cometeu, Daphne decide procurar o homem perfeito para a filha e, sem ela saber, coloca um anúncio on-line. Melhor que ninguém, Daphne sabe o que a filha precisa e não precisa num relacionamento estável.

Mas o caos vai-se instalando à medida que a bem intencionada mãe vai fazendo as coisas erradas pelas razões certas… tudo por amor à filha.

Realização: Michael Lehmann
Com: Diane Keaton, Mandy Moore, Gabriel Macht, Tom Everett Scott, Lauren Graham, Piper Perabo, Stephen Collins
EUA, 2007
Estreia: 25 de Abril de 2007

INDIE LISBOA 2007


Peço desculpa porque não tenho tido muito tempo para actualizar este blogue como eu desejaria.
Uma das consequências disso foi ter deixado passar em branco mais uma grande edição do Indie Lisboa.


Não percam a oportunidade de ver o melhor cinema independente do mundo em Portugal.

Mais em: Indie Lisboa.com

23 abril 2007

O MEU TIO

O MEU TIO

Reposição em cópia nova para celebrar os 50 anos da estreia em Portugal do maior sucesso comercial de Jacques Tati que com este filme atingiu a consagração máxima do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Filme para toda a família é a história do senhor e a senhora Arpel, que têm uma casa moderna num quarteirão asséptico.
Têm tudo, conseguiram tudo, na casa deles é tudo novo: o jardim é novo, a casa é nova, os livros são novos.

Neste universo tão confortável, tão clean, tão high-tech, tão bem programado, o humor, os jogos e a sorte não têm lugar.
E o filho Gérard aborrece-se de morte.

É então que irrompe o irmão da senhora, o tio, o Sr.Hulot. personagem inadaptada, habituada ao seu mundo caloroso, que vai, para delírio do sobrinho, virar tudo de pernas para o ar.

Realização: Jacques Tati
Com: Jacques Tati, Jean Pierre Zola, Adrienne Servantie, Alain Becourt, Lucien Fregis, Dominique Marie
França/Itália, 1958
Reposição em cópia nova
Estreia: 19 de Abril de 2007

SEXUALIDADES

EN SOAP: SEXUALIDADES

Imaginem uma mulher sexy. Qual é o aspecto dela?
Agora imaginem um homem sexy. Qual é o aspecto dele?
Agora deixem-nos trocar de almas. E deixem-nos apaixonar-se. Um pelo outro.
E se a mulher e o homem deixassem de ser definidos como criaturas de um só sexo, como é que seria o jogo do amor e do erotismo? Talvez fosse como numa telenovela…
- A realizadora.


Não fosse haver um Jacques Tati, este seria o filme da semana:

Aos 32 anos, Charlotte (Trine Dyrholm) podia ter tudo na vida, se o quisesse.
Mas não quer…

Quando sai de casa do namorado, torna-se a vizinha de cima de Veronica (David Dencik, um transexual.

Veronica prefere ficar em casa sozinha com o seu cachorro, a ver novelas na televisão, enquanto Charlotte passa as noites com parceiros de ocasião.

Um assalto, uma cama nova e umas cortinas brancas juntam estes dois seres, que acabam por ser as personagens principais da sua própria e atribulada história de amor.

Prémios: Festival de Berlim 2006 – Urso de Prata (Grande Prémio do Júri), Melhor Primeira Obra

Realização: Pernille Fischer Christensen
Com: David Dencik, Trine Dyrholm, Frank Thiel
Dinamarca, 2006
Estreia: 19 de Abril de 2007


THE REAPING/SANGUE E CHOCOLATE/MOSCOW ZERO



Há muito tempo que não vejo uma boa fita de terror. Talvez esta semana se para aí estiver virado, entre "The Reaping" e "Sangue e Chocolate" as escolhas nem me parecem más:

Hillary Swank, vencedora de uma Óscar da Academia pelo seu desempenho em “Million Dollar Baby”, é uma antiga missionária cristã que perdeu a fé após a trágica morte da sua família. Desde essa altura, tornou-se uma perita de renome mundial em desmascarar supostos fenómenos religiosos.
Ao investigar uma pequena cidade do Louisiana que sofre o que parece ser uma sucessão de pragas bíblicas, ela compreende que a ciência não tem explicação para o sucedido.

Realização: Stephen Hopkins
Com: Hilary Swank, David Morrissey, Idris Elba, AnnaSophia Robb, Stephen Rea
EUA 2007





A viver na cidade de Bucareste, a jovem Vivian Gandillon de dezanove anos passa a sua vida a fugir da verdade… ela é um lobisomem.
Quando a sua paixão por um artista americano ameaça expor o segredo da sua família a todos, ela terá que escolher entre o amor por ser humano ou trair os votos secretos da sua família.

Realização: Katja von Garnier
Com: Agnes Bruckner, Hugh Dancy, Olivier Martinez
EUA, 2007

MOSCOW ZERO: AS PORTAS DO SUBMUNDO

Sob a aparência da normalidade, existe em qualquer grande cidade um mundo que nós à superfície preferimos ignorar.
Um antropólogo russo, Sergey Spassky, investiga para a Universidade de Moscovo a comunidade dos sem-abrigo que habitam o mundo subterrâneo da cidade e começa a ficar fascinando pelas lendas que aí circulam. Um dia, desaparece sem deixar rasto.
Owen, um americano com quem fizera há pouco uma expedição, decide ir à sua procura, penetrando no labirinto de túneis, guiado pelos planos deixados pelo seu amigo e com a ajuda de Alec, um dos alunos de Sergey, e de Yuri e Pavel, que eram seus guias. Lyuba, uma jovem sem-abrigo, junta-se-lhes mais tarde.
Mas o mundo subterrâneo é mais complexo e variado do que ele pensava. Juntamente com o sistema de esgotos, o metropolitano e os túneis de manutenção, encontra aí velhos refúgios da guerra, catacumbas e cursos de água que tornam a sua busca mais difícil.
O que esconde a alma negra da cidade? A lenda fala dos seres que aí vivem... dos demónios que emergem das profundezas e como eles se alimentam... A lenda diz que o Inferno está ligado a este mundo.
Mas toda a gente sabe que são apenas histórias para assustar as crianças...

Realização: Luna (María Lidón)
Com: Vincent Gallo, Oksana Akinshina, Val Kilmer, Joaquim de Almeida
Espanha/EUA/R.Unido, 2006

Estreias: 19 de Abril de 2007

TARTARUGAS NINJA/PORCOS SELVAGENS

TARTARUGAS NINJA: UMA NOVA AVENTURA

As Tartarugas Ninja estão de volta ao grande ecrã como nunca, numa nova aventura de acção, uma animação criada inteiramente em CGI, escrita e realizada por Kevin Munroe.
Após a derrota do seu velho arqui-inimigo, Destruidor, as Tartarugas cresceram separadas como família.
Esforçando-se para mantê-las unidas, o seu instrutor Splinter (Mako), começa a ficar preocupado quando estranhos acontecimentos surgem em Nova Iorque.
O industrial tecnológico Maximillian J. Winters (Patrick Stewart) está a criar um exército de monstros históricos e apenas uma equipa de combate super-ninja pode pará-los - Leonardo (James Arnold Taylor), Michelangelo (Mikey Kelley), Donatello (Mitchell Whitfield) e Raphael (Nolan North).
Com a ajuda dos seus velhos aliados April O' Neil (Sarah Michelle Gellar) e Casey Jones (Chris Evans), as Tartarugas estão prontas para voltar a enfrentar o misterioso Foot Clã, seguidores de Winters, na luta das suas vidas.
Tornando verdadeiramente vanguardista esta nova encarnação das Tartarugas Ninja, o filme foi criado inteiramente em animação CG, dando-lhes completamente um novo visual para o século XXI.

Realização: Kevin Munroe
Vozes Versão Inglesa:Patrick Stewart, James Arnold Taylor, Mikey Kelley, Mitchell Whitfield, Nolan North, Mako, Sarah Michelle Gellar, Chris Evans
Versão Portuguesa:Diogo Beja, Rui Unas, Marco Horácio, Nuno Markl, Leonor Alcácer
EUA, 2007



Tim Allen, John Travolta, Martin Lawrence e William H. Macy – fazem-se à estrada nesta divertida aventura sobre um grupo de amigos, de meia-idade, que decide "aumentar as rotações" das suas rotineiras e suburbanas vidas com uma descontraída viagem de mota. Fazendo uma muito desejada pausa, dos seus empregos cheios de stress e das suas responsabilidades familiares, mal podem esperar pela sensação de liberdade da estrada livre.
Quando este quarteto de amigos tão diferentes, mais habituados ao sofá do que à sela, parte para a experiência das suas vidas – encontram um mundo que oferece muito mais do que aquilo que esperavam.
A viagem começa a desafiar os seus espíritos e a sua sorte, especialmente durante uma rixa com os Del Fuegos, um gang de motards “à séria” que estão pouco impressionados com a abordagem destes novatos.

Realização: Walt Becker
Com: Tim Allen, John Travolta, Martin Lawrence, William H. Macy, Ray Liotta, Marisa Tomei
EUA, 2007

Estreias: 19 de Abril de 2007

15 abril 2007

BLADE RUNNER



Um dos mais belos filmes de ficção cientifica.

Realização: Ridley Scott
Com: Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Youn, Edward James Olmos, Daryl Hannah e Brion James.
EUA, 1982

TERROR NA AUTO-ESTRADA




1986, Rugtger Hauer persegue C. Thomas Howell e Jennifer Jason Leigh em THE HITCHER: TERROR NA AUTO-ESTRADA

Realização: Robert Harmon
Com: Rudger Hauer, C. Thomas Howell e Jennifer Jason Leigh
EUA: 1986

13 abril 2007

O ATIRADOR



De Antoine Fuqua, realizador de “Dia de Treino”, com interpretação do actor nomeado para os Óscares da Academia e Globos de Ouro, Mark Wahlberg (“The Departed – Entre Inimigos”) chega-nos um intenso thriller de acção sem limite, sobre um honrado e brilhante atirador de grande perícia que se vê numa situação inimaginável: injustamente acusado de assassinar o Presidente.
Mergulhado num turbilhão de terror e conspiração, o atirador solitário entra numa corrida contra o tempo para provar a sua inocência, mesmo quando se vê perseguido por elementos das mais variadas agências da autoridade do país, bem como por uma organização duvidosa numa caça impiedosa ao homem, destinada a destruir os segredos que este, inadvertidamente, descobrira...

Realização: Antoine Fuqua
Com: Mark Wahlberg, Michael Peña, Danny Glover, Kate Mara, Elias Koteas, Rhona Mitra, Rade Sherbedgia, Ned Beatty
EUA, 2007
Estreia: 12 de Abril de 2007

NÚMERO 23



Ao longo da história, o número 23 mostrou ter um profundo significado. O ser humano recebe 23 cromossomas de cada pai. A geometria é baseada em 23 leis naturais. Mas muitos acreditam que o número carrega também uma faceta sombria e malévola.
Deixando-se levar por uma espiral de obsessão com o número 23, Walter Sparrow (Jim Carrey) transforma a sua vida idílica num inferno de tortura psicológica que poderá levar à sua morte e à daqueles a quem ama. Atormentado por um misterioso romance que não tem coragem de pôr de lado, “The Number 23”, Walter é forçado a desvendar os segredos do seu passado, de forma a poder continuar a viver com a sua esposa, Agatha (Virginia Madsen).
O romance, oferecido a Walter por Agatha como prenda de anos, relata um inquietante mistério que parece ser um reflexo da vida de Walter, de uma forma obscura e incontrolável. A vida da personagem central do livro, um melancólico detective chamado Fingerling, está recheada de momentos que se parecem com a sua própria história. À medida que o livro parece ganhar vida, Walter fica infectado pela sua parte mais assustadora: a obsessão de Fingerling com os poderes escondidos do número 23.
Esta obsessão atravessa o livro e começa a controlar a vida de Walter. Ele começa a ver o número em toda a parte e convence-se que está condenado a cometer o mesmo crime que Fingerling. Pesadelos horríveis começam a atormentar Walter, pressagiando um terrível destino para a sua esposa e para um amigo da família, Issac French (Danny Huston), levando-o a uma desesperada busca para compreender os mistérios do livro.
Apenas se desvendar os poderes por detrás do número 23 será capaz de alterar o seu futuro.

Realização: Joel Schumacher
Com: Jim Carrey, Virginia Madsen, Danny Huston, Logan Lerman, Rhona Mitra, Lynn Collins
EUA, 2007
Estreia: 12 de Abril de 2007

UM PERFEITO ESTRANHO



Quando a jornalista Rowena (Halle Berry) descobre que o assassinato da sua amiga pode estar relacionado com o poderoso executivo Harrison Hill (Bruce Willis), constrói falsas identidades com a ajuda do seu associado, Miles Haley (Giovanni Ribisi).
Fazendo-se passar por Katherine, uma trabalhadora temporária da agência Hills, e por Verónica, uma rapariga com quem Hill namorisca na Internet, Rowena cerca a sua presa por todos os lados, descobrindo que não é a única que possui várias identidades.
Quanto mais próximo ficamos da verdade, mais percebemos até onde conseguimos ir para a proteger.

Realização: James Foley
Com: Halle Berry, Bruce Willis, Giovanni Ribisi, Richard Portnow
EUA, 2007
Estreia: 12 de Abril de 2007

12 abril 2007

SUNSHINE: MISSÃO SOLAR



Daqui a cinquenta anos. O Sol está a morrer. E a humanidade está a morrer com ele.
A nossa última esperança: uma nave espacial e uma equipa de oito homens e mulheres.
Eles levam um aparelho que vai dar nova vida à estrela. Mas a certa altura da viagem, sem contacto rádio com a Terra, a sua missão começa a complicar-se.Há um acidente. Um erro fatal. E um sinal de emergência de outra nave espacial que desapareceu sete anos antes. Em breve a equipa não só estará a lutar pelas suas vidas como pela sua sanidade.

Realização: Danny Boyle
Com: Cillian Murphy, Chris Evans, Rose Byrne, Michelle Yeoh
Reino Unido, 2007
Estreia: 12 de Abril de 2007

CLIMAS


CLIMAS
O homem foi feito para ser feliz por razões simples e infeliz por razões ainda mais simples - assim como nasce por razões simples e morre por razões ainda mais simples...
Isa e Bahar são duas figuras solitárias arrastadas pelo seu clima interior eternamente em mudança.
E em perseguição de uma felicidade que já não lhes pertence.

Realização: Nuri Bilge Ceylan
Com: Nuri Bilge Ceylan, Ebru Ceylan, Nazan Kesal
Turquia/França, 2006
Estreia: 12 de Abril de 2007

A NUVEM



Um acidente numa central nuclear perto de Frankfurt lança o pânico no país. Uma gigantesca nuvem radioactiva foi libertada e avança em direcção à cidade de Schlitz.
Toda a população que vive nos arredores da central nuclear fica imediatamente contaminada e rapidamente morrem 38.000 pessoas. Todos os que vivem um pouco mais afastados tentam fugir. Entre eles está uma rapariga de 16 anos, Hannah e o namorado Elmar. À medida que a lei e a ordem deixam de existir, eles tentam escapar da zona de perigo.
Enquanto Elmar consegue fugir à última hora, Hannah fica para trás - e fica contaminada. No entanto, o seu amor, tão forte quanto profundo, volta a juntá-los: Elmar localiza Hannah na secção de quarentena de um sanatório. Beijam-se, abraçam-se e fazem amor. Elmar rapidamente se apercebe que também ele ficou contaminado.
No entanto, por mais desesperada que a situação possa aparentar, o seu amor ajuda a superar todos os obstáculos. Eles podem não viver para sempre, podem continuar a lutar por um pouco de esperança e felicidade, mas, no fim, sabem que uma vida mais curta mas preenchida com amor verdadeiro é mais do que a maior parte das pessoas jamais viverá...

Realização: Gregor Schnitzler
Com: Paula Kalenberg, Franz Dinda, Hans-Laurin Beyerling, Carina Wiese
Alemanha, 2006
Estreia: 12 de Abril de 2007

O ÚLTIMO BEIJO

O ÚLTIMO BEIJO

As desventuras românticas de cinco melhores amigos estão entrelaçadas numa comovente história em que o amor, o casamento e o compromisso podem tornar homens adultos jovens adolescentes.
Michael está a um mês do seu 30º aniversário e tem tudo o que sempre quis – incluindo a sua namorada de longa data, Jenna. Mas quando ela engravida ele receia que o casamento se torne numa pena perpétua de obrigações e rotinas. Basta olhar para Anna, a mãe de Jenna, uma mulher presa num casamento sem amor, como prova que a liberdade é sinónimo de ser solteiro.
No dia do casamento do seu amigo Mark, Michael é fortemente tentado quando conhece Kim, uma estudante sensual e descontraída que personifica toda a espontaneidade que falta na sua vida.
Entretanto, os amigos dele sofrem com as suas próprias complicações românticas.Chris é pai de um bebé e casado com uma mulher que o isola da sua vida. O desolado Izzy perdeu a rapariga dos seus sonhos e quer recrutar os seus companheiros para se juntarem a ele numa viagem alucinante para conhecerem o mundo. Kenny, um sedutor nato, amorosamente divertido que adia definitivamente o amanhã para viver o hoje em aventuras de uma noite.
Apesar dos seus melhores instintos, Michael finalmente tem um encontro "fora de horas" com Kim que passa dos limites com um beijo de despedida inocente. Será que também poderá dar um beijo de despedida ao seu futuro? Quando Jenna descobre a verdade, provoca uma escandalosa e selvagem guerra dos sexos em que cada um está por sua conta.

Realização: Tony Goldwyn
Com: Zach Braff, Jacinda Barrett, Casey Affleck, Rachel Bilson
EUA, 2006
Estreia: 12 de Abril de 2007

INLAND EMPIRE

INLAND EMPIRE

Ao preparar-se para o maior papel da sua carreira, uma actriz apaixona-se pelo actor com quem contracena. Mas também descobre que a sua vida começa a imitar a história ficcional do filme que estão a rodar... e que o filme é um "remake" de uma obra nunca acabada devido a uma misteriosa tragédia.

O mestre está de volta, mais nada!

Realização:David Lynch
Com: Laura Dern, Jeremy Irons, Justin Theroux
EUA/França/Polónia, 2006
Estreia: 5 de Abril de 2007

BOLEIA MORTAL



Costumo dizer que em material sagrado não se deve mexer. THE HTCHER, TERROR NA AUTO-ESTRADA, foi um dos grandes filmes de culto dos anos 80, embora esta versão não seja assim tão mázinha é claro que o original é sempre o original.

Nos anos oitenta tinha um sério fascínio pelo Rudger Hauer, que fez grandes papéis de vilão em filmes que são hoje clássicos como : BLADE RUNNER ou o já citado TERROR NA AUTO-ESTRADA depois nos anos 90 perdeu-se em filmes menores, mas continuo a gostar de o ver e espero que um dia volte a ver luzes da ribalta.


Dave Meyers faz a sua estreia na realização com este novo thriller que acompanha a aterradora viagem de Grace Andrews (Sophia Bush) e Jim Halsey (Zachary Knighton), um casal de universitários atormentados por um misterioso viajante, John Ryder (Sean Bean).
O jovem casal faz-se à estrada num Oldsmobile 442 de 1970 para umas muito desejadas férias de Primavera. Mas esta viagem de lazer rapidamente se transforma numa vigília de pesadelo... Os primeiros encontros com Ryder são um crescendo de terror para Grace e Jim, embora estes reajam com coragem a cada nova emboscada. Mas são verdadeiramente apanhados de surpresa quando este os implica numa terrível matança…
A estrada torna-se num campo de batalha, pleno de suspense e acção feita de sangue e metal, à medida que Grace e Jim, ao tentar escapar não apenas a Ryder mas também à polícia do Novo México, chefiada pelo Tenente Esteridge (Neal McDonough), lutam pelas suas vidas e enfrentam os seus medos cara a cara.

Realização: Dave Meyers
Com: Sophia Bush, Zachary Knighton, Sean Bean, Neal McDonough
EUA, 2007
Estreia: 5 Abril de 2007

08 abril 2007

O OUTRO LADO DO ARCO-ÍRIS


O OUTRO LADO DO ARCO-ÍRIS

Carica tem apenas sete anos e quer uma bicicleta de presente de Natal. Mas a sua família não tem dinheiro e oferece-lhe um livro.
O avô conta-lhe a história do pote de ouro no fim do arco-íris. No primeiro dia em que faz chuva e sol, Carica lança-se à aventura.
"O Outro Lado do Arco-Íris" é uma história em que a realidade se confunde com o sonho. Imaginado por uma criança, sobre uma criança, e para ser visto por crianças. Ou pela alma de criança dos adultos.É também uma história de aprendizagem. Do próprio realizador, do seu personagem principal, que parte em busca do sonho e descobre a realidade, e de todos aqueles que quiserem ver no filme coisas simples da vida, a que só damos valor quando sentimos falta delas.
Primeiro argumento escrito pelo realizador, no primeiro exercício do primeiro curso de cinema que frequentou, "O Outro Lado do Arco-Íris" vê agora a luz do dia anos depois, preservando as intenções do primeiro momento: transmitir aos próximos uma história de tradição oral com a mesma pureza e simplicidade com que nos foi transmitida a nós, integrando para sempre o imaginário de fantasia que nos faz sonhar.

Uma curta portuguesa exibida em conjunto com o filme DOT:COM
Realização: Gonçalo Galvão Teles
Com: João Miguel Direitinho, Nicolau Breyner, Joaquim Horta, Francisco Salgado
Portugal, 2004
21 min
Estreia: 5 de Abril de 2007

DOT.COM

DOT.COM

Águas Altas. Este é o nome de uma pequena e bela aldeia portuguesa do interior.
Composta por gente humilde, Águas Altas está prestes a ser o centro do mundo.
Tudo porque uma multinacional sedeada em Madrid quer reclamar o nome do seu site para lançar uma água com o mesmo nome.
Mas no interior da aldeia há quem queira vender o site à multinacional e quem, por outro lado, se mostre irredutível.
Um diferendo que cai nas bocas do mundo e que arrasta uma enorme tempestade mediática e uma intervenção directa do Primeiro Ministro português.
Está nas mãos dos aldeões gerir uma questão de identidade nacional perante a «invasão» espanhola.

No centro desta acesa polémica encontra-se Pedro, um jovem engenheiro, responsável pela criação do site http://aguasaltas.com/.

Será ele o elemento chave que pode decidir a decisão da aldeia em ceder ao avanço espanhol ou orgulhosamente manter o seu site. Ao mesmo tempo, Pedro será pressionado por Elena, uma fervorosa representante da multinacional espanhola, que chega à aldeia para tentar reverter a situação para o seu lado. Uma chegada que fará com que o seu coração se divida - será que a tentação espanhola será maior do que querer recuperar o coração da sua ex-namorada, uma jornalista televisiva que faz a cobertura do caso?

“Dot.Com” é uma deliciosa comédia sobre o impacto da vida moderna no Portugal profundo.

Um divertimento para toda a família com um elenco variado que junta uma das maiores estrelas espanholas da actualidade, a talentosa María Adánez, a um grupo de conhecidos actores portugueses: João Tempera, Marco Delgado, Isabel Abreu, Margarida Carpinteiro, José Eduardo, Lia Gama, Maria José, Pedro Alpiarça, Adriano Luz, André Nunes, Carlos Santos, Rui Luís Brás, José Neto, e Tony Correia, o primeiro português a participar numa novela brasileira (“O Casarão”).

Para acompanhar o lançamento do filme, foi criado um verdadeiro site http://aguasaltas.com/.com, para dar a conhecer, aos portugueses e ao mundo, Águas Altas, a mais encantada aldeia portuguesa, e também um blogue, http://salvemonossosite.clix.pt/, para divulgar a luta de Águas Altas em defesa do seu site.

Realização: Luís Galvão Teles
Com: María Adánez, João Tempera, Marco Delgado, Isabel Abreu, Margarida Carpinteiro, José Eduardo, Lia Gama, Maria José, Pedro Alpiarça, Adriano Luz, André Nunes, Carlos Santos, Rui Luís Brás, José Neto, Tony Correia
Portugal, 2007

300

300
Baseado na novela gráfica de Frank Miller, “300” conta a história da Batalha de Termopilas em que o Rei Leonidas (Gerard Butler) e 300 Espartanos lutaram até à morte contra Xerxes (Rodrigo Santoro), Imperador Persa, e o seu gigantesco exército.
Ao enfrentar uma superioridade numérica esmagadora o seu valor e sacrifício inspirou toda a Grécia a unir-se contra o inimigo Persa e defender as fronteiras da democracia.
Este filme traz à vida a aclamada novela gráfica de Miller (“Sin City”) combinando actores de carne e osso com cenários virtuais que recriam com pormenor a sua visão única da história.

Realização: Zack Snyder
Com: Gerard Butler, Lena Headey, Dominic West, Rodrigo Santoro, David Wenham, Vincent Regan
EUA, 2006
Estreia: 5 de Abril de 2007

A MALDIÇÃO DO VALE



Sharon (JODELLE FERLAND) é dada a episódios de sonambulismo durante os quais fala repetidamente de Silent Hill.
Rose (RADHA MITCHELL), a mãe de Sharon, aflita com o estado cada vez mais grave da filha, decide averiguar e descobre que Silent Hill é uma cidade fantasma, evacuada há muitos anos devido a estranhos acontecimentos.
Contudo, chegar a Silent Hill não se revela tarefa fácil e Rose vê-se envolvida num turbilhão tenebroso de horror.
Trata-se de uma adaptação de um popular jogo de vídeo com o mesmo nome, líder de vendas nos EUA e na Europa.

Realização: Christophe Gans
Com: Radha Mitchell, Sean Bean, Laurie Holden, Jodelle Ferland
Japão/EUA, 2007
Estreia: 5 de Abril de 2007

O BOM NOME



Já há muito tempo que este blogue anda muito preguiçoso. A falta de tempo e o excesso de blogues serão os pricipais motivos. Hoje venho falar das estreias da semana passada.

Passando por duas gerações, onde duas culturas opostas e duas formas de viver completamente distintas se chocam entre si apenas para, mais tarde, ternamente se unirem, o filme “O Bom Nome” é, em conclusão, acerca da pergunta eminente: o que é que significa ser uma família americana?
Saltando entre as cidades, igualmente vibrantes e coloridas, de Calcutá e Nova Iorque, o filme é definitivamente um drama familiar, mas acerca de uma família americana contemporânea muito diferente: os Gangulis que foram da Índia para os Estados Unidos de forma a poderem experimentar um mundo de oportunidades ilimitadas, apenas para serem confrontados com os perigos e a confusão da tentativa de construir uma vida com significado numa sociedade complexa.
Logo a seguir ao casamento combinado, Ashoke (Irrfan Khan) e Ashima (Tabu) mudam-se da húmida cidade de Calcutá para a invernosa cidade de Nova Iorque, onde começam a sua nova vida juntos.
Virtualmente estranhos um para o outro e agora vivendo no que é para eles uma terra muito estranha, a sua relação rapidamente sofre uma mudança quando Ashima dá à luz um filho. Sob a pressão de lhe dar rapidamente um nome, Ashoke decide-se por Gogol, nome do famoso autor russo, nome esse que serve como elo de ligação a um passado secreto e à esperança de Ashoke: um futuro melhor.
Mas a vida não é tão fácil para Gogol como os seus pais podiam desejar. Sendo um jovem americano de primeira geração, Gogol (Kal Penn) tem de percorrer a ténue linha entre as suas raízes bengali e a nacionalidade americana na procura da sua própria identidade.
Enquanto Gogol tenta escrever o seu futuro – renunciando ao nome dado pelos seus pais, namorando com uma rapariga americana rica (Jacinda Barret), indo estudar arquitectura para a Universidade de Yale – os seus pais mantém-se fiéis às tradições bengali. Mas os seus caminhos continuam a cruzar-se com consequências tanto cómicas como dolorosas até Gogol ver as relações entre o mundo que os seus pais deixaram para trás e o mundo que tem à sua frente.

Realização: Mira Nair
Com: Kal Penn, Tabu, Irrfan Khan, Jacinda Barret
India/EUA, 2006
Estreia: 5 de Março de 2007