18 março 2007

FUR UM RETRATO IMAGINÁRIO DE DIANE ARBUS



Depois da estreia de "A Secretária", o filme revelação de Steven Shainberg, o realizador lança agora um arrebatador retrato imaginário da artista visionária Diane Arbus.
Semelhante a uma fotografia actual de Arbus que nos leva por mundos estranhos e desconhecidos, o filme explora a transformação de uma mulher tímida numa das mais poderosas e originais artistas mundiais.
Nicole Kidman (Vencedora de Óscar da Academia) interpreta o papel de Diane Arbus, uma esposa fiel e uma mãe devota cujo talento inato e obsessões sombrias estão profundamente em conflito com a vida convencional que leva em 1958, em Nova Iorque.
Robert Downey Jr. (Nomeado para Óscar da Academia) interpreta o papel de Lionel, o novo e enigmático vizinho de Diane que a ajuda no início do seu percurso a se tornar na artista que ela estava destinada a ser.

Inspirado na obra de Patricia Bosworth “Diane Arbus: A Biography”, “FUR” presta homenagem a uma brilhante e talentosa artista que desafiou as noções reconhecidas de beleza e fealdade, e que para sempre mudou a fotografia através das suas técnicas e conteúdos radicais.

Competentemente, Shainberg e a argumentista Erin Cressida criaram “FUR” não como um filme biográfico, mas como algo diferente, único e misterioso que combina aspectos reais da vida de Arbus com personagens inventadas e uma narrativa imaginária.
É uma nova forma de abordar cinematograficamente o retrato de uma pessoa historicamente importante e capta o verdadeiro dilema de uma dona de casa em 1958 dividida entre o amor pelo marido e filhos e a profunda necessidade de criar e explorar.
Brilhantemente representado por Kidman e Downey, esta é uma história sobre a auto-descoberta artística e uma aventura num mundo de fantasia que é igualmente emocionante, assustador e principalmente tocante.

Realização: Steven Shainberg
Com: Nicole Kidman, Robert Downey Jr., Ty Burrell
EUA, 2006
Estreia: 15 de Março de 2007

Sem comentários: