24 novembro 2007

LUZES NO CREPÚSCULO


LUZES NO CREPÚSCULO


«Luzes no Crepúsculo» conclui a trilogia iniciada por “Nuvens Passageiras” e “Um Homem sem Passado”.
O primeiro filme da trilogia foi sobre o desemprego, o segundo sobre os desalojados, e o tema de «Luzes no Crepúsculo» é a solidão.
Como o pequeno vagabundo de Chaplin, o protagonista, um homem chamado Koistinen, procura no duro mundo uma pequena brecha pela qual possa rastejar.
No entanto, tanto os seus semelhantes como o aparato da sociedade sem rosto fazem questão de esmagar as suas modestas esperanças, uma após outra.
Elementos criminosos exploram a sua ânsia por amor e a sua posição de guarda-nocturno num roubo que executam, deixando Koistinen abandonado às consequências.

Tudo isto é feito com a ajuda da mulher mais apelativa desde “All About Eve” de Joseph L. Mankiewicz. E eis como Koistinen é privado do seu emprego, da sua liberdade e dos seus sonhos.
Felizmente para o nosso protagonista que o autor do filme tem a reputação de ser um velho de coração mole, portanto podemos assumir que há uma centelha de esperança iluminando a cena final.

****** "A minha alma não poderia tolerar o género de realismo agreste necessário para descrever a moderna cidade de Helsínquia – sinto-me como se fosse forçado a ir contra um muro de pedra. Sinto-me, também, forçado a redesenhar todas as cidades escondidas em várias décadas.
Não consigo mostrar um carro moderno porque eles são tão feios e impessoais. Consegui fotografar Londres e Paris sem mostrar um único carro e, apesar disso, os meus filmes passam-se nos tempos modernos.
Defendo uma câmara que se identifique com os cenários da época que são descritos – e que represente essa época em toda a sua selvajaria."
Aki Kaurismäki

Realização: Aki Kaurismäki
Com: Janne Hyytiäinen, Maria Järvenhelmi, Maria Heiskanen, Ilkka Koivula
Finlândia/Alemanha/França, 2006
78 min
Estreia: 22 de Novembro de 2007

Sem comentários: