23 julho 2008

EU SERVI O REI DE INGLATERRA




Jan Dite é baixo em altura, mas com ambições elevadas. Para não ir mais longe, o jovem criado da província quer ser milionário!
E sabe precisamente como chegar lá: ouvindo tudo, vendo tudo e usando o que viu e ouviu.

Armado com estes conhecimentos e um irreprimível desejo de agradar, deixa o seu primeiro emprego, num bar, para ir para um bordel de luxo e finalmente para um elegante restaurante de Arte Nova de Praga.

Mas estamos no final dos anos 30 e a situação está a mudar: Hitler já tomou a Sudetenlândia e está a destroçar a Checoslováquia.
Jan apaixona-se por Lisa, uma alemã orgulhosa do seu sangue ariano. Casam e quando Lisa regressa da frente, tem uma fortuna em selos raros que os judeus “deixaram para trás”... Depois da morte pouco heróica de Lisa, Jan vende os selos e torna-se… milionário.

Mas Jan tem apenas três anos para gozar a fortuna: o novo regime Comunista põe-no atrás das grades durante quinze anos, um por cada um dos seus milhões…

Depois de libertado, Jan é mandado para uma decrépita cidade fronteiriça, abandonada pelos alemães.
Aí encontra finalmente o tempo necessário para pensar nos acontecimentos que moldaram a sua vida – e para reflectir no que poderia ter acontecido, se tivesse tido um papel diferente nesses eventos...

Realização: Jiri Menzel
Com: Ivan Barnev, Oldrich Kaiser, Julia Jentsch, Martin Huba, Marián Labuda, Milan Lasica
Rep. Checa/Eslováquia, 2006
120 min
Data de estreia: 24 de Julho de 2008

Sem comentários: