31 outubro 2007

ZIDANE, SICKO


ZIDANE - UM RETRATO DO SÉCULO XXI

Não é bem um filme. Não é bem futebol.
São 17 câmaras que no tempo de um jogo filmam Zinedine Zidane.
E é um acontecimento único e irrepetível. Uma obra-prima.

Será o cinema do século XXI? Dois artistas vindos de outras áreas, instalam 17 câmaras de filmar num estádio de futebol.
A coordenar as filmagens está um dos maiores directores de fotografia de cinema, Darius Khondji.
Durante uma hora e meia, essas 17 câmaras filmam um jogo de futebol.

Mas filmam de uma forma que nunca tinha sido pensada antes: filmam apenas um jogador.

Zinedine Zidane, um dos maiores e melhores jogadores de futebol de todos os tempos, é o único motivo de interesse dessas 17 câmaras de filmar.
Observado de todos os pontos de vista, nos mais ínfimos pormenores e detalhes, vemos a forma como o jogador se mexe, fala, movimenta, exprime, durante um jogo de futebol.

E o resultado é algo nunca antes visto, algo que já não é futebol como estamos habituados a vê-lo filmado pela televisão, mas que também não é o que esperamos de um filme, nem o que vemos numa exposição de arte contemporânea.

Algo que tem um pouco disso tudo mas que deixa o seu espectador absolutamente desconcertado: à beira de algo que nunca viu e que nunca se repetirá.

É apenas uma experiência única e inesquecível, em que durante uma hora e meia um homem se movimenta dentro de quatro linhas e compõe uma ode ao movimento e à beleza.

Realização: Douglas Gordon e Philippe Parreno
França, 2006
90 min
Estreia: 1 de Novembro de 2007



SICKO

Qual é o seu problema? Melhore…Rapidamente!

Do aclamado e controverso realizador de “Bowling For Columbine” e “Fahrenheit 9/11”

«SICKO» é um retrato, do fundo do coração, do insano, muitas vezes cruel e sedento de lucro sistema de saúde americano contado do ponto de vista de quem enfrenta, todos os dias, extraordinários e dolorosos desafios na sua batalha por cuidados médicos básicos.

Em «SICKO», o galardoado realizador pela Academia, Michael Moore pergunta aos companheiros americanos: “O que se passa connosco?”.
Moore procura respostas no Canadá, Inglaterra e França, onde todos os cidadãos têm cuidados médicos gratuitos. Moore mostra que o sistema de saúde americano está em último lugar, entre os países mais desenvolvidos, apesar de ter um custo por pessoa mais elevado que qualquer outro sistema de saúde no mundo.

Finalmente, Moore reúne um grupo de heróis de salvamento do ‘11 de Setembro’ que sofrem de doenças debilitantes, incapazes de receber ajuda no seu país e leva-os para o mais inesperado lugar… onde recebem o tratamento adequado, indisponível na sua e mais rica nação da terra.

Realização: Michael Moore
EUA, 2007
113 min
Estreia: 1 de Novembro de 2007

DOMINO


DOMINO

Keira Knightley interpreta Domino Harvey, filha do lendário actor Laurence Harvey.
Ela nasceu num meio rico e privilegiado, mas não era essa a vida que gostaria de levar. Deixando para trás a sua família e a sua carreira como modelo, Domino torna-se uma caçadora de prémios e junta-se a um invulgar grupo de degenerados para capturar criminosos que aproveitando a liberdade condicional se puseram em fuga.

O grupo transforma-se no mais famoso e infame de todos os caçadores de prémios de Los Angeles e assina um contrato com uma televisão para se tornarem estrelas num «reality show».
Devido a este contrato as suas vidas ficam seriamente afectadas, tendo que capturar os mais perigosos fugitivos ao mesmo tempo que tentam escapar a uma investigação do FBI.

A realização está a cargo do experiente Tony Scott ("Top Gun", "Man on Fire", e "Deja Vu") e o argumento é de Richard Kelly, responsável pelo inovador "Donnie Darko".

Curiosidade:
Domino Harvey foi encontrada morta numa banheira de um quarto de hotel em Los Angeles devido a uma overdose no dia 27 de Junho de 2005, com apenas 35 anos. O filme estava em pós-produção.

Realização: Tony Scott
Com: Keira Knightley, Mickey Rourke, Edgar Ramirez, Christopher Walken, Macy Gray, Lucy Liu, Mena Suvary, Jacqueline Bisset
EUA/França, 2005
127 min
Estreia: 1 de Novembro de 2007

CORRUPÇÃO


CORRUPÇÃO


Num país, Portugal, uma rede de corrupção que envolve a classe política e autárquica, opera a partir do território inexpugnável do futebol.

Sofia é uma jovem mãe solteira que divide o seu tempo entre dois empregos que a ajudam a si e às suas duas filhas a sobreviver.
De tarde num supermercado, à noite num bar de alterne frequentado por figuras chave do universo corrupto do país: dirigentes de futebol, autarcas, até mesmo policias e juízes.

Numa noite, Sofia recebe uma proposta de um inspector da Polícia Judiciária, Luís, que reconhece nela uma certa classe, charme e inteligência que a destacam de todas as outras mulheres que habitualmente se encontram nesses locais.
A proposta é simples e perigosa: Sofia deve dar-se a conhecer a um dirigente de um clube desportivo da primeira liga, seduzi-lo, conhecer os seus segredos…

A princípio receosa, Sofia acaba por travar conhecimento com o dirigente desportivo conhecido apenas como “O Presidente”, cuja afectuosidade e promessa de uma vida melhor a acaba por seduzir.
Sem motivos para temer este homem poderoso e igualmente carinhoso que lhe transformou a vida, Sofia põe em causa o que Luís lhe disse sobre os negócios obscuros do seu actual namorado e evita o polícia.

Entretanto o cerco policial sobre o Presidente continua, o que leva este a tomar certas medidas para circunscrever a situação. Uma delas é manter Sofia afastada de qualquer informação que possa ouvir e repetir.
Sofia começa a sentir-se deixada de lado, é colocada sob controlo através de drogas que a deixam deprimida e apática. Começa a sentir-se aprisionada e a temer pela sua vida e a das suas filhas.

Finalmente num momento de lucidez acaba por enfrentar o Presidente e os seus capangas que a agridem e expulsam de casa.
Vai ter com o Inspector Luís e mostra-se pronta para revelar tudo o que sabe.
Mas a verdade tem um preço muito alto.

Realização: Utopia Filmes
Com: Nicolau Breyner, Margarida Vila-Nova, António Pedro Cerdeira, Alexandra Lencastre, João Cabral, João Catarré, João Lagarto, Jorge Schnitzer, Miguel Guilherme, Paula Guedes, Paula Lobo Antunes, Rita Blanco, Rui Morrison, Ruy de Carvalho, Suzana Borges, Virgílio Castelo
Portugal, 2007
Estreia: 1 de Novembro de 2007

28 outubro 2007

A OUTRA MARGEM



Um travesti que perdeu o gosto pela vida é confrontado com a alegria de viver de um adolescente com Síndrome de Down.
NOTA DE INTENÇÕES:

A Homossexualidade e a Síndrome de Down são, ainda hoje, estigmas que exilam seres humanos para A Outra Margem da vida.

A moral tradicional na mensalidade dominante é, ainda hoje, causa incontornável de exclusão e afastamento.

Iluminar e exibir a humana normalidade dos “anormais” é confrontar os “normais” com a sua própria e intima “anormalidade”.

É propor uma ponte de compreensão entre as duas margens.

Luís Filipe Rocha

Realização: Luís Filipe Rocha
Com: Filipe Duarte, Maria d’Aires, Tomás de Almeida, Horácio Manuel, Sara Graça, Eduardo Silva, João Pedro Vaz, Pompeu José, Teresa Faria, João Tempera, Fernando Santos, Luís Viegas, André Branco, Francisco Brás, Paula Sabino, Gil Alves, Crinabel Teatro

Portugal, 2007
106 min
Estreia: 25 de Outubro de 2007

RESCUE DAWN


RESCUE DAWN

Na história das grandes fugas não há nenhuma como a de Dieter Dengler, o único americano a conseguir escapar de um campo de prisioneiros de guerra na impenetrável selva do Laos.

Após meses planeando a sua fuga e uma jornada em que desafiou a morte, através da selva mais impenetrável, Dengler surgiu na sua primeira conferência de imprensa com o aspecto de estrela de cinema e não revelando qualquer sentimentalismo ou amargura – simplesmente um indomável desejo de sobreviver que lhe permitiu triunfar face a probabilidades altamente adversas.

Realização: Werner Herzog
Com: Christian Bale, Jeremy Davies, Steve Zahn, Zach Grenier
EUA, 2006
126 min
Estreia: 25 de Outubro de 2007

25 outubro 2007

TERRA DE CEGOS


TERRA DE CEGOS

Num estado sem nome, num tempo sem certezas, está a nascer uma revolução.

"TERRA DE CEGOS" decorre num lugar e tempo indeterminados, onde um soldado idealista, Joe (Fiennes), trava uma amizade ilícita com Thorne (Sutherland).

Thorne conquista Joe para a sua causa rebelde, o que dá origem a um sangrento golpe de estado.
No entanto, no mundo pós-revolucionário, os dois homens acabam por entrar em conflito, numa espiral de loucura que levará os antigos aliados de Joe a concluir que este terá de ser eliminado.

Realização: Robert Edwards
Com: Ralph Fiennes, Donald Sutherland, Lara Flynn Boyle, Tom Hollander, Camilla Rutherford
EUA/Reino Unido, 2006
110 min
Estreia: 25 de Outubro de 2007

AO ANOITECER


AO ANOITECER

É um filme profundamente emocional, que ilumina o amor intemporal que une mãe e filha – visto através do prisma do amor de uma mãe, à medida que ele cresce com optimismo, atravessa um ponto de viragem e caminha para o seu fim. Dois pares de mães e filhas na vida real – Vanessa Redgrave e Natasha Richardson, Meryl Streep e Mamie Gummer – retratam uma mãe e uma filha e a melhor amiga da mãe, em diferentes etapas da vida.

Submetida ao poder da memória, Ann Lord (Redgrave) revela um segredo há muito escondido às duas inquietas filhas, Constance (Richardson), uma esposa e mãe feliz, e Nina (Toni Collette), uma revoltada mulher solteira. Ambas estão à beira da sua cama quando Ann chama pelo homem que amou mais do que qualquer outro na vida.

Mas quem é este “Harris,” perguntam as suas filhas, e o que é ele para a nossa mãe? Enquanto Constance e Nina tentam lidar com as suas próprias inquietações, a sua mãe é tratada por uma enfermeira (Eileen Atkins) enquanto a sua mente viaja no tempo para um certo Verão, há meio século atrás, quando ela ainda era Ann Grant (Claire Danes)…

…uma jovem que chegara de Nova Iorque para ser dama de honor do casamento de uma amiga da escola, Lila Wittenborn (Ms. Gummer), da alta sociedade de Newport. A noiva está nervosa, e vira-se mais para a sua dama de honor do que para a mãe (Glenn Close), em busca de apoio. Ann fica sempre perto da sua amiga, embora ainda mais perto do irrepreensível irmão desta, Buddy (Hugh Dancy).

Sentimentos inesperados vêm ao de cima, quando Ann conhece um convidado do casamento, Harris Arden (Patrick Wilson), um amigo íntimo de longa data da família Wittenborn. O amor de Ann por Harris irá mudar para sempre a sua vida e a das suas filhas...

Realização: Lajos Koltai
Com: Claire Danes, Toni Collette, Vanessa Redgrave, Patrick Wilson, Hugh Dancy, Natasha Richardson, Mamie Gummer, Eileen Atkins, Meryl Streep, Glenn Close
EUA, 2007
117 min
Estreia: 25 de Outubro de 2007

24 outubro 2007

O ESCAFANDRO E A BORBOLETA



Aos 43 anos e no auge da sua carreira profissional, Jean-Dominique Bauby, editor da Elle francesa, sofreu um acidente vascular cerebral que lhe paralisou o corpo inteiro… excepto um olho, e a mente.
Apesar do tormento, Bauby conseguiu utilizar esse olho para comunicar com o mundo exterior, descrevendo de forma detalhada, letra a letra, as suas angústias, os seus sonhos, o seu mundo interior.

Bauby acabaria por publicar um livro autobiográfico com uma mensagem de esperança poderosa.

«O Escafandro e a Borboleta» foi apresentado no Festival de Cannes de 2007, tendo Julian Schnabel («Antes que Anoiteça») sido reconhecido com o prémio para Melhor Realizador.

Realização: Julian Schnabel
Com: Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Marie-Josée Croze, Max von Sydow, Isaach De Bankolé, Emma de Caunes
França/EUA, 2007
112 min
Estreia: 25 de Outubro de 2007

23 outubro 2007

OS SEIS SINAIS DA LUZ


OS SEIS SINAIS DA LUZ

“Os Seis Sinais da Luz” é um conto de aventura centrado num adolescente, cuja vida do dia-a-dia leva uma reviravolta quando fica a saber que está predestinado a salvar o mundo.

Lançado para uma batalha entre a luz (o bem) e a escuridão (o mal) o nosso herói embarca numa viagem no tempo e atravessa séculos para encontrar seis símbolos (madeira, bronze, ferro, água, fogo e pedra) que liberta a luz e impede que o mal se erga.

Realização: David L. Cunningham
Com: Christopher Eccleston, Gregory Smith, Ian McShane, Alexander Ludwig, Frances Conroy
EUA, 2007
94 min
Estreia: 25 de Outubro de 2007

RESIDENT EVIL 3 EXTINÇÃO




A terceira e última parte da série Resident Evil é também baseada no popular jogo de computadores e retoma a história onde terminou o segundo filme.

Alice (MILA JOVOVICH)) encontrou esconderijo nas montanhas do Nevada onde reencontra Carlos Olivera (ODED FEHR) e L.J. (MIKE EPPS) e conhece novos sobreviventes da epidemia como Claire (ALI LARTER), K-Mart (SPENCER LOCKE) e a enfermeira Betty (ASHANTI).
Juntos irão tentar descobrir um meio de eliminar o vírus que transforma seres humanos em zombies...e procurar justiça.

Desde que foi capturada pela Umbrella Corporation, Alice adquiriu capacidades sobre-humanas: uma força superior, agilidade fora do normal e sentidos apurados, tudo fruto das experiências de manipulação genética a que foi sujeita.

E ela bem irá precisar de todas estas capacidades se quiser manter-se viva...

Realização: Russell Mulcahy
Com: Milla Jovovich, Oded Fehr, Ali Larter, Iain Glen, Ashanti, Mike Epps, Spencer Locke
Austrália/Alem./EUA/França/R.Unido, 2007
95 min
Estreia: 25 de Outubro de 2007

BRATZ, O FILME

BRATZ O FILME

As famosas bonecas BRATZ™ ganham finalmente vida em “BRATZ: O FILME”, o primeiro filme baseado nas fashion e elegantes bonecas, no qual as quatro jovens raparigas simbolizam honestidade, companheirismo e, mais importante, amizade.

Desde sempre, Yasmin (Nathalia Ramos), Jade (Janel Parrish), Sasha (Logan Browning) e Cloe (Skyler Shaye) são melhores amigas. Inseparáveis desde que se conhecem, as jovens amigas sempre apoiaram as suas personalidades individuais, o seu talento e fantástico estilo "fashion".

Mas, Yasmin, Jade, Sasha e Cloe irão entrar em Carry Nation High e enfrentar um novo mundo: um selvagem quadro negro, onde pela primeira vez descobrem o significado da vida como adolescentes, lidando com um sistema de choques sociais, tudo imposto pela veterana Meredith Baxter Dimly.
Cada vez mais postas de lado, as raparigas unem-se e emergem como “As Bratz” para juntas lutarem contra a pressão, aprendendo por sua vez o verdadeiro significado da emancipação, lado a lado com os amigos, sendo sinceras para si próprias e vivendo os seus sonhos e aspirações…
Realização: Sean McNamara

Com: Janel Parrish, Nathalia Ramos, Logan Browning, Skyler Shaye, Chelsea Staub
EUA, 2007
110 min
Estreia: 25 de Outubro de 2007

21 outubro 2007

A ESTRANHA EM MIM


A ESTRANHA EM MIM

Erica Bain (JODIE FOSTER, galardoada com um Óscar) é locutora de rádio em Nova Iorque. Adora a vida que leva e ama muito o seu noivo. Tudo isto lhe é roubado por um ataque brutal que a deixa muito ferida e causa a morte do namorado.

Incapaz de ultrapassar a tragédia, Erica passa as noites a patrulhar as ruas da cidade, na esperança de localizar os homens que considera responsáveis. A sua tenebrosa busca de justiça chega aos ouvidos do público e a cidade acompanha, fascinada, as suas incursões anónimas.

Enquanto a polícia procura desesperadamente o culpado e a vingadora é perseguida por um persistente detective da polícia (TERRENCE HOWARD, nomeado para um Óscar), cabe a Erica decidir se a sua busca de vingança é verdadeiramente justificada ou se está a tornar-se igual aos homens que pretende apanhar.

Realização: Neil Jordan
Com: Jodie Foster, Terrence Howard, Nicky Katt, Naveen Andrews, Mary Steenburgen
EUA/Austrália, 2007
119 min
Data de estreia: 18 de Outubro de 2007

AS CANÇÕES DE AMOR



Todas as canções de amor contam a mesma história:
“Há muitas pessoas que te amam”, “Não posso viver sem ti”… “Desculpa Anjo”.

«As Canções de Amor» conta também esta história.

Ismaël é um jovem de trinta anos.
Vive em Paris com a namorada Julie.
Trabalha todos os dias até tarde na redacção de um jornal sem tempo sequer para ir ao cinema com ela.

Os dias passam, sempre iguais...
Para apimentar as suas vidas, Julie convida Alice a partilhar a cama deles.
Mas este equilíbrio vai ser perturbado por um acontecimento inesperado...

Realização: Christophe Honoré
Com: Chiara Mastroianni, Louis Garrel, Ludivine Sagnier, Clotilde Hesme, Brigitte Roüan
França, 2007
100 min
Estreia: 18 de Outubro de 2007

20 outubro 2007

UM AZAR DO CARAÇAS


UM AZAR DO CARAÇAS

Numa noite com alguns copos a mais e muita, muita loucura, Allison Scott (Heigl), num acto de pura irreflexão, envolve-se com o desleixado Ben Stone (Rogen) resultando dessa relação, uma gravidez indesejada. Entre a perspectiva de criar o filho sozinha e conhecer um pouco melhor o pai do seu filho, Allison decide dar uma oportunidade a Ben.

Um miúdo em ponto grande e sem perspectiva de vida, Ben apercebe-se que terá de assumir o compromisso. Porém torna-se dolorosamente óbvio para ambos, que não são de facto almas gémeas.

A situação dificilmente poderia ficar mais confusa, sobretudo quando os únicos conselheiros de Allison, se resumem à sua irmã Debbie (Mann), e ao seu cunhado Pete (Rudd) , com um relacionamento, de momento, pouco inspirador...

As eternas questões pairam no ar: Deverão criar o bebé juntos? Afinal de contas, o que torna uma relação feliz para sempre?
Têm 9 meses para decidir como enfrentar UM AZAR DO CARAÇAS!

Realização: Judd Apatow
Com: Seth Rogen, Katherine Heigl, Paul Rudd, Leslie Mann, Jay Baruchel, Jonah Hill, Jason Segel, Martin Starr
EUA, 2007
129 min
Estreia: 18 de Outubro de 2007

EL CANTANTE



Nascido e criado em Porto Rico, o jovem Hector Lavoe (Marc Anthony) parte para Nova Iorque, em busca do seu sonho de se tornar um famoso cantor de salsa.

É um Hector completamente determinado que bate à porta da casa da irmã, no Bronx, em 1965. Pouco depois da chegada, conhece o que será o seu amigo para toda a vida, Cookie.

Com este ao seu lado, o carismático e encantador Hector convence um gerente a dar-lhes uma primeira oportunidade.

Numa festa no Lower East Side, uma sala repleta de corpos a dançar de forma escaldante, Hector só tem olhos para uma rapariga, a bela e sexy “Puchi” (Jennifer Lopez). Para os dois, foi amor à primeira vista.

Enquanto a carreira de Hector continua a sua escalada até ao topo, a sua relação com “Puchi” vai-se degradando e as drogas começam a consumi-lo. Uma noite, de volta ao seu hotel, decide atirar-se da janela. Será que, como em tantos outros momentos da sua vida, um milagre vai livrá-lo da morte?

Esta é a verdadeira história da ascensão e queda de Hector Lavoe, o maior cantor de salsa de todos os tempos, e a história de amor com a única mulher que nunca o abandonou, apesar de todos os obstáculos que se colocaram à frente da sua relação.

Realização: Leon Ichaso
Com: Marc Anthony, Jennifer Lopez, John Ortiz, Manny Perez
EUA, 2006
115 min
Estreia: 18 de Outubro de 2007

ELES


Clémentine dá aulas no Liceu Francês em Bucareste.
Lucas é escritor.

O casal vive feliz numa casa grande escondida no meio da floresta.

Mas esta noite, as suas vidas vão ficar de pernas para o ar.
Eles ainda não o sabem mas estão a ser vigiados, estão a ser cercados.

Quando cair a noite, Clémentine e Lucas vão se confrontar com ELES.

Eles estão lá, estão em todo o lado, até estão dentro de casa…Quem são eles? O que é que eles querem? As respostas irão levá-los até aos limites do próprio medo.

Realização: David Moreau e Xavier Palud
Com: Olivia Bonamy, Michaël Cohen, Adriana Mocca, Maria Roman, Camelia Maxim, Alexandru Boghiu, Emanuel Stefanuc, Horia Ioan, Stefan Cornic, George Iulian
França, 2006
78 min
Estreia: 18 de Outubro de 2007

18 outubro 2007

O ADEUS A DEBORAH KERR


Deborah Kerr (30 de setembro de 1921-16 de outubro de 2007)

O REINO



Quando um terrorista detona uma bomba no interior de uma zona residencial americana em Riad, na Arábia Saudita, um incidente internacional é espoletado.

Enquanto os diplomatas debatem demoradamente potenciais respostas aos actos terroristas, o agente especial do FBI Ronald Fleury (Jamie Foxx) rapidamente reúne uma equipa de elite (Chris Cooper, Jennifer Garner e Jason Bateman), negociando secretamente uma viagem à Arábia Saudita com o intuito de localizar o responsável por trás dos atentados.

Ao aterrarem na Arábia Saudita, Fleury e a sua equipa apercebem-se das desconfianças das autoridades locais e das dificuldades constantemente impostas.
A equipa vê no Capitão da polícia saudita, Al-Ghazi, um precioso aliado que os ajuda a contornar as burocracias e a desvendar os mistérios da cena do crime, bem como o “modus operandi” de uma célula extremista.

Com esta aliança improvável, mas com dedicação e objectivos semelhantes, aproximam-se gradualmente da verdade, e numa luta envolvendo as suas próprias vidas, estranhos, unidos por uma mesma missão, não desistirão até que se faça justiça no Reino.

Realização: Peter Berg
Com: Jamie Foxx, Jennifer Garner, Chris Cooper, Jeremy Piven, Jason Bateman, Ali Suliman, Ashraf Barhoum
EUA, 2007
Estreia: 11 de Outubro de 2007

12 outubro 2007

A VIDA INTERIOR DE MARTIN FROST


A VIDA INTERIOR DE MARTIN FROST

Um escritor de sucesso acabou de publicar o seu último romance e decide ir descansar sozinho para uma casa de campo.

Na manhã do seu primeiro dia na casa, ele descobre uma misteriosa e surpreendente mulher deitada a seu lado. Fascinado pela sua beleza e inteligência, Martin apaixona-se profundamente por ela.
Ele encontrou a musa que o leva sem remissão a escrever o seu livro mais perfeito.

Mas quem é essa estranha mulher que tão bem conhece a sua vida e o seu trabalho? Será uma musa verdadeira? Ou imaginária? Ou um fantasma que se introduziu na vida interior de Martin Frost?

Realização: Paul Auster
Com: David Thewlis, Irène Jacob, Michael Imperioli, Sophie Auster
Espanha/Portugal/França/EUA, 2007
Estreia: 11 de outubro de 2007

JULGAMENTO

JULGAMENTO

“Julgamento” conta a história de Jaime Ferreira (Júlio César), um professor universitário alcoólico e atormentado, que um dia se vê confrontado com o seu maior sonho e o seu pior pesadelo: encontrar o inspector da PIDE que, durante a ditadura de Salazar, o prendeu, torturou e matou Marcelino, um dos seus camaradas.

É num julgamento em que a sua filha Catarina (Fernanda Serrano) é advogada de defesa, que Jaime reconhece no arguido o homem que durante todos estes anos assombrou as suas memórias.
Confrontado com este facto inesperado e perturbador, partilha a sua descoberta com Joana (Alexandra Lencastre), a filha de Marcelino, com quem mantém uma relação algo tumultuosa, e com dois amigos dos tempos da luta antifascista, Miguel (José Eduardo) e Henrique (Henrique Viana). O primeiro é um médico dedicado, mas com um casamento periclitante, o segundo é um político bem sucedido, que hoje se movimenta naquela área cinzenta entre o poder e as finanças.

A revelação desperta sentimentos confusos em todos, mas é Jaime que, num momento de impulso irreflectido, embarca num caminho sem retorno: rapta o ex-PIDE e leva-o para a sua casa de campo, um lugar recôndito e aprazível que, pouco a pouco, se transforma numa arena onde as emoções mais intensas andam à solta.

Perante a insistência do sequestrado, que nega sempre ser quem eles pensam, Jaime e Miguel vão aumentando a intensidade dos meios que usam para extrair as informações que pretendem.
Da intimidação e pressão psicológica passam, quase sem dar por isso, para a violência física, cruzando a barreira que separa os torturados dos torturadores. Pouco a pouco vão-se esbatendo as fronteiras entre a justiça e a vingança, os ideais e o olho-por-olho, o certo e o errado, num crescendo de tensão que põe à prova amizades, relações e fidelidades.

Presos numa espiral descendente que os conduz inexoravelmente aos seus infernos particulares, Jaime, Joana, Miguel e Henrique vão ter de descobrir dentro de si quais os valores que verdadeiramente regem as suas vidas, e decidir onde estão os limites que não podem ultrapassar.

Realização: Leonel Vieira
Com: Júlio César, Alexandra Lencastre, Fernanda Serrano, Carlos Santos, José Eduardo, Henrique Via
Portugal, 2007
Estreia: 11 de Outubro de 2007

INVISÍVEL



INVISÍVEL

Nick (JUSTIN CHATWIN), é um finalista da escola secundária com um futuro brilhante à sua frente, até que, num trágico caso de identidades trocadas, é brutalmente atacado por uma jovem com perturbações, Annie (MARGARITA LEVIEVA), e deixado como morto…

No limbo, não realmente morto mas invisível para os vivos, o seu espírito apenas pode ser um mero espectador enquanto a sua mãe (MARCIA GAY HARDEN, vencedora de um Óscar da Academia) e a polícia o procuram freneticamente, desconhecedores do facto de que ele está apenas a poucas horas de realmente morrer.

Realização: David S. Goyer
Com: Justin Chatwin, Margarita Levieva, Marcia Gay Harden
EUA, 2007
Estreia: 11 de outubro de 2007

10 outubro 2007

A JUVENTUDE DE JANE


A JUVENTUDE DE JANE

Jane Austen (ANNE HATHAWAY) acredita no amor. Os seus pais (JULIE WALTERS e JAMES CROMWELL) pretendem que ela case por dinheiro e na Inglaterra de 1795 essa é a entrada, no mundo, para uma jovem mulher.

Mas quando a rapariga de 20 anos conhece o jovem encantador irlandês, Tom Lefroy (JAMES MCAVOY), a sua inteligência e arrogância despertam a curiosidade de Jane e o seu mundo vira-se de pernas para o ar.
Poderá Jane dar-se ao luxo de rejeitar a oferta do sobrinho de Lady Gresham (MAGGIE SMITH), opor-se à autoridade dos pais e desafiar as convenções sociais?

Em “A Juventude de Jane”, uma jovem rapariga nos seus primeiros passos de grandeza literária embarca num romance arriscado que irá moldar a sua vida e o seu trabalho.

Realização: Julian Jarrold
Com: Anne Hathaway, James Mcavoy, Julie Walters, James Cromwell, Maggie Smith
Reino Unido, 2007
Estreia: 11 de Outubro de 2007

HORA DE PONTA 3


HORA DE PONTA 3

No coração de Paris, esconde-se um segredo mortal. Do outro lado do mundo, em Los Angeles, o Embaixador Han está prestes a revelá-lo. Na sua posse encontram-se novas provas sobre o trabalho no submundo das Tríades, o mais poderoso e notório sindicato do crime em todo o mundo.
O Embaixador descobriu a identidade de Shy Shen, o verdadeiro cérebro por detrás da organização criminosa internacional, e está prestes a revelá-la ao Tribunal Criminal Mundial, quando é silenciado por uma bala assassina.

As Tríades vão até onde for necessário para garantir que os seus segredos permaneçam bem enterrados, e só há uma esperança de as parar…

O Detective Carter, da Polícia de Los Angeles, e Lee, o Inspector Chinês, estão de volta… mas onde não pertencem. Em "Hora de Ponta 3" encontramos a improvável dupla a caminho da Cidade-Luz, para parar uma conspiração criminosa global e salvar a vida de uma velha amiga, Soo Yung, a já crescida filha do Embaixador Han.

Eles não conhecem a cidade e a língua, nem sabem sequer do que estão à procura, mas a sua corrida vai levá-los de uma ponta à outra da cidade, das profundezas do metropolitano de Paris às vertiginosas alturas da Torre Eiffel, na luta contra os criminosos mais perigosos do mundo e salvar o dia.

Prepare-se para a sua melhor Hora!

Jackie Chan e Chris Tucker juntam-se de novo ao realizador Brett Ratner, para uma nova aventura que os vai levar a Paris, onde enfrentam Tríades mortais, belas mulheres, um taxista furioso e um inspector francês metediço, para descobrir o segredo que se esconde por detrás do sindicato das Tríades.

Realização: Brett Ratner
Com: Jackie Chan, Chris Tucker, Hiroyuki Sanada, Youki Kudoh, Max von Sydow, Yvan Attal, Noémie Lenoir e Roman Polanski
EUA, 2007
Estreia: Dia 11 de Outubro de 2007

04 outubro 2007

FADOS



Carlos Saura encerra, com o filme “FADOS”, uma trilogia dedicada às três formas de expressão musical urbanas do século XX.
Depois de “Flamenco” e “Tango” – este último, candidato ao Óscar da Academia de Hollywood de Melhor Filme Estrangeiro, em 1998 –, Carlos Saura recolhe, agora, a mais pura expressão do povo português, dando-a a conhecer a todo o mundo, como cartão de visita da nossa identidade cultural, sob a forma mais mediática: o cinema.
Um realizador conceituado e universal que segue a estrutura narrativa e estética de “Sevilhanas”, “Flamenco”, “Salomé” e “Ibéria”, mas que vai um pouco mais além na conjugação da fotografia e coreografia com os diferentes géneros musicais.

Este é um filme realizado em estúdio, como os anteriores, em que a sucessão de quadros musicais é orientada, tanto pela cronologia evolutiva da canção lusitana, como pelas opções estéticas de Carlos Saura, em cada momento. O recurso a projecções e retro projecções reais, de fotografias e filmes, em cenários minimalistas compostos por espelhos e painéis, fazem esta ponte entre dois universos: o real e o intangível.
É, assim, criado um espaço cénico elástico, de acordo com as circunstâncias de cada actuação, perfazendo a continuidade de uma actuação para outra, sempre que necessário.

“FADOS” vai buscar as suas origens brasileiras, (Lunduns e Capoeiras) coreografadas para o efeito, e lança as inevitáveis pontes com África e Brasil, pela voz de consagrados cantores, como Lura, Caetano Veloso e Chico Buarque. As recentes experiências de diálogo entre o Flamenco e o Fado são também ouvidas, pela voz de Miguel Poveda e Mariza e a dança de Aida Gómez.

Entre os mais destacados fadistas portugueses, participam no filme Carlos do Carmo, Mariza, Camané e Argentina Santos, mas também, as mais novas promessas nacionais que carregam e reinventam a tradição: Ricardo Ribeiro, Ana Sofia Varela, Carminho, Cuca Roseta, entre outros.

“FADOS” e não apenas um Fado que reavive, desta forma, o nosso passado de miscigenação cultural que deve ser um exemplo para o futuro.


Realização: Carlos Saura
Com: Carlos do Carmo, Mariza, Camané, Argentina Santos, Lura, Caetano Veloso, Chico Buarque, Miguel Poveda, Ribeiro, Ana Sofia Varela, Carminho, Cuca Roseta
Portugal/Espanha, 2007
Estreia: 4 de Outubro de 2007

PLANETA TERROR




PLANETA TERROR

Ainda não vi "Planeta Terror" mas só pelo trailer parece demasiado mau... Tão mau, tão mau que vira culto. Assim foi com Ed Wood e assim foi com os velhos velhos filmes que a dupla Tarantino/Rodriguez pretende homenagear.

Gostei de "À Prova de Morte", muito embora esteja longe de ser o melhor dos Tarantinos, assim como este "Planeta Terror" nunca será o melhor de Robert Rodriguez, ainda vale sempre a pena.
Estes dois filmes remetem-me também para os velhos cinemas de província onde costumavam passar filmes antigos, principalmente westerns e políciais manhosos. Simplesmente adoro o pormenor da fita gasta e partida.

Em “PLANETA TERROR”, o casal de médicos William e Dakota Block (Josh Brolin e Marley Shelton) descobrem que a cidade está inundada de gente infectada com feridas gangrenadas e um suspeito olhar vazio nos seus olhos.

Entre os feridos está Cherry (Rose McGowan), uma bailarina de strip-tease cuja perna foi arrancada do corpo durante um ataque na estrada. Wray (Freddy Rodriguez), o seu ex-namorado, está ao seu lado, a protegê-la.

Cherry pode estar de rastos, mas ainda não dançou pela última vez. Enquanto os inválidos se tornam cada vez mais agressores enraivecidos, Cherry e Wray lideram um grupo de guerreiros acidentais pela noite dentro, empurrando-os para um destino que deixará milhões infectados, inúmeros mortos e um pequeno grupo de sortudos tentando encontrar o último lugar seguro no PLANETA DO TERROR.

Realização: Robert Rodriguez

Com: Rose McGowan, Naveen Andrews, Josh Brolin, Marley Shelton, Freddy Rodriguez, Michael Biehn, Jeff Fahey, Stacy Ferguson, Michael Parks
EUA, 2007
Estreia: 4 de outubro de 2007

03 outubro 2007

.45


.45

Só uma muher se vingaria assim...

Big Al (Angus Macfayden) fez inúmeros inimigos ao longo da sua vida, mas nenhum mais perigoso que a sua grande paixão, Kat (Milla Jovovich).

Big Al e Kat vivem intensamente a sua relação e quem estiver presente quando discutem - o que acontece com bastante frequência! - é aconselhável que procure abrigo...

Os dois vivem do crime, de tráfico de armas e assaltos, mas Kat quer mais e começa a vender armas a pessoas com poder e de maior influência, entrando num novo mundo do qual Big Al não faz parte.

Ao ver-se nesta situação ele torna-se extremamente agressivo com Kat, ao ponto de a levar a pensar que o Mundo seria um local muito melhor sem ele.
Refugiando-se no seu grupo de amigos, Kat vê o seu ódio crescer cada vez mais, e só pensa numa maneira de se vingar.

Kat conhece Big Al como ninguém, e os constantes abusos de que foi alvo são motivo suficiente para levar a cabo a sua vingança.
Kat está determinada em fazê-lo pagar por todas as agressões que sofreu, mas … será Kat bem sucedida?

Realização:Gary Lennon
Com: Milla Jovovich, Angus Macfadyen, Stephen Dorff, Aisha Tyler, Sarah Strange, Vincent Laresca
EUA, 2006
Estreia: 4 de Outubro de 2007

O CAMINHO DO GUERREIRO PACÍFICO


O CAMINHO DO GUERREIRO PACÍFICO

Baseado numa história verídica.

Dan Millman parece ter a vida perfeita de um estudante universitário : um corpo perfeito de ginasta capaz de atrair todas as raparigas que ele quiser, boas notas, muito dinheiro no bolso e uma forte probabilidade de integrar a equipa olímpica.
No entanto, Dan acorda todas as noites com terríveis pesadelos e estranhas visões que não consegue explicar nem esquecer com todas as colegas com quem dorme.

Uma dessas noites, Dan deixa sozinha na cama a mais recente conquista e sai para a rua a correr, no que pensa ser um percurso ao acaso. Passando pela vizinhança adormecida e desorientado pelo nevoeiro, Dan vai dar a uma estação de serviço, onde as luzes acesas iluminam um velho atrás do balcão. Mas Dan nunca viu ninguém como este homem : quando dá por ele, está a levitar no telhado da estação de serviço…

Começa aqui uma viagem de descoberta para Dan Millman, guiado pelo homem a quem instintivamente chamou de Sócrates e que oferecerá ao jovem uma nova filosofia de vida : valorizando a consciência mais do que esperteza, o espírito mais do que o corpo.
A única questão é : será Dan capaz de largar ao mesmo tempo o passado e o futuro e viver simplesmente o presente?

Realização: Victor Salva
Com: Scott Mechlowicz, Nick Nolte, Tim DeKay, Ashton Holmes, Paul Wesley, B.J. Britt, Amy Smart
EUA/Alemanha, 2006
estreia: 4 de Outubro de 2007

O MAL CASADO

O MAL CASADO


Solteiro e prestes a fazer 40 anos, Eddie Cantrow (Ben Stiller), proprietário de uma loja de material desportivo, mantém-se ainda à margem no jogo de encontros românticos, quando é convidado para o casamento de uma antiga namorada.

Sentindo que todo o mundo está agrupado em pares à excepção da sua pessoa, picado por Doc (Jerry Stiller), o seu libidinoso pai octogenário, e por Mac (Rob Corddry), o seu amigo casado e totalmente ‘amestrado’ pela mulher, Eddie é preparado para o romance. Agora, tudo o que ele necessita é uma mulher!

Após impedir o que aparenta ser um assalto nas ruas de S. Francisco, Eddie conhece Lila (Malin Akerman) e o par embarca no romance como um furacão, o que dá origem a um casamento algo precipitado...

A caminho do México para a lua-de-mel, Eddie descobre que a sua nova mulher não só tem a cara de um anjo mas também o vocabulário de um camionista e um apetite insaciável por sexo ridiculamente atlético.

Na altura em que chegam ao pretensioso «resort», Lila passou de doce e gentil parceira de vida a tipa grosseira, com grande apetência para a tequilla e um passado sórdido, levando Eddie a questionar-se onde raio se meteu!

Realização: Bobby e Peter Farrelly
Com: Ben Stiller, Rob Corddry, Jerry Stiller, Malin Akerman
EUA, 2007
Estreia: 4 de outubro de 2007

ESTÁS CADA VEZ MAIS FRITO, MEU!


ESTÁS CADA VEZ MAIS FRITO, MEU!

"Estás Cada Vez Mais Frito, Meu!" é a sequela de uma comédia de 2005 da Revolution Studios.

Agora casado com Suzanne (Nia Long), Nick Persons (Ice Cube) comprou uma casa nos subúrbios para escapar ao mundo agitado da grande cidade e de forma a ter mais espaço para a sua nova esposa e filhos Lindsey e Kevin (Aleisha Allen e Philip Daniel Bolden).

Mas quando a sua nova casa entre em obras e Nick se encontra à mercê de um excêntrico empreiteiro (John C. McGinley), o seu sonho suburbano rapidamente se torna num tumultuoso pesadelo!

Realização: Steve Carr
Com: Ice Cube, Nia Long, Aleisha Allen, Philip Bolden, John C. McGinley
EUA, 2007
Estreia: 4 de Outubro de 2007

01 outubro 2007

ADEUS MISS MONEYPENNY

Louis Maxwell, a eterna Bond girl 1927-2007


Como muitas Bond Girls tinha um nome ridiculo mas a seguir a Desmond Llewelyn, o famoso Q, é a atriz com mais participações em filmes da saga 007.
Nascida em 1927 Louis começaria a sua carreira de actriz em 1946. depois de vários papéis em televisão foi chamada em 1962 para interpretar o papel de Miss Moneypenny, a secretária eternamente apaixonada por James Bond. Até 1985 foi a única totalista da série, acompanhou Sean Connery, George Lazenby e Roger Moore. "A View to a Kill" foi o último filme de Maxwell para a saga 007. Em "License to Kill" é substituida por Caroline Bliss que faz os dois filmes com o Bond, Timothy Dalton. samantha bond foi a última actriz a pegar no papel de Moneypenny, acompanhando Pierce Brosnan.
por cúriosidade "Casino Royal, o último James Bond, é o único da série sem a personagem Monneypenny.