29 dezembro 2005

Odete


O AMOR É MAIS FORTE QUE A MORTE

ODETE
Dois jovens, Pedro(João Carreira) e Rui(Nuno Gil) beijam-se à porta de uma discoteca, trcam juras de amor e fidelidade. Rui entra na discoteca onde trabalha, Pedro afasta-se de carro e sofre um brutal acidente de viação, morre nos braços do namorado. Nesse momento perde toda a vontade de viver.
Do outro lado da cidade Odete(Ana Cristina de Oliveira) sonha em ter um filho. O namorado Alberto, não quer compromissos, abandona-a. Sózinha, Odete transforma o seu sonho de ser mãe em obsessão. Odete mal conhecia Pedro, apesar deste morar no andar de cima. Só e deprimida chora a morte do vizinho, é quando o fantasma de Pedro começa a chamá-la.
Odete é a segunda longa metragem de João Pedro Rodrigues cinco anos depois do excelente; Fantasma. João não foge de algumas características do filme anterior como os fantasmas da solidão ou a homossexualidade. Odete conquistou uma menção honrosa na Quinzena dos realizadores em Cannes.

Pena é que procurei por todo o lado e não consegui encontar um site oficial para este filme. Na IMDB há muito pouca informação. O site da produtora Rosa Filmes ainda se encontra inactivo. O melhor sítio para procurar alguma informação que encontrei foi em Quinzaine des Realizateurs. Apesar da promoção feita nos jornais e um pouco na tv, nomeadamente na 2, é muito pouco para divulgar um filme português.

Sem comentários: