11 março 2007

O BOM ALEMÃO

O BOM ALEMÃO

Em O BOM ALEMÃO encontramos de novo Steven Soderbergh no seu melhor, evocando o espirito dos antigos melodramas de guerra, tão populares no final da década de 40 do século passado. A excelente fotografia a preto e branco não só enquadra as imagens de arquivo com as cenas filmadas em estúdio como também confere um cliuma mais denso, muito próprio dos velho "film noir". Durante o filme são óbvias algumas piscadelas a clássicos imortais como CASABLANCA, a cena final da despedida no aeroporto é quase uma apropriação descarada do filme de Curtiz. Clooney quase passa por um Bogart ciníco que fecha os olhos a toda a miséria humana à sua volta para tentar reencontrar o seu amor perdido. Em ambos os filmes há o reencontrar de grandes paixões assombrados sempre pelo regresso do marido que é preocurado por toda a gente. Em O BOM ALEMÃO a evocação dos clássicos não se fica por aqui; é a grande interpretação de Cate Blanchet numa figura de mulher fatal, alembrar uma reincarnação de Dietrich em A FOREIGN AFFAIR de Billy Wilder, 1948, filme cuja acção também tem lugar nas devastadas ruas da Berlin do pós-guerra. Blanchet com a sua aparente frágil beleza encarna a figura de uma mulher fatal que intenta um perigoso jogo do gato e do rato entre os russos e os americanos para tentar fugir de Berlin onde receia ser perseguida pelo seu passado.


Berlim 1945.O correspondente de Guerra Jake Geismer (GEORGE CLOONEY) acabou de chegar para fazer a cobertura da Conferência de Paz de Potsdam, onde os líderes Aliados irão determinar o destino dos vencidos e de uma nova Europa recém libertada…e de caminho tentarem ficar com qualquer espólio de valor que tenha sobrado.
Não é a primeira visita de Jake a Berlim. Anteriormente, ele chefiou um escritório de correspondentes na cidade. E apaixonou-se. Mas tudo isso parece ter acontecido numa vida passada à medida que passa por toda a devastação durante a viagem até ao hotel na zona Americana.
O motorista de Jake, o Cabo Tully (TOBEY MAGUIRE), aparenta o charme habitual dos habitantes das pequenas cidades Americanas – um rapaz do Midwest, ansioso por agradar e de boa índole. Na realidade, é corrupto até ao tutano, pronto a negociar qualquer coisa ou qualquer pessoa desde que isso lhe proporcione lucro. Mas isso é habitual na Berlim do pós-guerra. Todos têm um segredo. Todos tentam obter o que precisam: dinheiro, poder, sobrevivência...ou apenas um modo de sair da cidade.
Os negócios de Tully no mercado negro não interessam a Jake, mas a sua namorada sim. Lena Brandt (CATE BLANCHETT) é a antiga paixão de Jake mas, de algum modo, ela também mudou e já não é o tipo de pessoa que ele conheceu. A guerra, as dificuldades do dia-a-dia na cidade em ruínas e os segredos que carrega transformaram-na para sempre.
Quando Tully acaba na zona Russa com 100.000 marcos no bolso e uma bala nas costas, Jake é empurrado para o mistério desta morte e para o mistério ainda maior que levou quer os Americanos, quer os Russos a fingirem que nada se passou.
Quanto mais avançam as suas investigações, mais ele se aproxima de Lena. Jake descobre ser impossível desenterrar a verdade num tempo e num lugar em que as pessoas ainda estão a recuperar dos horrores da guerra e desesperadas para salvar a sua humanidade à sombra da insuportável verdade sobre tudo o que fizeram para sobreviver.

Realização: Steve Soderbergh
Com: George Clooney, Cate Blanchett, Tobey Maguire
Fotografia: Preto e Branco
EUA, 2006
Estreia: 8 de Março de 2007

Sem comentários: