31 julho 2007

O ADEUS A ANTONIONI


O realizador italiano Michelangelo Antonioni faleceu ontem à noite em Roma, tinha 94 anos.

Dirigiu grandes clássicos como "Deserto Vermelho"; "Blow Up"; "Profissão Repórter", recentemente exibido no Cinema Nimas; ou Zabriskie Point, lembram-se da banda sonora com Gratefull Dead e Pink Floyd?

O cinema King(que outro poderia ser?), em Lisboa, vai repor "Saraband", de Ingmar Bergman, e "Blow-up" e "Profissão: Repórter", de Michelangelo Antonioni, nos dias 3, 4 e 6 de Agosto, em homenagem aos dois realizadores falecidos ontem.

"Saraband" poderá ser visto a partir da meia-noite, "Profissão: Repórter" passa às 00h15 e "Blow Up" será transmitido às 00h30.

Programação do Cinema King tirada de: Público Online

Vídeo. A bela sequência final de "O Eclipse" de 1962 com Monica Vitti e Alain Delon. Este filme marca o final de uma trilogia iniciada em 1960 com "L'aventtura" seguida de "La Notte"em 1961, todos com Vitti como protagonista.

30 julho 2007

INGMAR BERGMAN


Deixou-nos horas de pura magia. Já tinha avisado que "Saraband" era o seu último filme. Hoje deixou-nos aos 89 anos.

Harriet Andersson em "Monika e o Desejo" 1953
.

Liv Ullman e Bibi Andersson em "Persona", 1966

Os meus dois filmes preferidos do cineasta sueco. Foram filmes como estes que lhe valeram o título de "cineasta das mulheres".

27 julho 2007

SIMPSONS O FILME


SIMPSONS O FILME

Uma família completamente demente e subversiva que, apesar das constantes brigas, subsiste porque é unida.
Os Simpsons chegaram a ser declarados como exemplo a não seguir por George Bush (o pai) enquanto ainda era presidente. A série dá um retrato decadente da tipica família americana. Como atacava os valores conservadores não tardou a ser atacada, censurada e proíbida em alguns locais.
Os Simpsons resistiram a tudo isto durante 20 anos. Continuam em grande forma e desta vez em filme.

Realização: David Silverman
Vozes VO: Dan Castellaneta (Homer), Julie Kavner (Marge), Nancy Cartwright (Bart), Yeardley Smith (Lisa)
Vozes VP:José Jorge Duarte (Homer), Cláudia Cadima (Marge), Carla de Sá (Bart), Manuela Couto (Lisa)
EUA, 2007

24 julho 2007

BUG

BUG

Agnes (Ashley Judd) é uma empregada de mesa solitária.
O seu violento ex-marido (Harry Connick Jr.) acabou de sair da prisão em liberdade condicional e a sua melhor amiga acolheu recentemente um misterioso veterano da Guerra do Golfo chamado Peter (Michael Shannon).

Fragilizada, Agnes apaixona-se por Peter e cedo Peter começa a partilhar o sombrio quarto de motel de Agnes. Tudo parece correr bem… até que Peter começa a falar de forma obsessiva nos “insectos” que o governo injecta nos corpos dos ex-combatentes.

Estará Peter a contar a verdade? Será apenas paranóia?

Realização: William Friedkin
Com: Ashley Judd, Michael Shannon, Harry Connick Jr., Lynn Collins

EUA, 2006

Estreia: 26 de Julho de 2007

20 julho 2007

TARANTINO, À PROVA DE MORTE


Tarantino está de volta com as suas obsessões e os seus fetiches. Só mesmo ele para pegar numa série de filmes medíocres e transformá-los em algo que de tão mau passa a ser bom. A receita é simples:
Junta-se uma boa dose de filmes série de terror dos anos 60 e 70, feitos quase artesanalmente, com argumentos manhosos e efeitos especiais básicos - lembram-se de Ed Wood?

Estes filmes passavam em sessões continuas em cinemas chunga dos EUA, e eram intercalados por vários trailers.
Depois de homenagear cineastas como Peckinpah em "Cães Danados" e o cinema de artes marciais asiático em Kill Bill, Tarantino regressa ao com este À PROVA DE MORTE para homenagear os velhos "Grindhouse" movies da sua juventude.
Tudo começou em casa do realizador americano, depois de várias maratonas a ver estes filmes, Tarantino e Robert Rodriguez resolveram fazer juntos um filme para recordar o género.
Daqui saiu "Grindhouse", um filme em dois segmentos: "Planet Terror" e "Death Proof", o primeiro realizado Por Rodriguez e o segundo por Tarantino. Nos Estados Unidos o filme foi lançado em dois segmentos intercalados por alguns falsos trailers.

Para a Europa foi decidido o lançamento de dois filmes distintos com diferentes datas de estreia e com cenas que não vêm incluidas na versão americana.

Em Portugal o filme de Rodriguez só deverá estrear lá para 27 de setembro, para já os fãs de Tarantino podem-se regalar com À PROVA DE MORTE.
À PROVA DE MORTE

Para a DJ mais escaldante do momento em Austin, Jungle Julia (Sydney Tamiia Poitier), o pôr-do-sol oferece uma oportunidade de se libertar, com duas das suas amigas mais chegadas, Shanna e Arlene (Jordan Ladd e Vanessa Ferlito).
Este grupo de três gatonas fazem-se à noite, saltando do Guero’s para o Texas Chili Parlor. Mas nem todos os que olham para elas são inocentes: espiando secretamente os seus movimentos está Stuntman Mike (Kurt Russell), um rebelde marcado pela vida que lhes deita um olhar lascivo por detrás do volante do seu musculado carro.
Enquanto as raparigas se atiram às suas cervejas, a arma de Mike, um bacamarte branco, espreita a poucos metros...


Realização: Quentin Tarantino
Com: Kurt Russell, Rosario Dawson, Tracie Thoms, Mary Elizabeth Winstead, Zoë Bell, Rose McGowan, Omar Doom, Eli Roth
EUA, 2007
Estreia: 19 de Julho de 2007

ALPHA DOG

ALPHA DOG

Numa transacção de droga que correu da pior maneira, Jake Mazursky (Ben Foster) acaba por ficar em dívida para com Johnny Truelove (Emile Hirsch), um jovem traficante de droga. Mas quando Johnny decide raptar Zack Mazursky (Anton Yelchin), o irmão de Jake, com apenas 15 anos, a situação complica-se seriamente.
Enquanto Jake tenta desesperadamente saldar a sua dívida, o gang de Johnny mantém preso o seu irmão. Embora refém, Zack diverte-se com toda aquela emoção e excitação da situação em que se encontra, ainda que completamente desconhecedor do desespero dos seus pais, do sentimento de raiva do seu irmão e do trágico fim que o espera.
Baseado num caso verídico, “Alpha Dog” é um comovente, mas trágico drama que centra a sua história em 3 dias cruciais, dias esses que irão mudar a vida de um grupo de adolescentes, para sempre.
Realização: Nick Cassavetes
Com: Bruce Willis, Ben Foster, Emile Hirsch, Justin Timberlake, Anton Yelchin, Sharon Stone
EUA, 2006
Estreia: 19 de Julho de 2007

OS CONDENADOS

OS CONDENADOS

Jack Conrad (a super-estrela do “Wrestling” Steve Austin) é um prisioneiro que aguarda a execução da pena de morte numa prisão corrupta da América Central e que é “comprado” por um ganancioso produtor de televisão para participar num reality show ilegal.

Levado para uma ilha deserta, Jack vê-se obrigado a participar num jogo de “matar ou morrer” com mais nove assassinos condenados à morte oriundos dos quatro cantos do mundo.

Sem fuga possível – e com milhões de espectadores sedentos de violência não censurada –, Jack terá que utilizar toda a sua força para ser o vencedor do brutal jogo… e ganhar a sua liberdade.

Realização: Scott Wiper
Com: Steve Austin, Vinnie Jones, Nathan Jones, Rick Hoffman, Madeleine West
EUA, 2007
Estreia: 19 de Julho de 2007

NEM CONTIGO NEM SEM TI

I COULD NEVER BE YOUR WOMAN

Rosie (MICHELLE PFEIFFER) é uma mãe solteira de 40 anos que vive em Los Angeles e a quem a vida não corre exactamente como planeado.
A série televisiva que produz, “You Go Girl”, está com sérios problemas: Marty (FRED WILLARD), o seu chefe machista quer substituir o programa por um “reality show”, e a sua assistente Jeannie (SARAH ALEXANDER) está determinada em dificultar-lhe a vida.
Em casa, as coisas não correm muito melhor: o seu ex-marido vai ter um bebé com uma mulher mais nova e a sua filha Izzie (SAOIRSE RONAN) acaba de entrar na idade em que as Barbies passaram para segundo plano, dando total prioridade a Dylan (RORY COPUS), um rapaz da sua escola, que nem sabe que ela existe.
Rosie apaixona-se pelo jovem e talentoso actor Adam Perl (PAUL RUDD), no dia em que este aparece para fazer um casting.
Mas o conceito de “mulher mais velha com rapaz mais novo” vai contra os seus princípios, levando-a a ignorar os seus sentimentos por ele.
Contudo, a simpatia contagiante de Adam, acaba por seduzir Rosie. Até Izzie gosta dele…e tudo na vida de Rosie parece estar a melhorar, não fosse um dos principais objectivos de Jeannie impedir que tal aconteça.

Jeannie acaba por insinuar que Adam e Brianna Minx (STACEY DASH), a actriz principal da sua série, estão envolvidos e Rosie convence-se que a sua relação está condenada devido à diferença de idades.
Termina tudo com Adam, alegando que ele a usou para subir na carreira. Mas Adam tem outros planos…

Realização: Amy Heckerling
Com: Michelle Pfeiffer, Paul Rudd, Sarah Alexander, Stacey Dash, Saoirse Ronan
EUA, 2007
Estreia: 19 DE JULHO DE 2007

15 julho 2007

POR CULPA DE FIDEL

POR CULPA DE FIDEL

Anna tem 9 anos.
Para ela, a vida é simples, ordeira e de hábitos instalados. Uma vida que decorre confortavelmente, entre Paris e Bordéus.

Mas eis que entre 1970 e 1971, o compromisso político assumido por seus pais, da extrema esquerda, muda a vida de Anna.

Primeiro, o seu tio, comunista e envolvido na luta contra o regime de Francisco Franco, desaparece, possivelmente assassinado pela guarda-civil espanhola.
Posteriormente, após uma viagem ao Chile, durante a presidência de Salvador Allende, Marie e Fernando (os pais de Anna) decidem por em prática as suas ideias políticas.

Termina assim a tranquilidade na casa dos arredores de Paris, que começa a ser visitada por camaradas "vermelhos e barbudos", por pessoas que sonham com a Revolução de Fidel Castro. Termina a época da educação religiosa e, sobretudo, a calma que caracterizava a vida da menina.
Realização: Julie Gavras
Com: Julie Depardieu, Stefano Accorsi, Nina Kervel, Benjamin Feuillet
França/Itália, 2006
Estreia: 12 de julho de 2007

HARRY POTTER E A ORDEM DA FÉNIX

HARRY POTTER E A ORDEM DA FÉNIX

Em “Harry Potter e a Ordem da Fénix,” Harry regressa para o seu quinto ano de estudos em Hogwarts e descobre que a maioria da comunidade de feiticeiros não acredita no seu encontro com Lorde Voldemort, preferindo ignorar os factos sobre o seu regresso.

Receando que o Reitor de Hogwarts, o venerável Albus Dumbledore, esteja a mentir sobre Voldemort de modo a minar o seu poder e usurpar o seu cargo, o Ministro da Magia, Cornelius Fudge, nomeia uma nova professora de Defesa Contra As Artes Negras para vigiar Dumblebore e os estudantes de Hogwarts.

Mas Dolores Umbridge e as suas aulas aprovadas pelo Ministério deixam os jovens estudantes impreparados para se defenderem das forças que ameaçam toda a comunidade.
Por isso, respondendo ao desafio dos seus amigos Ron e Hermione, Harry toma conta do assunto.
Em encontros secretos com um pequeno grupo de estudantes que se auto-intitula “O Exército de Dumbledore”, Harry ensina-os a defenderem-se das Artes Negras, preparando-os para a batalha que se avizinha.

Realização: David Yates
Com: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Ralph Fiennes, Gary Oldman, Alan Rickman, Helena Bonham Carter, Michael Gambon, Maggie Smith, Imelda Staunton
EUA/Reino Unido, 2007
Estreia: 12 de Julho de 2007

11 julho 2007

BORDERTOWN



Baseado em factos verídicos que comoveram a opinião pública americana, esta é a história da luta apaixonada de uma mulher pela justiça.
Lauren Fredericks (Jennifer Lopez) é uma ambiciosa jornalista a trabalhar para o Chicago Herald. Querendo impressionar o seu editor (Martin Sheen), promete-lhe uma história importante, dirigindo-se para a cidade fronteiriça mexicana de Juarez, para investigar.

Juarez é uma cidade dominada pelo medo. Centenas de mulheres foram brutalmente violadas e assassinadas e ninguém parece preocupar-se. Completamente bloqueada pelas autoridades, Lauren inicia uma determinada busca pela verdade.

Eva é a vítima que conseguiu sobreviver. Violada e estrangulada por dois homens, foi abandonada às portas da morte. Mas, corajosamente, conseguiu escapar e pedir ajuda a um jornal local.
Sentindo que está perante uma história que pode vir a ser premiada, Lauren convence um jornalista e antigo namorado, Diaz (Antonio Banderas) a ajudá-la a proteger Eva.

Mas desmascarar a verdade é mais do que uma “cacha”. Agora, é um caso de vida ou de morte.

Realização: Gregory Nava
Com: Antonio Banderas, Jennifer Lopez, Martin Sheen, Kate Del Castillo, Maya Zapata, Sónia Braga
EUA/Reino Unido, 2006
Esteia: 12 de Julho de 2007

DUPLO NO AMOR

DUPLO NO AMOR

Pierre Levasseur (Daniel Auteuil) é fotografado por um paparazzi com a sua amante Elena (Alice Taglioni) uma deslumbrante super-modelo. Para evitar um divórcio catastrófico inventa uma mentira chocante.

Assim, garante à sua esposa que François Pignon (Gad Elmaleh), um transeunte que também aparece (por acaso) na fotografia, é que estava de facto com Elena. E que ela é namorada de Pignon e não dele.

Pignon é um arrumador profissional, um homem simples e modesto. Para sustentar a sua mentira, Levasseur convence a excessivamente bela Elena a ir viver com Pignon.
Elena junta-se com Pignon, mas sente-se como um pássaro do paraíso preso numa gaiola…

Uma divertida comédia recheada de hilariantes situações.

Realização: Francis Veber
Com: Daniel Auteuil, Alice Taglioni, Gad Elmaleh, Kristin Scott Thomas, Virginie Ledoyen
França, 2006
Estreia: 12 de julho de 2007

08 julho 2007

L'ENFANT DE LA HAUTE MER



Lénfant de la haute Mer
Realização: Patrick Deniau
França, 1985

FATHER AND DAUGHTER



Realização: Michael Dudok de Wit
Inglaterra, Bélgica, Holanda, 2000

07 julho 2007

GATO PRETO GATO BRANCO

Ainda não viram este filme? Imperdoável!

05 julho 2007

LET'S COME TOGETHER

Decidi por este clip em evidência pois algumas cabecinhas (mal)pensantes decidiram que o mesmo era uma promoção à pornografia. Pelo menos reconheço que o título, "Let's Come Together", é um pouco ambiguo mas isso não é importante.
Como nós por aqui não embalamos em moralismos hipócritas - estilo CDS-PP - e só nos interessa divulgar bom cinema, aqui está o tão famoso anúncio encomendado pela UE:


CINEMA EUROPEU

A União europeia decidiu lembrar que também apoia o cinema europeu e lançou uma campanha destinada a promover o cinema do velho continente.
Por estes clips passam filmes tão maravilhosos como "O Pianista" "O fabuloso Destino de amelie Poulin" e "A Má Educação" entre outros.







TAXIDERMIA




Já aqui falei de Taxidermia pois devia ter estreado a semana passada. Aqui fica novamente uma pequena sinopse do filme:

“Taxidermia” contém três histórias geracionais, de um avô, de um pai e de um neto, ligadas entre si por recorrentes motivos.
O sombrio avô, um assistente hospitalar da Segunda Guerra Mundial, vive nas suas bizarras fantasias; ele deseja amor.

O enorme pai procura o sucesso como um atleta de alto nível - na era pós soviética.

O neto, um taxidermista submisso, de fraca aparência, anseia por algo grande: a imortalidade. Ele quer criar o trabalho de arte mais perfeito de todos os tempos enchendo o seu próprio torso.

Realização: György Pálfi
Com: Csaba Czene, Gergõ Trócsányi, Marc Bischoff, Adél Stancze, István Gyuricza
Hungria/Áustria/França, 2006
Estreia: 5 de Julho de 2007

04 julho 2007

BELLE TOUJOURS

BELLE TOUJOURS

"«BELLE TOUJOURS» ocorreu-me à ideia inesperadamente, e como tinha gosto de prestar a minha homenagem a Luís Buñuel e a Jean Claude Carrière fiquei feliz por ter encontrado o modo de o fazer, talvez o melhor, e meti mãos à obra.
De que se trata? De retomar duas das estranhas personagens do filme «Belle de Jour», e fazê-las reviver, trinta e oito anos depois, na estranheza de um segredo que só ficara na posse da personagem masculina e cujo conhecimento se tornara crucial para a personagem feminina.
Assim, passado esse tempo, voltam a encontrar-se.
Mas ela tenta por todos os meios evitá-lo.
Ele, porém, persegue-a e, ainda que contrariada, consegue detê-la face à intenção de lhe revelar o segredo que só ele lhe pode desvendar.
Marcam um encontro, um jantar, onde ela espera que tudo lhe seja revelado. Dá-se o jantar onde ela, viúva, aguarda a esperada revelação: o que ele dela dissera ao marido quando este estava mudo e paralítico por causa de um tiro que um amante dela lhe dera.

A situação é tensa e ela acaba desesperada sem poder afinal saber o que em verdade se passou.
Ele fica satisfeito no seu sadismo e no seu particular modo de se vingar da altivez dessa mulher que no fundo o desejou, mas que o seu feitio altivo impediu que ele a possuísse.

Manoel de Oliveira
Porto, 8 de Julho de 2005"

Realização: Manoel de Oliveira
Com: Michel Piccoli, Bulle Ogier, Ricardo Trêpa, Leonor Baldaque, Julia Buisel
França/Portugal, 2006
Estreia: 5 de julho de 2007

NO MUNDO DAS MULHERES

NO MUNDO DAS MULHERES

Desde que se conhece que Carter Webb (Adam Brody) se apaixona por mulheres. E desde que se lembra que anda à procura da mulher ideal.
Finalmente, encontrara tudo o que procurava em Sophia (Elena Anaya), e durante algum tempo foi feliz. Infelizmente, estava escrito que não seria por muito tempo.

Quando Carter é abandonado por Sophia numa cafetaria de Hollywood, vê toda a sua vida passar à frente dos seus olhos.
De coração despedaçado e completamente deprimido, sai de Los Angeles, fugindo para o campo, para cuidar da avó (Olympia Dukakis), que está doente e vive no Michigan. Personalidade complicada e excêntrica, oferece-lhe uma perspectiva diferente sobre a vida, e sobretudo sobre a morte.

Pouco depois da sua chegada, Carter dá de caras com a família que vive do outro lado da rua, Sarah Hardwicke (Meg Ryan), e as duas filhas, Paige (Makenzie Vega), uma rapariga precoce e efervescente de 11 anos, e a irmã mais velha, Lucy (Kristen Stewart), uma adolescente revoltada.

Através da sua relação com estas mulheres, Carter começa a descobrir que o que pensava ser um fim é afinal apenas o início da sua aventura…

Realização: Jon Kasdan
Com: Adam Brody, Kristen Stewart, Meg Ryan, Elena Anaya, Olympia Dukakis, Makenzie Vega
EUA, 2007
Estreia: 5 de Junho de 2007


Do produtor executivo e coordenador musical Elton John.
"É Coisa de Rapaz ou Rapariga?" é uma comédia romântica sobre dois vizinhos de porta que vivem em mundos distantes.
Woody Deane (Kevin Zegers, "Transamerica") e Nell Bedworth (Samaire Armstrong, "The OC – Na Terra dos Ricos") são eternos inimigos que acordam um dia num lugar muito estranho: no corpo do outro.
Através da troca de identidades, cada um prepara-se para destruir a reputação universitária do outro. Quando começam a ser bem sucedidos, vão conseguir mais do que alguma vez tinham ambicionado.
Às vezes apaixonarmo-nos pode ser uma verdadeira experiência fora do corpo…

Realização: Nick Hurran
Com: Kevin Zegers, Samaire Armstrong, Sherry Miller, Robert Joy
Canadá/Reino Unido, 2006
Estreia: 5 de junho de 2007

TRANSFORMERS




Transformers – seres gigantes de um planeta distante que se sentem forçados a camuflar a sua verdadeira identidade sob a forma de automóveis, aviões e inúmeros outros aparelhos electrónicos, no planeta Terra.

Presos numa batalha por uma fonte de energia escondida no nosso planeta, os pacíficos Autobots lutam contra os cruéis Decepticons, determinados em dominar o Universo apoiando-se na sua superior tecnologia.
Fundamentais no desenrolar da história são Sam e Mikaela, dois estudantes do secundário, que, inconscientemente, detêm a chave da fonte de energia, tão cobiçada pelos Transformers.

Uma guerra que opõe o bem e o mal, Autobots contra Decepticons, Homem vs Máquina, na qual seres humanos e Autobots se aliam na derradeira batalha, cujo objectivo é vencer os Decepticons e salvar o planeta Terra.

Realização: Michael Bay
Com: Shia LaBeouf, Tyrese Gibson, Josh Duhamel, Anthony Anderson, Rachael Taylor, Megan Fox, John Turturro, Jon Voight
EUA, 2007
Estreia: 5 de Julho de 2007

MORREU HENRIQUE VIANA


O actor Henrique Viana, 71 anos, cuja carreira se estendeu por mais de 50 anos, morreu hoje no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, vítima de cancro, disse hoje à agência Lusa fonte da Casa do Artista.

O actor pisou o palco pela primeira vez na Sociedade Guilherme Cossoul, de que era o sócio número 8, e o seu último trabalho foi no filme "O julgamento", de Leonel Vieira, que se estreará em Novembro.

Henrique dos Santos Viana nasceu em Lisboa, a 29 de Junho de 1936, frequentou a Escola Industrial Fonseca Benevides e começou nas lides teatrais na Guilherme Cossoul."Nem pensava sequer seguir a carreira de actor", como confidenciou à Lusa em Dezembro de 2005, por ocasião dos 120 anos daquela sociedade recreativa.

"Mais que um excelente actor perdi um amigo que tinha desde os 15 anos.

Um amigo divertidíssimo, grande companheiro e um homem de carácter", disse Solnado.

Raul Solnado pôs ainda em destaque "a capacidade que [Henrique Viana] tinha para caracterizar as suas personagens, dar-lhes o andar, um tique, uma maneira de pronunciar".

Entre as várias personagens que o actor encarnou Solnado recordou Crispim da série televisiva "Alves dos Reis".