28 fevereiro 2008

ACORDADO



Todos os anos, 20 milhões de pessoas são submetidas a anestesias relacionadas com intervenções médicas. Uma em cada 500 permanece acordada durante toda a operação...

Para um jovem homem que tem tudo – dinheiro, recém-casado com uma lindíssima mulher (Jessica Alba) e uma carreira lucrativa – o que Clay Beresford (Hayden Christensen), o herdeiro de um banqueiro, precisa, mais do que tudo, é um transplante de coração que irá salvar-lhe a vida.

Tendo sido encontrado um dador, a sua alegria transforma-se em puro terror quando ele se vê numa situação que poucos se atreveriam a imaginar: é deixado completamente alerta durante a cirurgia.
Após a anestesia, embora paralisado, está perfeitamente consciente do que se passa à sua volta.

Neste thriller, baseado num fenómeno médico assustador, tudo torna-se sinistro quando a negligência médica começa a ter contornos muito parecidos com um homicídio.

Como te sentirias se estivesses acordado?

Realização: Joby Harold
Com: Hayden Christensen, Jessica Alba, Terrence Howard, Lena Olin
EUA, 2007
84 min
Data de estreia: 28 de Fevereiro de 2008

SEDA

SEDA

O duro comerciante francês Baldabiou (Alfred Molina) segura entre os seus dedos um véu tecido de fio de seda japonês. É como se segurasse... nada.

“Sabe o que isto é?”, pergunta ao Mayor de Lavilledieu.
“Coisa de mulheres”, responde-lhe este.
“Errado”, diz-lhe o comerciante. “É dinheiro. Coisa de homens!”

Ovos de bicho-da-seda. Na palma de uma mão cabem milhares. Quando a doença muscardina, que devastou os ovos de bicho-da-seda das incubadoras europeias à volta de 1860, se espalhou por terras de África e das Índias, o comércio da seda na Europa pareceu ter os dias contados.

Para continuar a sua lucrativa actividade, Baldabiou decidiu enviar o jovem oficial Hervé Joncour (Michael Pitt) numa perigosa missão ao Japão, separando-o durante longos meses de Helene (Keira Knightley), a sua encantadora e devota esposa.
A ilha que produzira a mais fina seda do mundo durante milhares de anos antes da abertura do Canal do Suez era um território proibido aos estrangeiros.

Para alcançar esta misteriosa terra, Hervé viaja através da Europa, primeiro viajando de comboio de Viena, passando pela Morávia, até chegar a Kiev. Aí, contrata uma caravana, para atravessar as estepes russas, 5.000 quilómetros de tempestades de gelo, e navega pelos mares no barco de um contrabandista.
Será levado em segredo e vendado, de um porto de Yamagata para uma vila coberta de neve e telhados de colmo, madeira e bambu, metida no meio de montanhas cobertas de neve.

É aí que Hervé encontra o poderoso e temido senhor local, Hara Jubei (Koji Yakusho), com quem terá de negociar os preciosos ovos do bicho-da-seda. E é aí, num mundo diferente de todos os que Hervé conhecera antes, que se apaixonará pela concubina de Hara Jubei, uma jovem misteriosa e de beleza avassaladora.
Sem perceberem uma palavra do que o outro diz, vão partilhar um amor obsessivo e maldito...

Um filme de enorme beleza pictórica e romance arrebatador, «Seda» é um romance histórico e épico, onde o Oeste encontra o Oriente.

Realização: François Girard
Com: Michael Pitt, Keira Knightley, Alfred Molina, Koji Yakusho
Canadá/França/Itália/Japão/R.Unido, 2007
110 min
Data de estreia: 28 de Fevereiro de 2008

PENELOPE



«Penélope» é um mágico conto de fadas, dos dias de hoje, sobre o amor e como aceitar-nos a nós próprios.

Penelope Wilhern (Christina Ricci) é filha de colunáveis ricos e atormentados por uma maldição secreta de família que transforma a sua cara na de um porco.
Mas há uma esperança.
De acordo com o saber da família, a maldição pode ser quebrada quando ela for amada por alguém semelhante.

Saída para o mundo pela primeira vez, Penelope é apanhada com o seu cachecol para baixo e transforma-se num espectáculo para os tablóides.
Exposta, ela é forçada a questionar-se sobre o que significa ser diferente - e o que significa ser amada.

Realização: Mark Palansky
Com: Christina Ricci, James Mcavoy, Reese Witherspoon, Catherine O`Hara, Simon Woods
EUA/R.Unido, 2006
101 min
Data de estreia: 28 de Fevereiro de 2008

DIÁRIO DE UMA NANNY

DIÁRIO DE UMA NANNY

Braddock, uma jovem mulher proveniente de uma classe operária do seu bairro em New Jersey, luta para compreender o seu lugar no mundo.
Recém saída da Universidade, ela é tremendamente pressionada pela mãe para encontrar uma posição respeitável no mundo dos negócios, embora Annie preferisse trocar a sua blackberry por um diário de Antropologista.

Devido a um inesperado encontro, Annie acaba na elitista e ritualista cultura de Manhattan's Upper East Side - oposta à sua, adquirida na suburbana vida de New Jersey.

Escolhendo escapar da vida real, Annie aceita a posição como baby-sitter numa família rica, referenciada simplesmente como “os X's.”.
Rapidamente aprende que a vida não é tão cor-de-rosa no outro lado da faixa social, tendo que servir todos os caprichos da Sra. X (Laura Linney) e do seu precoce filho Grayer, enquanto tenta evitar o formidável Sr. X (Paul Giamatti).

A vida torna-se ainda mais complicada quando Annie se apaixona por um jovem muito atraente de Park Avenue (Chris Evans), e é forçada a reexaminar a sua vida e o sentido em que esta é dirigida...

Realização: Shari Springer Berman e Robert Pulcini
Com: Scarlett Johansson, Laura Linney, Paul Giamatti, Alicia Keys, Chris Evans
EUA, 2007
105 min
Data de estreia: 28 de Fevereiro de 2008

25 fevereiro 2008

AND THE OSCAR GOES TO...

Daniel Day-Lewis coroado pela raínha Helen Mirren

Na grande noite dos irmãos Coen, houve um vencedor inesperado, "Bourne Ultimatum", que venceu as três estatuetas para que estava nomeado.
No entanto a única surpresa da noite foi na categoria de melhor actriz secundária. Quando tudo apontava para Cate Blanchet, foi Tilda Swinton a arrebatar o prémio pela sua participação em "Michael Clayton".

Nas minhas previsões errei quatro e acertei três, foi mauzinho. apesar de ser o meu favorito, pensei que "No Country for Old Men" seria demasiado violento para os gostos da Academia, que geralmente gosta deste tipo de épicos como "Haverá Sangue".

A luta para melhor actor era renhida mas o prémio ficou muito bem entregue ao fabuloso Daniel Day-Lewis, lembram-se de "A Minha Bela Lavandaria" ou "O Meu Pé esquerdo"?

Marion Coutillard, roubou a estatueta a Julie Christie.
Para mim não foi surpresa, ela encarnou maravilhosamente a figura de Edith Piaf.

Mas os grandes vencedores foram os irmãos Coen que subiram ao palco três vezes para agradecer os troféus para: Melhor Filme, Realização e Argumento Adaptado.

O espanhol Javier Bardem, fabuloso em "No Country for Old Men" ganhou sem surpresa a estatueta para melhor secundário.

A noite do 80º aniversário pouco teve de memorável. Jon Stewart, o anfitrião, inspirou-se nas primárias americanas para as suas melhores piadas. Além disso foi bastante discreto e políticamente correcto.
Para terminar queria só lamentar algumas ausências desta cerimónia:
"O Lado Selvagem" é, para mim a grande ausência entre os nomeados. Melhor canção, melhor actor ou melhor filme seriam nomeações mais que justas. Nas nomeações ficou-se pelo melhor secundário; o veterano Hal Holbrook tinha uma das mais comoventes interpretações do ano, mas a concorrência de Bardem era de peso.
Faltou também "Conspiração, Sedução", de Ang-Le, na corrida para melhor filme em língua estrangeira.

Para o ano há mais...

Tudo sobre os Oscares aqui: Oscar.com

24 fevereiro 2008

ÓSCARES 2008, PREVISÕES

Com a cerimónia mesmo aí à porta aqui ficam as minhas previsões para a grande noite do cinema americano.

Melhor Actor: Daniel Day-Lewis - Haverá Sangue

George Clooney - Michael Clayton
Johnny Deep - Sweeney Todd
Tommy Lee Jones - No Vale de Elah
Viggo Mortensen - Promessas Perigosas

Melhor Actor Secundário:

Javier Barden - No Country for Old Men

Casey Affleck - O Assassinato de Jesse James
Philip Seymour Hoffman - Jogos de Poder
Hal Holbrok - O Lado Selvagem
Tom Wilkinson - Michael Clayton

Melhor Actriz: Marion Coutillard - La Vie en Rose

Cate Blanchett - Elizabeth II
Julie Christie - Longe Dela
Laura Linney - The Savages
Ellen Page - Juno

Melhor Actriz Secundária: Cate Blanchet - I'm Not There

Ruby Dee - Gangster Americano
Saoirse Ronan - Expiação
Amy Ryan - Gone Baby Gone
Tilda Swinton - Michael Clayton

Melhor Filme de Animação: Persépolis

Ratatui
Surfs Up

Realização: Paul Thomas Anderson - Haverá Sangue

Julian Schnabel - O Escafandro e a Borboleta
Jason Reitman - Juno
Tony Gilroy - Michael Clayton
Joel e Ethan Coen - No Country For Old Men

Melhor Filme: Haverá Sangue

Expiação
Juno
Michael Clayton
No Country for Old Men
Haverá Sangue

Nem sempre as minhas apostas coincidem com os meus preferidos. Neste caso assinalei a laranja os que eu teria escolhido.

21 fevereiro 2008

MICHEL CLAYTON


MICHAEL CLAYTON

Michael Clayton (George Clooney) é uma espécie de “polivalente” numa das maiores firmas de direito das sociedades em Nova Iorque.
Mandatado pelo co-fundador da firma, Marty Bach (Sydney Pollack), Clayton, um antigo promotor de justiça de uma família de polícias, encarrega-se dos trabalhos sujos da Kenner, Bach & Ledeen.
Clayton limpa a ‘porcaria’ que os clientes fazem, lidando com tudo desde atropelamentos e fuga, a histórias pouco abonatórias nos media, até mulheres que roubam lojas e políticos corruptos.

Embora esgotado e descontente com o seu trabalho, Clayton está inextrincavelmente ligado à firma.

Na empresa agro-química U/North, o lugar da responsável de consultadoria, Karen Crowder (Tilda Swinton), está dependente do acordo no processo que a Kenner, Bach & Ledeen está a conduzir e que aparenta encaminhar-se para uma um brilhante desfecho.

Quando o advogado de topo da empresa, o brilhante Arthur Edens (Tom Wilkinson), tem um aparente esgotamento e tenta sabotar todas as provas do caso, Marty Bach envia Michael Clayton para resolver este desastre sem precedentes e, ao fazê-lo, Clayton dá consigo cara a cara com a realidade da pessoa em que se transformou.

Realização: Tony Gilroy
Com: George Clooney, Tom Wilkinson, Michael O'Keefe, Sydney Pollack, Tilda Swinton
EUA, 2007
119 min
Data de estreia: 21 de Fevereiro de 2008

PERSÉPOLIS


PERSÉPOLIS


«PERSÉPOLIS» é a história comovente de uma menina que cresce no Irão durante a Revolução Islâmica. É através dos olhos da precoce e extrovertida Marjane, de 9 anos, que vemos a esperança de um povo ser destruída quando os fundamentalistas tomam o poder, forçando as mulheres a usar o véu e mandando para a prisão milhares de pessoas.

Inteligente e destemida, Marjane consegue fintar os “guardas sociais” e descobre o punk, os Abba e os Iron Maiden. Mas, quando o seu tio é cruelmente executado e as bombas começam a cair sobre Teerão durante a guerra Irão/Iraque, o medo diário que invade o quotidiano do Irão torna-se palpável.

À medida que vai crescendo, a ousadia de Marjane torna-se uma constante fonte de preocupação para os seus pais que temem pela sua segurança.
Assim, aos 14 anos, tomam a difícil decisão de a enviar para uma escola na Áustria.
Vulnerável e sozinha numa terra estranha, tem que enfrentar as típicas contrariedades dos adolescentes. Além do mais, Marjane é confundida com o fundamentalismo religioso e o extremismo, exactamente as coisas de que fugiu no seu país. Com o tempo, acaba por ser aceite e até conhece o amor, mas com o fim do liceu começa a sentir-se sozinha e cheia de saudades de casa.

Apesar de isso significar ter que pôr o véu e viver numa sociedade tirânica, Marjane decide regressar ao Irão para estar mais perto da sua família.
Após um difícil período de ajustamento, entra para uma escola de artes e casa-se, embora continue a levantar a sua voz contra a hipocrisia a que assiste.

Aos 24 anos, percebe que, apesar de ser profundamente iraniana, não pode continuar a viver no Irão. É então que toma a dilacerante decisão de trocar a sua terra natal pela França, cheia de optimismo em relação ao futuro, moldada indelevelmente pelo seu passado.

Realização: Marjane Satrapi & Vincent Paronnaud
Vozes: CHIARA MASTROIANNI - Marjane (adolescente e adulta, CATHERINE DENEUVE - Tadji, a mãe de Marjane, DANIELLE DARRIEUX - A avó de Marjane, SIMON ABKARIAN - Ebi, o pai de Marjane, GABRIELLE LOPES - Marjane (criança), FRANÇOIS JEROSME - Tio Anoush
Classificação: M/12
França, 2007
95 min
Data de estreia: 21 de Fevereiro de 2008

JUNO




Juno (Ellen Page) é uma adolescente segura e descontraída com resposta para tudo e para todos. Juno não tem um problema de atitude; tem atitude a mais.

Para sobreviver a mais uma tarde de aborrecimento, Juno decide ter sexo com o seu inseguro colega de escola Bleeker (Michael Cera).

Confrontada com uma gravidez indesejada, Juno e a sua melhor amiga Leah traçam um plano para encontrar os pais perfeitos para o bebé que ainda vai nascer.

Mas à medida que a barriga vai crescendo e que Juno vai convivendo com os futuros pais da criança, começa a perceber que, afinal, não tem resposta para tudo… e que a vida ainda lhe pode reservar algumas surpresas.

Realização: Jason Reitman
Com: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, Jason Bateman, Allison Janney
EUA, 2007
92 min
Data de estreia: 21 de Fevereiro de 2008

17 fevereiro 2008

HAVERÁ SANGUE



Um intrigante épico sobre a família, fé e petróleo, «HAVERÁ SANGUE» decorre na fronteira da Califórnia durante o boom petrolífero do virar do século.
A história relata a vida e os tempos de um Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis), que evolui de um prospector de prata que cria, sozinho, um filho para um magnata do petróleo.

Quando Plainview recebe uma misteriosa dica de que numa pequena cidade do Oeste um oceano de petróleo está revelar-se à superfície, dirige-se até lá com o seu filho, H.W. (Dillon Freasier), para tentar a sua sorte na degradada Little Boston.
Nesta miserável cidade onde a maior excitação se centra em torno dos fervorosos seguidores da igreja do carismático pregador Eli Sunday (Paulo Dano), Plainview e H.W. ganham a sorte grande.

Com o decorrer do tempo e o aumento da fortuna, nada se mantém igual e à medida que os conflitos vão aumentando todos os valores humanos – amor, esperança, comunidade, fé, ambição e mesmo os laços que unem pais e filhos – são ameaçados pela corrupção, decepção e pelo fluxo do petróleo.

Realização: Paul Thomas Anderson
Com: Daniel Day-Lewis, Dillon Freasier, Paulo Dano, Ciarán Hinds, Kevin J. O’Connor
EUA, 2007
158 min
Data de estreia: 14 de Fevereiro de 2008

TRÊS TEMPOS


TRÊS TEMPOS

Três períodos – 1966, 1911, 2005 – três histórias com os mesmos protagonistas, shu Qi e Chang Chen, que vivem um amor inacabado.
Ano 1966 - “A Time for Love” – Uma jovem, May, e um soldado, Chen, conhecem-se num salão de jogos em Kaohsiung e lutam para se voltar a ver.
Finalmente encontram-se e passam uma noite juntos.

Ano 1911 - “A Time for Freedom” – Durante a ocupação japonesa em Taiwan, um diplomata casado conquista com a sua bondade uma cortesã, num bordel em Dadaocheng.
Contudo, os seus princípios não permitem que a tome como sua concubina. Ele envia uma carta de Shangai a expressar o seu remorso e o seu amor inacabado.

Ano 2005 - “A Time for Youth” – Sob a ameaça da Guerra com a China, Taiwan enfrenta um período conturbado.
Uma jovem bissexual, Jing, envolve-se num triângulo amoroso. As paixões escondidas fervem no meio de malentendidos, rejeições e as relações modernas nascem e morrem através da distância segura de e-mails e sms.

Realização: Hou Hsiao Hsien
Com: Shu Qi, Chang Chen, Mei-fang, Di-Mei, Liao Su-Jen, Chen Shih-shan, Lee Pei-hsuan
França/Taiwan, 2005
135 min
Data de estreia: 14 de Fevereiro de 2008

O VOO DO BALÃO VERMELHO


O VOO DO BALÃO VERMELHO

Um balão vermelho segue afeiçoadamente Simon, de sete anos, por Paris.

A sua mãe Suzanne é uma marionetista que utiliza os seus talentos vocais para trazer à vida os espectáculos que ela escreve.
Completamente absorvida pelo seu novo espectáculo, a mãe solteira é ultrapassada pelas complicações da vida moderna.

Decide contratar Song Fang,uma estudante de cinema Taiwanesa, para a ajudar a tratar de Simon.

Realização: Hou Hsiao-Hsien
Com: Juliette Binoche, Simon Iteanu, Song Fang, Hippolyte Girardot, Louise Margolin, Anna Sigalevitch
França, 2006
113 min
Data de estreia: 14 de Fevereiro de 2008

O MENINO DE CABUL


O MENINO DE CABUL

“O Menino de Cabul”, de Marc Forster, baseado num romance de sucesso, é um filme assim. Sobrepõe rostos humanos e um contexto histórico às trágicas imagens de guerra do Afeganistão.
A história começa com rapazes a lançarem papagaios. Estamos na cidade de Cabul em 1978, antes dos Russos, dos Talibã, dos Americanos e da anarquia. Amir (Zekiria Ebrahimi) junta-se aos inúmeros rapazes que enchem o céu de papagaios que por vezes dançam sobre os telhados na sua luta de tentarem cortar as linhas dos outros papagaios. O amigo de Amir é Hassan (Ahmad Khan Mahmoodzada), o filho de Ali, um criado de longa data da família, que está com eles há anos e que é como se fizesse parte da família.
Hassan é o melhor corredor de papagaios da vizinhança, anunciando correctamente quando é que um papagaio cai por terra, e indo esperá-lo ao local exacto para o agarrar.

Os rapazes vivem numa cidade saudável e vibrante, ainda não atingida pela guerra. O pai de Amir, Baba (Homayoun Ershadi), é um intelectual laico, que não acredita nos “mullahs”. Baba, ama os dois rapazes igualmente, observando-os com benevolência.

Há um rufia na vizinhança, chamado Assef, que tem ciúmes de Amir e do seu papagaio, dos seus dotes, e do seu corredor de papagaios. Num dia que irá transformar a vida de muitos, ele e o seu bando, perseguem Hassan, atacam-no e violam-no. Amir chega a tempo de ver a agressão, mas para sua vergonha, foge.

Então dá-se uma curiosa química. Amir sente-se tão culpado em relação a Hassan, que os seus sentimentos transformam-se em ódio, e tenta insultar o amigo, chegando a alvejá-lo com tomates maduros, mas Hassan fica impassível. Então, Amir tenta inventar provas de que Hassan é um ladrão, mas mesmo depois de Hassan (mentindo masoquistamente) confessar, o Baba perdoa-lhe. É o pai de Hassan, Ali, que insiste em partir com o filho, apesar dos protestos do Baba.

O filme recomeça nos nossos dias, com Amir, que agora vive em São Francisco, recebendo um telefonema de Rahim Khan: “Devias vir para casa. É sempre altura de reparar os erros.” Então surge uma admirável série de velhas recordações e novas realidades, do presente tentando curar as feridas do passado, de um adulto tentando reparar os danos que desencadeou em pequeno. Porque se não tivesse mentido acerca de Hassan, estariam todos juntos em Los Angeles, e a chamada telefónica teria sido desnecessária.

Trabalhando a partir do “best seller” de Khaled Hosseini, Forster e o seu argumentista David Benioff, fizeram um filme que passa ao lado das incoerências emocionais que frequentemente encontramos quando uma história gira entre o passado e o presente. Esta é sempre a mesma história, entrelaçada com a estrutura daquelas vidas.

Realização: Marc Forster
Com: Khalid Abdalla, Atossa Leoni, Shaun Toub, Sayed Jafar Masihullah Gharibzada, Homayoun Ershadi, Zekiria Ebrahimi, Ahmad Khan Mahmoodzada
EUA, 2007
122 min
Data de estreia: 14 de Fevereiro de 2008

14 fevereiro 2008

CONTRA-INVESTIGAÇÃO



Um ambicioso capitão da polícia (JEAN DUJARDIN) tem uma vida encantadora, bem sucedido no trabalho e rodeado pela felicidade das suas amadas, esposa e filha.

Mas de repente, tudo se torna terrível. A sua filha é assassinada. A sua esposa culpa-o por tal.
Um presumível assassino confessa-se.
Um veredicto culpado.
Um condenado preso na sua cela, escreve agora cartas, ao pai da vítima, reclamando a sua inocência.
Um pai que recusa ser conivente no jogo doentio de correspondência de cartas.
Um policia com dúvidas incómodas.
Uma investigação começa, por conta própria.
Uma série de factos perturbantes conduz a um novo julgamento.
Um veredicto cai por terra: o condenado é libertado.
A satisfação de um assassino quando vê o seu astucioso trabalho resultar, ainda melhor do que tinha esperado.

Mas afinal, quem enganou quem?

Realização: Franck Mancuso
Com: Jean Dujardin, Laurent Lucas, Agnes Blanchot, Aurelien Recoing, Jacques Frantz, Jean-Pierre Cassel
França, 2007
85 min
Data de estreia: 14 de Fevereiro de 2008

JUMPER


JUMPER

David Rice é um “Jumper”, um teletransportador – uma anomalia genética permite-o teletransportar-se a si próprio para qualquer lado.
David pode ver 20 pores-do-sol em apenas um dia, levar a sua namorada pelo mundo inteiro num piscar de olhos e agarrar milhões de dólares em minutos.

É quando a sua vida leva uma reviravolta que David descobre que este dom existe há muitos séculos e se vê impiedosamente perseguido por uma organização secreta que jurou matar “Jumpers”.

Juntando-se numa aliança pouco sólida com outro jovem “Jumper”, David entra numa guerra que se tem travado há milhares de anos. Perseguido por todo o globo, ele lentamente descobre a verdade estonteante acerca do seu próprio passado e sobre a sua família.

Do centro dos Estados Unidos da América para as ruas de Tóquio e as ruínas de Roma, a odisseia mundial de David é o primeiro capítulo de uma aventura épica.

Realização: Doug Liman
Com: Hayden Christensen, Samuel L. Jackson, Diane Lane, Jamie Bell, Rachel Bilson, Tom Hulce, Michael Rooker, Sean Baek
EUA, 2008
88 min
Data de estreia: 14 de Fevereiro de 2008

P.S. I LOVE YOU


P.S. I LOVE YOU

Holly Kennedy (Hilary Swank) é bonita, inteligente e casada com o amor da sua vida – Gerry (Gerard Butler) – um apaixonado, divertido e impetuoso irlandês.

Assim sendo, quando Gerry morre, a vida de Holly parece ter também terminado. A única pessoa que a pode ajudar, já não está com ela. Ninguém conhece Holly melhor do que Gerry. Mas, por sorte, ele planeou tudo com muita antecedência.

Antes de morrer, Gerry escreve a Holly uma série de cartas que a orientarão, não apenas no seu desgosto mas também na redescoberta de si mesma.

No seu 30º aniversário, Holly recebe uma mensagem em forma de bolo: para seu grande choque é uma cassete gravada por Gerry, que a incita a sair e celebrar a vida.

Nas semanas e meses que se seguem, mais cartas de Gerry lhe são entregues de formas surpreendentes, cada uma remetendo Holly para uma nova aventura e todas terminando com da mesma forma: P.S. I Love You.

A mãe de Holly (Kathy Bates) e as suas melhores amigas, Denise (Lisa Kudrow) e Sharon (Gina Gershon), começam a preocupar-se com o facto das cartas de Gerry estarem a deixar Holly demasiado agarrada ao passado, mas, na verdade, cada carta leva Holly a dar mais um passo na direcção ao futuro.

Com as palavras de Gerry como seu guia, Holly embarca numa tocante, excitante e por vezes hilariante viagem de redescoberta numa história sobre casamento, amizade e como a força do amor consegue transformar a morte num novo começo de vida.

Realização: Richard LaGravenese
Com: Hilary Swank, Gerard Butler, Lisa Kudrow, Gina Gershon, James Marsters, Kathy Bates, Harry Connick Jr., Jeffrey Dean Morgan
EUA, 2007
126 min
Data de estreia: 14 de Fevereiro de 2008

11 fevereiro 2008

O ADEUS A ROY SCHEIDER



Roy Scheider (1932-2008)

Martin Brody não mata mais tubarões.
Cena final do filme Tubarão, pode conter "spoilers"

09 fevereiro 2008

NO VALE DE ELAH



Depois de regressar do Iraque, Mike Deerfield (Jonathan Tucker) desaparece e é considerado desertor. Quando Hank (Tommy Lee Jones, num surpreendente desempenho), um veterano, e a sua mulher Joan (Susan Sarandon) recebem o telefonema com a trágica notícia do desaparecimento do filho, o pai resolve procurá-lo. A detective Emily Sanders (Charlize Theron) ajuda-o na investigação, mas à medida que o mistério se revela e Hank descobre pormenores sobre a missão do filho no Iraque, tudo aquilo em que acreditava é posto em causa.


Realização: Paul Haggis
Com: Tommy Lee Jones, Charlize Theron, Susan Sarandon, Jason Patric, James Franco, Josh Brolin
EUA, 2007
121 min
Data de estreia: 7 de Fevereiro de 2008

TRÁFICO BEM-VINDO À AMÉRICA


TRÁFICO, BEM-VINDO À AMÉRICA

Todos os anos, mais de 1.000.000 pessoas são traficadas através das fronteiras internacionais... contra a sua vontade.
Todos os anos, mais de 1,000,000 pessoas são traficadas através das fronteiras internacionais, contra a sua vontade, para se tornarem escravizadas na epidemia global do tráfico do sexo.

«TRÁFICO, BEM-VINDO À AMÉRICA» ousa expor as terríveis realidades deste flagelo dos tempos modernos, apresentando uma história profundamente tocante sobre uma rapariga e uma jovem mulher, em apuros desumanos, que enfrentam os horrores brutais, e de um rapaz e um homem que arriscam tudo para tentar salvá-las.

Realização: Marco Kreuzpaintner
Com: Kevin Kline, Cesar Ramos Ceballos, Paulina Gaitan, Pasha D. Lychnikoff, Anthony Crivello
EUA/Alemanha, 2007
120 min
Data de estreia: 7 de Fevereiro de 2008

JOHN RAMBO



Vinte anos após o último filme da série, “Rambo" (Sylvester Stallone) retirou-se para a Tailândia do Norte.
Nas proximidades de Thai-Burma (Myanmar), a guerra civil com a maior duração da história da humanidade, o conflito Birmanês, vai já no seu 60.º ano.
John Rambo agora vive uma vida solitária, simples, nas montanhas e nas selvas pescando, e caçando serpentes para retirar o seu veneno e o vender.
Tudo muda quando missionários dos Direitos Humanos procuram o "guia americano do rio," John Rambo.
Estes explicam-lhe que desde o ano anterior, no troço até aos acampamentos dos refugiados, as forças armadas da Birmânia, colocaram minas ao longo da estrada tornando o percurso demasiado perigoso. Rambo guia-os através do rio Salween para que possam entregar medicamentos e alimentos à tribo de Karen.

Menos de duas semanas mais tarde, o pastor Arthur Marsh (KEN HOWARD) encontra Rambo e diz-lhe que os trabalhadores da Ajuda Humanitária não regressaram e que as embaixadas nada fizeram para os encontrar.

Embora o exército dos EUA o tenha treinado para ser um soldado super letal no Vietname, décadas depois, a relutância de Rambo para a violência e o conflito são palpáveis e as suas cicatrizes desvaneceram-se mas continuam, contudo, visíveis.
Entretanto, o guerreiro solitário sabe o que deve fazer...

Realização: Sylvester Stallone
Com: Sylvester Stallone, Julie Benz, Matthew Marsden, Graham McTavish, Rey Gallegos, Jake la Botz, Tim Kang, Paul Schulze, Ken Howard
EUA/Alemanha, 2008
93 min
Data de estreia: 7 de Fevereiro de 2008

VISTA PELA ÚLTIMA VEZ


VISTA PELA ÚLTIMA VEZ

Baseado no romance de Dennis Lehane (Mystic River) e adaptado para o ecrã por Affleck e Aaron Stockard, o filme conta a história de dois detectives privados que procuram uma menina de 4 anos, raptada no bairro mais degradado no sub mundo de Boston.

Realização: Ben Affleck
Com: Casey Affleck, Ed Harris, Morgan Freeman, Michelle Monaghan, Amy Ryan, John Ashton, Robert Wahlberg
EUA, 2007
114 min
Data de estreia: 7 de Fevereiro de 2008

08 fevereiro 2008

UMA CALOIRA, 7 PASPALHÕES



UMA CALOIRA, 7 PASPALHÕES

Sydney (Amanda Bynes) acaba de entrar para a faculdade e, ao procurar um lugar para morar, vê-se obrigada a dividir uma casa com mais sete colegas, considerados fracassados.

Durante o seu primeiro ano como caloira, Sydney faz amizade com os seus companheiros e decide fazer tudo para modificar a hierarquia de popularidade existente na faculdade.

Realização: Joe Nussbaum
Com: Amanda Bynes, Sara Paxton, Matt Long, Jack Carpenter
EUA, 2007
92 min
Data de estreia: 7 de Fevereiro de 2008

02 fevereiro 2008

SWEENEY TODD: O TERRÍVEL BARBEIRO DE FLEET STREET


SWEENY TODD: O TERRÍVEL BARBEIRO DE FLEET STREET

Johnny Depp é o protagonista da adaptação cinematográfica de Tim Burton do thriller musical de Stephen Sondheim, «Sweeney Todd», uma co-produção premiada da Warner Bros. Pictures e da DreamWorks Pictures.

Johnny Depp é Sweeney Todd, um homem injustamente condenado à prisão, que jura vingar-se não só do cruel castigo, mas também das consequências demolidoras que o mesmo teve na mulher e na filha.
Quando regressa à barbearia para a reabrir, Sweeney Todd assume-se como o Terrível Barbeiro de Fleet Street, que “rapou a cabeça de cavalheiros de quem nunca mais se ouviu falar”.

Ao lado de Johnny Depp está Helena Bonham Carter, que dá corpo à Sra Lovett.
Além de fabricar umas diabólicas empadas de carne, esta torna-se cúmplice amorosa de Sweeney.
Alan Rickman é o pérfido Juiz Turpin, responsável pela injusta condenação de Sweeney, condenação esta que deu origem à sua sede de vingança.
Beadle Bamford, o malvado assistente do Juiz, é protagonizado por Timothy Spall.
Temos ainda o barbeiro rival, o espalhafatoso Signor Adolfo Pirelli, protagonizado por Sacha Baron Cohen, e Christopher Lee, no papel de fantasma cavalheiro.
Completando o elenco, Jamie Campbell Bowen é Anthony, o jovem marinheiro, Jayne Wisener faz de Johanna, Laura Michelle Kelly é a mendiga, e a nova estrela Ed Sanders protagoniza Toby.

As canções são todas cantadas pelos próprios actores, tendo tanto a música como a letra sido tirada do musical de Stephen Sondheim.

Realização: Tim Burton
Com: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman, Timothy Spall, Sacha Baron Cohen, Christopher Lee, Laura Michelle Kelly, Jamie Campbell Bowen, Ed Sanders
EUA/Reino Unido, 2007
117 min
Data de estreia: 31 de Janeiro de 2008

01 fevereiro 2008

O LADO SELVAGEM


O LADO SELVAGEM

Recentemente saído da Universidade, com um brilhante futuro à sua frente, Christopher McCandless (EMILE HIRSCH), um jovem de 22 anos, opta por prescindir da sua vida privilegiada e partir em busca de aventura.
O que lhe acontece durante este percurso transforma este jovem vagabundo num símbolo de resistência para inúmeras pessoas.
Era Christopher McCandless um aventureiro heróico ou um idealista ingénuo, um Thoreau rebelde dos anos 90 ou mais um filho americano perdido, uma pessoa que tudo arriscava ou uma trágica figura que lutava com o precário balanço entre homem e natureza?

Cada etapa da sua viagem é retratada nesta adaptação de Sean Penn do aclamado best-seller de Jon Krakauer, «O LADO SELVAGEM», o qual é tanto sobre a insaciável ânsia por família, casa e ligações como sobre a busca pela verdade e felicidade.

Realização: Sean Penn
Com: Emile Hirsch, Vince Vaughn, Kristen Stewart, William Hurt, Marcia Gay Harden, Jena Malone, Catherine Keener, Hal Holbrook, Zach Galifianakis.
EUA, 2007
140 min
Data de estreia: 31 de Janeiro de 2008