26 maio 2007

DIAS DE GLÓRIA




Mudaram o destino da Europa mas a História esqueceu-os... até hoje.

Alimentados pelas suas próprias ilusões, quatro nativos das colónias apresentam-se como voluntários ao exército francês, para lutar nos campos de batalha de África e Europa.

Além de enfrentar os nazis, deverão sofrer a intolerância e o racismo dos seus companheiros, seus superiores e seus supostos aliados.
Tudo na sua luta por um dia de glória.

"DIAS DE GLÓRIA" trata de um tema extremamente pertinente à actualidade, relatando uma história oculta durante décadas sobre como um exército aliado recrutou jovens nativos das suas colónias para utilizá-los como carne de canhão na II Guerra Mundial.

Uma grande produção de aproximadamente 15 milhões de euros vista por mais de 3 milhões de espectadores em França, o filme que estreou em França como líder de bilheteiras e gerou forte comoção nesse país, levando o seu presidente Jacques Chirac e o primeiro-ministro Dominique de Villepin a anunciarem mudanças na política social francesa com relação aos militares combatentes de suas colónias.

Realização: Rachid Bouchareb
Com: Jamel Debbouze, Samy Naceri, Roshdy Zem, Sami Bouajila, Bernard Blancan
França/Marrocos/Argélia/Bélgica, 2006
Estreia: 24 de Maio de 2007

2 comentários:

Anónimo disse...

and.....salvatore albelice opinion......?

Instante disse...

No fundo, fundinho mesmo, a Europa sempre foi intolerante... e enquanto estivermos convencidos que não o somos, nada, mas mesmo nada mudará.