10 dezembro 2005

Clint Eastwood Recebe Prémio de Carreira da DGA



Clint Eastwood vai receber em 2006 o prémio de carreira atribuído pela Directors Guild of America. Este prémio é a recompensa por cerca de 35 anos de carreira como realizador. Este prémio foi atribuído pela primeira vez em 1953 a Cecil B. De Mille, ao longo destes 51 anos só 31 realizadores receberam este prémio, Clint entra assim na restrita lista dos melhores realizadores da América.

Clint Eastwood nasceu no dia 31 de Maio de 1930 em S. Francisco na Califórnia. aos 25 anos(1955) tem a sua primeira aparição cinematográfica no filme Revenge of The Creature; sequela de The Creature of the Black Lagoon, um clássico dos filmes de montros da década de 50. Por curiosidade, este último filme teve à alguns anos uma emissão especial em 3D na RTP. Até 1959 Clint vai aparecendo em pequenos papéis ou apenas como figurante. É neste ano que o realizador de Revenge of the Creature, Jack Arnold, o convida para o papel principal na série Rawhide. Foi esta série que levou Sérgio Leone a escolher Clint para protagonista da sua trilogia do Cowboy sem Nome: Por um Punhado de Dólares, Por Alguns Dólares Mais e O Bom o Mau e o Vilão. A sua carreira como actor de acção estava lançada. Em 1971 a sua image de homem de acção tem um novo impulso com a estreia da sua personagem mais famosa; o dectetive Dirty Harry no filme de Don Siegel com o mesmo nome.
1971 marca também a sua estreia como realizador, Play Misty For Me: Um grande fime de suspence, Clint é um famoso DJ de uma rádio que é perseguido por uma fã obsessiva. Durante vários anos vai realizando filmes de acção, nomeadamente Westerns como High Plains Drifter; um grande western onde Clint faz de um misterioso pistoleiro sedento de vigança que chega a uma pequena terreola povoada por alguns habitantes bem mesquinhos, que é aterrorizada por 3 violentos criminosos. Em 1982 realiza o belíssimo mas incompreendido Honkytonk Man. Em 1988 regressa aos grandes filmes com Bird: Forest Whitaker compõe uma tocante biografia do genial Charlie Parker. Em 1992 surge finalmente o reconhecimento da Academia ao vencer o Óscar para melhor filme, melhor realizador e a nomeação para melhor actor com Unforgiven, o seu melhor western como realizador. Nos anos seguintes continua a realizar grandes filmes, intercalando o drama com a acção em obras como: Um Mundo Perfeito(1993), o emotivo As Pontes de Madison County(1995), o thriller político em Poder Absoluto(1997), True Crime(1999), Meia Noite no Jardim do Bem e do Mal(1997), Crime Real(1999), Space Cowboys(2000), Dívida de Sangue(2002), o fabuloso Mystic River(2003). Participa também num episódio da série documental The Blues de Martin Scorcese intitulado Piano Blues. Em 2004 a Academia volta a reconhecer o seu génio premiando Million Dollar Babby; uma obra de arte com o mundo do boxe como pano de fundo para uma história sobre o sucesso e o desfazer de um sonho.
Neste momento o realizador deve estar a acabar o seu próximo projecto: The Flags of our Fathers, uma epopeia histórica e patriota que conta a história dos 6 homens que levantaram a bandeira nacional em Iwo Jima no Pacífico, durante a II Guerra Mundial.
Western, Policial, Comédia, Bélico ou Drama, seja qual for o género, Clint está sempre à vontade em todos eles. Foi durante muito tempo subvalorizado por fazer e interpretar filmes de acção mas devido à sua tenacidade e grande talento é hoje um dos melhores realizadores americanos. É também o ultimo dos grandes realizadores clássicos de Hollywood.

1 comentário:

Anónimo disse...

Trabajó con Marianne Koch