27 abril 2008

BLADE RUNNER



«Blade Runner – Perigo Iminente« estreou nos cinemas dos EUA no dia 25 de Junho de 1982, deslumbrando o público com o seu olhar obscuro e carregado de um novo estilo sobre o futuro.
O argumento inteligente e provocante e o trabalho espectacular da câmera e dos modernos efeitos especiais fizeram com que o filme abrisse portas a uma nova visão do amanhã.
É um filme que espelha as preocupações mais importantes do século XXI, tais como a globalização, a decadência urbana, o aquecimento global, a sobrepopulação e a engenharia genética.
Tendo como pano de fundo uma cidade do futuro multi-étnica, sobrepopulada e de alta-tecnologia, o filme foi também um marco no design de guarda-roupa e produção, ajudando a criar um novo género/modo de vida: o ciberpunk neo-noir que floresceu na sociedade mainstream dos dias de hoje e que se reflecte em todas as facetas do espectáculo, do design e da moda.

Em «Blade Runner – Perigo Iminente», constroem-se seres geneticamente manufacturados chamados “andróides” para fazerem os trabalhos mais perigosos e degradantes nas “Colónias Distantes do Mundo” da Terra.
Fisicamente idênticos a adultos humanos, mas muito mais poderosos, um grupo de andróides esconde-se em Los Angeles após um motim sangrento.

Liderando o elenco de estrelas, sendo que muitos actores viram as suas carreiras catapultadas após este filme, está Harrison Ford como Rick Deckard, um polícia especial "blade runner" cuja missão é encontrar e matar os amotinados.
Outros actores incluem: Sean Young como Rachel, a amante andróide de Deckard; Edward James Olmos como Gaff, um polícia misterioso; Daryl Hannah como Pris e Joanna Cassidy como Zhora, duas belas mas fatais andróides; e Rutger Hauer como Roy Batty, o líder andróide que desafia as ideias de Deckard sobre o que é ser humano.

«Blade Runner – Perigo Iminente» é uma adaptação do romance "Do Androids Dream of Electric Sheep?" pelo autor de ficção científica aclamado Philip K. Dick.
Hollywood descobriu, desde então, este autor eclético e alguns dos filmes adaptados dos trabalhos de Dick incluem «Relatório Minoritário», «O Homem Duplo», «Next – Sem Alternativa» e «Desafio Total», entre outros, arrecadando milhões de dólares a nível mundial.

Mas «Blade Runner – Perigo Iminente» foi o princípio de tudo.
O filme foi nomeado para 2 Óscares da Academia ® -- para Melhor Direcção Artística e para Melhores Efeitos Visuais.
Vangelis, galardoado com o prémio Óscar®, criou a banda-sonora.

Celebrando o 25º aniversário do filme,a Columbia TriStar Warner vai estreá-lo em cinema no próximo dia 24 de Abril.

O realizador Ridley Scott voltou à fase de pós-produção para criar a esperada e final nova versão.

Fabulosamente restaurado e remasterizado a partir de elementos originais, incluirá cenas adicionais nunca antes vistas ou originalmente excluídas, falas adicionais, novos e melhores efeitos especiais, comentários do realizador, um áudio completamente novo em 5.1 Dolby® Digital, e muito mais.

Realização: Ridley Scott
Com: Harrison Ford, Sean Young, Edward James Olmos, Daryl Hannah, Joanna Cassidy, Rutger Hauer
EUA, 1982
117 min
Data de estreia: 24 de Abril de 2008

BOARDING GATE



Sandra, uma sensual ex-prostituta, encontra-se de novo com Miles, um empresário enterrado em dívidas.
Tudo aponta para que os ex-amantes tentem uma nova aproximação, mas reatar um velho romance não está nos planos de Sandra.

Ela vê-se obrigada a voar para Hong Kong para procurar uma nova vida.

O jovem casal Lester e Sue prometem-lhe os papéis e o dinheiro que ela precisa.
Contudo, nada corre como Sandra esperava e os seus sentimentos e intenções permanecem um mistério até ao fim.

Realização: Olivier Assayas
Com: Asia Argento, Michael Madsen, Carl Ng, Kelly Lin
França, 2007
106 min
Data de estreia: 24 de Abril de 2008

TUDO O QUE PERDEMOS


TUDO O QUE PERDEMOS

A vida de Audrey Burke (Berry) é despedaçada pela inesperada morte do seu marido.

Em sofrimento, ela vira-se para o melhor amigo deste, Jerry Sunborne (Del Toro), um antigo advogado apanhado numa espiral de droga e azar.
Juntos, eles esforçam-se por colocar as suas vidas em ordem.

Realização: Susanne Bier
Com: Halle Berry, Benicio del Toro, David Duchovny, Alison Lohman, Omar Benson Miller, John Carroll Lynch
EUA/Reino Unido, 2007
118 min
Data de estreia: 24 de Abril de 2008

UMA NOITE COM O REI


UMA NOITE COM O REI

Num mundo de aventura, intriga e romance…

Esther (Tiffany Dupond), descende de um povo há muito escravizado.

Ao ficar órfã e aos cuidados do tio Samuel (Peter O’Toole) que trabalha no Palácio do Rei, consegue entrar para o Harém Real.

A sua beleza chama a atenção de todos e depressa conquista o coração do Rei (Luke Goss).

Mas um dilema é-lhe colocado: ficará Esther ao lado do seu amor, ou defenderá as suas raízes contra as maquiavélicas decisões do Conselheiro Real de dizimar o seu povo?

Realização: Michael O. Sajbel
Com: Peter O’Toole, Tiffany Dupont, Luke Goss, Omar Sharif, John Rhys-Davies, John Noble
EUA, 2006
123 min
Data de estreia: 24 de Abril de 2008

24 abril 2008

VESTIDA PARA CASAR



Nos casamentos ocupa sempre o lugar de dama de honor, embora o seu final feliz como noiva pareça estar muito longe de se concretizar…
Mas quando Tess, a irmã mais nova, conquista o coração do patrão de Jane, por quem esta está secretamente apaixonada, começa um processo de reavaliação do seu papel de eterna dama de honor e nunca noiva!
O “casamento perfeito” entre comédia e glamour!

Realização: Anne Fletcher
Com: Katherine Heigl, James Marsden, Edward Burns
EUA, 2008
107 min
Data de estreia: 24 de Abril de 2008

SEMI-PRO

SEMI-PRO

No início dos anos 70, havia duas Ligas de basquetebol nos Estados Unidos: enquanto a NBA dominava a modalidade, a ABA distinguia-se pela sua atitude rebelde e pelas exibições espectaculares que produzia.

Na comédia «Semi-Pro», Will Ferrell interpreta o papel de Jackie Moon, o homem por detrás do sucesso musical de «Love Me Sexy» e que vai saboreando a sua posição como proprietário, treinador e jogador de uma equipa da ABA, os Flint Michigan Tropics.

Mas quando a NBA anuncia um plano para se fundir com a ABA e manter apenas as quartas equipas com melhores resultados, atirando todas as outras para o esquecimento, Moon, assistido por Monix (Woody Harrelson), um antigo jogador da NBA que passava mais tempo no banco de suplentes, e pelo extravagante Clarence “Downtown” Withers (André Benjamin), decide levar a sua equipa, uma autêntica manta de retalhos, numa corrida de última hora para a glória e a aceitação.

Realização: Kent Alterman
Com: Will Ferrell, Woody Harrelson, André Benjamin, Maura Tierney, Will Arnett, Andy Richter, Jackie Earle Haley, David Koechner, Rob Corddry, DeRay Davis, Josh Braaten, Jay Phillips, Andrew Daly, Peter Cornell, Matt Walsh, Pat Kilbane
EUA, 2008
90 min
Data de estreia: 24 de Abril de 2008

UNS ESPARTANOS DO PIOR



Os guerreiros do 300 foram capazes de proteger a sua cidade – pelo menos por algum tempo – de um exército de milhares de elemento.
Poderão eles proteger-se a si próprios desta sátira?

Das mentes por detrás de “Epic Movie”, “Uns Espartanos do Pior” goza com tudo, desde os filmes de acção às celebridades da música pop como Britney Spears.

Tudo começa com um cubo que vem do espaço que está a ser atraído para a Terra e determina que os espartanos são o próximo povo condenado.

Porém, Esparta tem um povo duro de roer e é com o nascimento de um bebé de barba rija que nasce também a esperança de vencer o temível exército persa.

Realização: Jason Friedberg e Aaron Seltzer
Com: Carmen Electra, Diedrich Bader, Greg Ellis, Kevin Sorbo, Martin Klebba, Method Man, Crista Flanagan, Sean Maguire
Reino Unido, 2008
84 min
Data de estreia: 24 de Abril de 2008

19 abril 2008

NÓS CONTROLAMOS A NOITE

NÓS CONTROLAMOS A NOITE

E se a sua família estivesse, sempre, no meio do seu caminho?

Bobby Green (Joaquin Phoenix), para escapar à família e à sua tradição de defensores da lei, renunciou ao seu nome, perseguindo as suas ambições como dono de uma discoteca em Brooklyn.
Mas enquanto ‘fecha os olhos’ aos traficantes de droga que o rodeiam, vê-se frente a frente com a família que abandonou, quando o seu irmão (Mark Wahlberg) e o seu pai (Robert Duvall) investigam a sua discoteca.
Agora, Bobby tem de escolher.
Tornar-se um informador ou ajudar no maior golpe criminoso da história de Nova Iorque?

Realização: James Gray
Com: Joaquin Phoenix, Eva Mendes, Mark Wahlberg, Robert Duvall
EUA, 2007
117 min
Data de estreia: 17 de Abril de 2

88 MINUTOS


88 MINUTOS

Um professor universitário que trabalha também como psiquiatra forense para o FBI recebe uma ameaça de morte alegando que ele tem apenas 88 minutos para viver.
Para salvar a sua própria vida, Jack (Al Pacino) tem de usar todas as suas capacidades e formação para reduzir os possíveis suspeitos, que incluem um estudante descontente, uma antiga amante rejeitada e um «serial killer» que já se encontra no corredor da morte.

O famoso psiquiatra forense, Dr. Jack Gramm, tem baseado a sua carreira exemplar, na sua infalível "avaliação" de pessoas e nos factores de risco.
Tendo dado o seu testemunho como perito no caso do assassino Jon Forster, ele está à espera da sua iminente execução com uma grande satisfação.
No entanto, quando assassinatos semelhantes começam a acontecer, Jack tem que defender a tese de que os novos assassinatos são trabalho de um copiador...e de que Forster é realmente culpado como ele alegou.

Nunca tendo antes duvidado de si mesmo, Jack torna-se cada vez mais inseguro e paranóico mediante a contagem decrescente para a execução de Forster.
Para piorar as coisas, Jack é vítima de uma série de ameaças que ameaçam contar os minutos para a sua própria morte.

“TICK TOCK, DOC.”

Realização: Jon Avnet
Com: Al Pacino, Amy Brenneman, Alicia Witt, Leelee Sobieski, William Forsythe, Neal McDonough
EUA/Alemanha, 2007
108 min
Data de estreia: 17 de Abril de 2008

18 abril 2008

CALIFORNIA DREMIN'



O Capitão Jones, do corpo de fuzileiros navais dos EUA, é destacado para escoltar um comboio que transporta equipamento da NATO e que se dirige para a Jugoslávia durante a guerra no Kosovo.
A sua missão é detida por Doiaru, aparentemente um chefe de estação muito meticuloso numa vila abandonada, que retém o comboio devido a um detalhe técnico na documentação.

A comunidade fez esforços ridículos por dar as boas vindas aos americanos, tencionando aproveitar-se da sua inesperada presença.

Após cinco intensos dias, Jones descobre os verdadeiros – e muito pessoais – motivos por detrás do comportamento de Doiaru.

O comboio retoma a sua viagem e deixa para trás corações partidos, sonhos desfeitos e uma guerra civil.

Realização: Cristian Nemescu
Com: Armand Assante, Razvan Vasilescu, Jamie Elman, Maria Dinulescu, Ioan Sapdaru, Andi Vasluianu, Alex Margineanu, Gabriel Spahiu, Catalina Mustata
Roménia, 2007
155 min
Data de estreia: 17 de Abril de 2008

DONKEY XOTE


DONKEY XOTE

E se as aventuras de Dom Quixote (Ricardo Carriço) não fossem exactamente como sempre nos contaram?

Agora chegou a vez de Rucio (Martinho Silva) – o burro mais aventureiro, valente e irrequieto de Castela – nos contar a verdadeira história.

Cansado da vida contemplativa que todos parecem levar em La Mancha, Rucio não hesita nem um segundo quando surge a oportunidade de viver uma grande aventura: O Cavaleiro da Meia-Lua desafiou Dom Quixote para um duelo sem precedentes em Barcelona!

A tarefa mais árdua: convencer Rocinante (Jorge Mourato), um cavalo que não honra grandemente a sua linhagem, e que prefere estar descansado em vez de andar a trote pelas planícies de Castela.

A tarefa ainda mais árdua: escapar a uma grande variedade de perigos que os aguardam na sua viagem até Barcelona: doninhas espias, falsas Dulcineias, duques histéricos… e o maior perigo de todos, o misterioso Sinistro.

Não é fácil ser herói nestes tempos difíceis…. Assim como não é fácil para um burro ser cavalo, ou um galo ser guarda-costas… Ou, para um homem louco, ser cavaleiro.

Excepto aqui. Aqui tudo é possível… isto, e muito mais!

Alcançarão Rucio e Rocinante ao seu destino? E quando lá chegarem, conseguirão derrotar o Cavaleiro da Meia-Lua?

Numa certa aldeia de La Mancha… começa a verdadeira aventura!

Realização: Jose Pozo
Com vozes de: Ricardo Carriço, Martinho Silva, Jorge Mourato, Filipe Duarte, Patrícia Bull, Leonor Alcácer, Isabel Ribas
Espanha/Itália, 2007
90 min
Data de estreia: 17 de Abril de 2008

A VIDA NUM SÓ DIA



Londres, 1939.
Miss Guinevere Pettigrew (Frances McDormand) é uma governanta de meia-idade que se vê, mais uma vez, despedida injustamente.
Sem sequer receber uma indemnização, Miss Pettigrew conclui que, pela primeira vez em duas décadas, tem que aproveitar o momento.
E faz isso, aceitando um emprego como "secretária social", um trabalho muito diferente do que ela sabe fazer.

Mal chega a um apartamento de luxo para uma entrevista, Miss Pettigrew é catapultada para a espiral sedutora e estonteante do mundo social da actriz e cantora americana, Delysia Lafosse (Amy Adams).

Em minutos, Miss Pettigrew vê-se arrastada para um ambiente de alta sociedade e, dentro de algumas horas, a vivê-lo.

Levando a peito a designação de "secretária social", ela tenta ajudar a sua nova amiga Delysia a conduzir a sua vida amorosa e a sua carreira, ambas complicadas por causa de três homens que andam à sua volta: Michael (Lee Pace), um devoto pianista, Nick (Mark Strong), um intimidador dono de um clube nocturno e Phil (Tom Payne), um sensível jovem empresário.

A própria Miss Pettigrew sente-se atraída pelo galante Joe (Ciarán Hinds), um designer bem sucedido que está noivo da orgulhosa crítica de moda Edythe (Shirley Henderson) – a única pessoa que vê a nova "secretária social" fora do seu ambiente e planeia humilhá-la.

Nas próximas 24 horas, Guinevere e Delysia vão ajudar-se uma à outra a encontrar os seus destinos de amor.

Realização: Bharat Nalluri
Com: Frances McDormand, Amy Adams, Lee Pace, Ciarán Hinds, Mark Strong, Shirley Henderson
EUA, 2007
92 min
Data de estreia: 17 de Abril de 2008

SOB O SIGNO DA MORTE



O Comissário Jean-Baptiste Adamsberg não gosta da Primavera.
Receia a subida de energia, os desejos de evasão, a explosão dos impulsos, todos os sinais que indiquem o regresso dos dias bonitos…

E Adamsberg tem motivos para isso...
A sua noiva, Camille, fez as malas, e a sua ausência corta-lhe as asas, no momento em que ele mais necessita:
Algo caiu sobre a capital, um enigma portador de maldição, que poderá bem tornar-se em desgraça, se ele não o resolver...
Estranhos sinais espalham-se sobre as portas dos edifícios de Paris, e inquietantes e misteriosas palavras são gritadas em praça pública…

Chega o que Adamsberg temia: um primeiro morto, um corpo escurecido, o rosto ensanguentado com uma expressão de terror, os sinais da peste...
Era isto que anunciava o enigma, o regresso da terrível calamidade mas com uma variante, parece que alguém controla a doença e a espalha onde quer...

Realização: Régis Wargnier
Com: José Garcia, Lucas Belvaux, Marie Gillain, Olivier Gourmet, Nicolas Cazalé, Linh Dan Pham, Michel Serrault
França, 2007
116 min
Data de estreia: 17 de Abril de 2008

DIÁRIO DOS MORTOS


DIÁRIO DOS MORTOS

No seu primeiro filme de zombies produzido de forma independente em mais de duas décadas, George A. Romero volta à essência da história dos mortos-vivos.

Quando um grupo de estudantes de cinema a fazer um filme de terror no meio da floresta descobre que os mortos voltaram a reviver, viram as suas câmaras para o verdadeiro horror que subitamente se encontra à sua frente, criando um diário na primeira pessoa dos seus sangrentos encontros e da desintegração de tudo o que lhes é mais querido.

Contado com o tradicional humor negro de Romero e um olhar crítico para com o mundo na era pós-Katrina, «DIÁRIO DOS MORTOS» marca o regresso às suas raízes do celebrado mestre do horror.

Realização: George A. Romero
Com: Michelle Morgan, Josh Close, Shawn Roberts, Amy Lalonde, Joe Dinicol, Scott Wentworth, Philip Riccio, Chris Violette, Tatiana Maslany
EUA, 2007
95 min
Data de estreia: 17 de Abril de 2008

15 abril 2008

O OLHO


O OLHO

"Remake" de um filme de Hong Kong, é a história de Sydney, uma jovem e cega violinista a quem é dada a hipótese de ver graças a uma miraculosa operação de transplante de córnea. À medida que Sydney se adapta ao mundo novo que a rodeia, começa a ser assaltada por estranhas visões que a assombram e aterrorizam. À beira da insanidade, Sydney tenta descobrir de quem são os olhos que herdou e os segredos por trás das suas visões.

De: David Moreau, Xavier Palud
Com: Jessica Alba, Alessandro Nivola, Parker Posey
EUA, 2008
98 min.
Data de estreia: 17 de Abril de 2008

O AMOR E A VIDA REAL



Dan Burns (Steve Carrell) é um colunista, especialista em aconselhamento familiar, mas com dificuldade em sobreviver como irmão e como pai solteiro de três filhas precoces.

As coisas tornam-se ainda mais complicadas quando Dan descobre que a sua apaixonada secreta é na realidade a nova namorada do irmão…

Realização: Peter Hedges
Com: Steve Carell, Juliette Binoche, Dane Cook, Alison Pill, Dianne Wiest, John Mahoney, Amy Ryan
EUA, 2007
98 min
Data de estreia: 17 de Abril de 2008

13 abril 2008

UMA SEGUNDA JUVENTUDE



Dominic Matei (Tim Roth) é um professor de linguística com 70 anos.
Fulminado por um relâmpago, sobrevive miraculosamente.
No hospital, enquanto recupera, os médicos assistem com incredibilidade ao rejuvenescimento físico do professor.

O rejuvenescimento físico é acompanhado por um desenvolvimento intelectual inexplicável que chama a atenção de cientistas nazis, obrigando o professor a exilar-se.

Em fuga, Dominic reencontra Laura – o amor da sua vida – e luta para terminar a sua tese sobre as origens da linguagem humana.
Mas quando a sua pesquisa põe em perigo Laura, Dominic é forçado a fazer uma escolha entre o trabalho de uma vida e o seu grande amor.

Realização: Francis Ford Coppola
Com: Tim Roth, Alexandra Maria Lara, Bruno Ganz, André Hennicke
EUA/Alemanha/Itália/França/Roménia, 2007
124 min
Data de estreia: 10 de Abril de 2008

O GOLPE DE BAKER STREET

O GOLPE DE BAKER STREET

A história verdadeira de um assalto que correu mal… da melhor forma.
“O Golpe de Baker Street” é inspirado num evento verdadeiro e extraordinário.
Um thriller cheio de tensão que entrelaça uma combinação explosiva de intriga, perigo e escândalo na Londres do princípio dos anos 70.

Em Setembro de 1971 alguns ladrões cavaram um túnel até ao cofre de um banco na Rua Baker, em Londres, e roubaram cofres particulares que continham jóias e dinheiro, no valor de milhões e milhões de libras.

Nada foi recuperado.
Ninguém foi preso.
O assalto fez notícia nos jornais durante alguns dias e, de repente, desapareceu – resultado de uma "mordaça" colocada à imprensa por parte do governo inglês.

Este filme revela o que estava escondido dentro desses cofres particulares, envolvendo assassínios, corrupção e escândalo sexual com ligações à família real – uma história onde os ladrões eram, das pessoas envolvidas, os mais inocentes.

Realização: Roger Donaldson
Com: Jason Statham, Saffron Burrows, Stephen Campbell Moore, Daniel Mays
Reino Unido, 2008
110 min

[REC]



Corre. Foge. Sobrevive. Mas não deixes de gravar!
Uma equipa de repórteres de TV decide documentar em directo, uma patrulha de bombeiros em serviço durante a noite.
O objectivo é registar a vida destes profissionais, incluindo as situações mais arriscadas.

A primeira missão da noite, é resgatar uma senhora idosa que se encontra fechada no seu apartamento por razões desconhecidas.
Durante esta missão algo corre terrivelmente mal…

O que parecia rotina, torna-se num verdadeiro inferno.
Algo maléfico e sinistro está fora de controlo e ameaça a corporação e a equipa de TV.

Os papéis invertem-se.
A sobrevivência e a fuga terão de se sobrepor ao medo e, custe o que custar, a câmara não é para desligar… até ao último momento.

Grande Prémio Melhor Filme do Fantasporto 2008

Realização: Jaume Balagueró e Paco Plaza
Com: Javier Botet, Manuel Bronchud, Martha Carbonell, Claudia Font
Espanha, 2007
85 min
Data de estreia: 10 de Abril de 2008

O TESOURO ENCALHADO


O TESOURO ENCALHADO

Ben "Finn" Finnegan (Matthew McConaughey) é um surfista amador e bem intencionado que se assume como caçador de tesouros.
Obcecado com a procura do lendário Dote da Rainha, 40 arcas de um tesouro exótico que se afundou em 1715, Finn deita tudo a perder com a busca, nomeadamente o seu casamento com Tess Finnegan (Kate Hudson) e o seu ferrugento barco "Booty Calls".

Numa tentativa de refazer a sua vida, Tess emprega-se num mega-iate ao serviço do multi-milionário, Nigel Honeycutt (Donald Sutherland), mas entretanto Finn descobre uma pista vital para o paradeiro do tesouro.
Certo de que a sua sorte mudará com esta nova informação, Finn consegue introduzir-se a bordo do iate de Nigel.

Valendo-se do seu bem-intencionado charme, Finn consegue convencer o magnata e a sua filha Gemma (Alexis Dziena) - uma jovem colunável totalmente dependente do seu Blueberry – a juntar-se a ele na busca do tesouro espanhol.

Contrariando o que lhe diz a intuição, Tess volta a deixar-se contagiar pelo amor... da descoberta.

Mas há mais quem cobice o tesouro... Moe Fitch (Ray Winstone), o mentor de Finn que vem a revelar-se seu inimigo, também se dispõe a reclamar o prémio...

E assim se inicia a caça ao tesouro...

Realização: Andy Tennant
Com: Matthew McConaughey, Kate Hudson, Donald Sutherland, Ray Winstone, Alexis Dziena
EUA/Alemanha, 2007
120 min
Data de estreia: 10 de Abril de 2008

05 abril 2008

CORAÇÕES


COEURS

Thierry, um agente imobiliário, esforça-se muito para encontrar um apartamento para Nicole e Dan, um casal de clientes difíceis.
Na agência, Charlotte, a sua colaboradora, empresta-lhe a cassete de uma emissão de TV que ela adora, “Estas canções que mudaram a minha vida”, um programa de variedades religiosas, visão que muito perturbará Thierry.

A irmã mais nova de Thierry, Gaelle, procura secretamente o amor, chegando a recorrer a anúncios de jornais.

Dan, militar de carreira recentemente expulso do exército, passa os seus dias no bar do novo hotel do 13º bairro onde confia a Lionel, o barman, as suas desventuras profissionais e sentimentais com Nicole.

Para assegurar o seu serviço de noite, Lionel recorre a uma benévola assistente ao domicílio para tratar do seu pai, Artur, um velho homem doente e colérico. É Charlotte que aparece.

Desta forma, o movimento de uma personagem pode fazer pender o destino de outra sem o conhecer ou mesmo encontrar.

Baseado na peça «Private Fears in Public Places» de Alan Ayckbourn.

Realização: Alain Resnais
Com: Sabine Azéma, Isabelle Carré, Laura Morante, Pierre Arditi, André Dussollier, Claude Rich, Lambert Wilson
França/Itália, 2006
125 min
Data de estreia: 3 de Abril de 2008

PONTO DE MIRA

PONTO DE MIRA

Thomas Barnes (Dennis Quaid) e Kent Taylor (Matthew Fox) são agentes dos Serviços Secretos, designados para proteger o Presidente Ashton (William Hurt), numa cimeira sobre a guerra global contra o terror.
Quando o Presidente Ashton é baleado, momentos após a sua chegada a Espanha, o caos instala-se.

No meio da multidão, Howard Lewis (Forest Whitaker), um turista americano, estava a gravar o acontecimento histórico para mostrar aos seus filhos no seu regresso a casa.

Há também Rex (Sigourney Weaver), uma produtora de televisão americana que é inquirida sobre a conferência.

A terrível verdade sobre o atentado apenas nos é revelada à medida que observamos as perspectivas de todas as personagens, naqueles fatídicos 15 minutos antes e depois do tiro ter sido disparado.

Realização: Pete Travis
Com: Dennis Quaid, Matthew Fox, Forest Whitaker, Sigourney Weaver, William Hurt, Bruce McGill
EUA, 2008
90 min
Data de estreia: 3 de Abril de 2008

U2 3D

U2 3D

Filmado na América do Sul durante a digressão “Vertigo”, “U2 3D” dá continuidade à utilização da tecnologia por parte da banda para criar experiências multi-sensoriais excepcionais.

“Bono queria chegar a um local mágico” com a criação de “U2 3D” diz a realizadora Catherine Owens; o objectivo dele era intensificar os sentimentos já de si de êxtase, evocados pelos concertos dos U2.

O filme, realizado principalmente pela artista irlandesa Catherine Owens, e Mark Pellington, que co-realizou a filmagem ao vivo e proporcionou apoio criativo inestimável durante a pós-produção, ambiciona também capturar a relação entre os membros da banda e a resposta ressonante dos seus fãs.

Sendo a primeira produção digital 3D, multi-câmara em tempo real, o filme foi trazido à vida por 3ality Digital, que filmou mais de 100 horas de imagens com a maior colecção de câmaras com tecnologia 3D alguma vez utilizada num único projecto.

Realização: Catherine Owens, Mark Pellington
Com: Bono, Adam Clayton, Larry Mullen Jr., The Edge
EUA, 2007
85 min
Data de estreia: 3 de Abril de 2008

AUTÓPSIA DE UM CRIME




Milo Tindle (Jude Law), um jovem actor desempregado, dirige-se à mansão de campo do bem sucedido escritor de romances policiais Andrew Wyke (Michael Caine) para lhe confessar que tem mantido um romance com a sua mulher.

Andrew afirma aguardar há muito por aquele momento - que considera ideal para cometer o crime perfeito - e propõe a Milo que este roube as jóias do cofre da sua mansão, ficando o dinheiro do seguro para Andrew e as jóias e a sua mulher para Milo.

Milo acede ao desafio mas cedo percebe que aquilo que parecia um simples e inconsequente jogo elaborado por um escritor obcecado por romances policiais pode, afinal, ter consequências trágicas… e inicia-se uma batalha de génios entre os dois onde nada é o que parece.

Com Michael Caine e Jude Law nos principais papéis, «AUTÓPSIA DE UM CRIME» é um remake do clássico de Joseph L. Mankiewicz com realização do conceituado Kenneth Branagh e argumento do dramaturgo galardoado com o Prémio Nobel da Literatura Harold Pinter.

Realização: Kenneth Branagh
Com: Michael Caine, Jude Law
EUA, 2007
86 min
Data de estreia: 3 de Abril de 2008