13 setembro 2007

O SABOR DA MELANCIA e CHINA, CHINA



O SABOR DA MELANCIA

Os canais de televisão estão a aconselhar a população a economizar diariamente e a beber sumo de melancia. Mas, como sempre, as pessoas encontram as suas próprias soluções para a seca.

Shiang-Chyi enche secretamente garrafas nas casas de banho públicas, enquanto Hsiao-Kang toma banhos nocturnos num reservatório de água no topo de um prédio. Eles deslocam-se como nuvens, sem nunca se tocarem. A sobrevivência é dura, mas a solidão é insuportável.

Shiang-Chyi encontra uma melancia e no mesmo dia encontra Hsiao-Kang. Ela lembra-se de lhe ter comprado um relógio quando ele trabalhava como vendedor de rua. Agora, ele é actor pornográfico, mas ela não sabe. Ela não o vê desde que lhe comprou o relógio e não faz ideia do que faz ele perto do seu prédio.

Eles apaixonam-se. Duas nuvens que se tocam…

Realização: Tsai Ming-liang
Com: Lee Kang – Sheng, Chen Shiang – Chyi, Lu Yi – Ching, Yang Kuei – Mei, Sumomo Yozakura
França/Taiwan, 2005
Estreia: 13 de Setembro de 2007
CHINA, CHINA

China desce as escadas em direcção ao Martim Moniz, em Lisboa.
"China, China!", gritam as crianças quando ela passa. China vai voar. Fugir para longe ao amanhecer. Ela só quer ser feliz. Mas China bebe o seu próprio veneno. Bebe-o até ao fim.Por vezes o ar parece carregado de mal e o purgatório um jardim infantil.

"China China" de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, é a história de uma rapariga chinesa que vive em Lisboa e sonha com Nova Iorque, no microcosmos que é o Martim Moniz, uma das mais belas curtas da produção portuguesa recente.

Realização: João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata
Com: Chen Jialiang, Chen Jie, Luís Rafael Chen
Portugal, 2007
Curta-Metragem
Estreia: 13 de Setembro de 2007, a ser exibido com o filme "O Sabor da Melancia".

Sem comentários: