20 julho 2008

ABRIGO


ABRIGO

A narrativa desenvolve-se em torno de três personagens: Anna (Maria de Medeiros), uma mulher da alta burguesia, na casa dos 30, co-proprietária de uma fábrica de família no Nordeste de Itália, está sentimentalmente envolvida com Mara (Antonia Liskova), uma jovem de 25 anos, que trabalha como operária na fábrica. De regresso de umas férias românticas na Tunísia, Anna e Mara descobrem que trouxeram mais alguém na bagagem: Anis (Mounir Ouadi), um rapaz magrebino, em fuga do seu país de origem.
Anis, como muitos dos seus contemporâneos, é atraído pela Europa na expectativa de uma vida melhor. Pouco tempo depois deste encontro casual, favorecido pelo desejo inconfessado de Anna de ter um filho, Anis é acolhido em casa das duas mulheres. Mara, operária na fábrica da família de Anna, não confia nele, e mal suporta a sua intrusão em casa. Apesar disso, com o tempo, os três parecem encontrar um frágil equilíbrio doméstico.
O mundo exterior, porém, irá minar a estabilidade desta família fortuita: Anna tem de aturar a fria reprovação da mãe, e Mara, o desprezo do pai prestes a morrer. Enquanto isso, Anis tenta adaptar-se à sua nova vida à medida que procura entender o facto de duas mulheres solteiras dormirem na mesma cama.
A morte do pai de Mara quebra o precário equilíbrio do triângulo, enquanto o terno atrevimento de Anis desencadeia uma série de ciúmes e suspeitas no casal feminino, que o levam a perder o paraíso que acabava de conquistar. Anna tenta retomar o controlo da situação, mas acaba por se tornar vítima das suas próprias acções.

Realização: Marco Simon Puccioni
Com: Maria de Medeiros, Anna Liskova, Mounir Ouadi, Vitaliano Trevisan, Gisella Burinato
Itália/França, 2007
100 min
Data de estreia: 17 de Julho de 2008

Sem comentários: