13 maio 2006

CÓDIGO DA VINCI


O filme O CÓDIGO DA VINCI tem a sua estreia mundial programada para o próximo dia 19 de Maio. Como agora em Portugal as estreias são à quinta feira vamos poder vê-lo nas nossas salas um dia antes. Se o livro foi polémico, parece que o filme está a ser ainda mais; Muitas organizações católicas já preparam várias formas de boicote. Agora que parecia que a igreja católica parecia começar a ganhar bom senso começando a aceitar o preservativo, decidem entrar numa guerra que só podem perder. Isto porque não aprenderam lições anteriores, quanto mais se crítica mais publicidade se dá a um filme ou a um livro. Foi assim com "A ULTIMA TENTAÇÂO DE CRISTO", um dos melhores de Scorcese; ou com "JE VOUS SALUE MARIE" de Godard, lembram-se que Kruz Abecassis à data Presidente da Câmara de Lisboa ameaçou entrar no cinema e partir tudo? Muito do sucesso desses filmes veio exactamente da polémica, se não fosse o tema controverso e o barulho que se levantou à volta do "Código Da Vinci" hoje Dan Brown seria apenas mais um banal escritor.
A Opus Dei, organização católica visada no livro considera o filme ofensivo, no entanto em Portugal não vão promover nenhum protesto contra o filme, pelo menos esses têm bom senso. Mais noticias aqui no Diário Dígital

Mais uma acha para a fogueira: O Reitor do Santuário de Fátima afirma que adultério é uma «semi-prostituição»
Claro que eu não defendo o adultério mas também é um pouco de mais.
Este post vem também no blog Bairro Do Amor

2 comentários:

Anónimo disse...

Manif contra “Je Vous Salue, Marie” - 1985

Bloco de notícias na RTP1, 1 de Julho de 1985. A libertação de 39 reféns norte-americanos em Beirute, ocorrida na tarde de dia 1, e a manifestação encabeçada por Krus Abecassis, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, contra a exibição, na Cinemateca, do polémico “Je Vous Salue, Marie”, de Godard (manif ocorrida na noite anterior), destacavam-se neste bloco de notícias.
RTP1, 01.07.1985

http://www.youtube.com/watch?v=9mFPZOPZxL0

papagueno disse...

Anónimo: Muito obrigado por esta preciosidade. Lembro-me bem desta triste cena do Abecassis.
Um abraço.