26 janeiro 2007

DIAMANTE DE SANGUE



Finalmente, o filme da semana, BLOOD DIAMOND está nomeado para 5 Óscars, incuíndo Melhor Actor Principal e Melhor Actor Secundário. Depois de o ver, mudo mesmo a minha opinião, e acho que Djimon Hounsou merece a estatueta para Melhor Secundário. Quanto a DiCaprio, posso dizer que já me esqueci que ele era aquele tipo de carinha laroca do TITANIC. Ser actor não é só fazer de conta, há uma grande preparação por detrás de cada personagem e DiCaprio deve ter perdido muito tempo para aperfeiçoar aquele sotaque africano. Danny Archer, é o tipico anti-herói americano; um cínico que parece apenas interessado num bom lucro mas que no fim é capaz de praticar belos actos de altruísmo.
Sim, é um filme de acção, é violento. Mas a violência tem de fazer parte de uma história sobre a guerra. O filme tem excelentes cenas de acção, contextualizadas com a narrativa. Não tem cenas de enchouriçadas só para encher o olho do espectador.

“Diamante de Sangue” é a história de Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-mercenário do Zimbabué, e de Solomon Vandy (Djimon Hounsou), um pescador da tribo Mende. Ambos são africanos, mas tanto a sua história de vida como as circunstâncias em que vivem não podem ser mais diferentes do que são até que os seus destinos se unem numa luta comum pela recuperação de um raro diamante rosa, uma pedra preciosa que tanto pode transformar uma vida… como ditar o seu fim.
Solomon, que foi retirado à família e obrigado a trabalhar nas minas de diamantes, descobre a extraordinária pedra preciosa e esconde-a com grande risco, pois sabe que, se for descoberto, será imediatamente morto. Mas Solomon sabe também que o diamante pode não só permitir-lhe salvar a mulher e as filhas, condenadas a viver como refugiadas, mas também ajudá-lo a libertar o filho, Dia, de um destino ainda pior: o de menino-soldado.
A história do diamante escondido de Solomon chega aos ouvidos de Archer, que ganha a vida a trocar diamantes por armas, quando este se encontra preso por contrabando. Archer sabe que a descoberta de um diamante como aquele só acontece uma vez na vida e que o seu valor é suficiente para o libertar de África e do círculo de violência e corrupção em que tem sido uma das figuras de proa.
Surge então Maddy Bowen (Jennifer Connelly), uma jornalista americana, cheia de ideais, que está na Serra Leoa para descobrir a verdade por detrás das guerras provocadas pelos diamantes e pôr a nu a cumplicidade dos cabecilhas da indústria dos diamantes para quem os lucros contam mais do que os princípios. Maddy procura Archer como fonte para o seu artigo, mas rapidamente descobre que é ele que verdadeiramente necessita dela.
Com a ajuda de Maddy, Archer e Solomon iniciam uma perigosa viagem pelo território dos rebeldes. Archer precisa que Solomon descubra e recupere o valioso diamante rosa, mas Solomon anda à procura de algo mais precioso: o seu filho.

Realização: Edward Zwick
Com: Leonardo DiCaprio, Jennifer Connelly, Djimon Hounsou
EUA, 2006
Estreia: 25 de Janeiro de 2007

Sem comentários: