01 fevereiro 2006

BEIJOS À CINEMA

ATÉ À ETERNIDADE DE FRED ZINNERMANN

Fevereiro é o mês dos namorados, a pensar nisso os programadores da Barata Salgueiro criaram um ciclo sobre os beijos no cinema.
O ciclo começa já hoje com uma das obras maiores de Hitchcock DIFAMAÇÃO, um dos beijos históricos do cinema entre Cary Grant e Ingrid Bergman; John Ford disse do seu O HOMEM TRANQUILO que continha o "mais belo beijo da história do cinema" entre John Waine e Maureen O'Hara, vão lá para conferir. Tem pelo menos uma das mais memoráveis cenas de pancadaria de Hollywood. A GRANDE PARADA um belo mudo de King Vidor; UM BEIJO DEFRONTE DO ESPELHO de James Whale; Um dos mais famosos Westerns DUELO AO SOL de King Vidor teve um dos beijos mais pólémicos de sempre, foi um beijo de língua, inédito até à época nos EUA, Gregory Peck e Jennifer Jones; O RIO SAGRADO, um dos grandes filmes do mestre Renoir. Robert Aldrich trás uma obra prima do film noir com uma adaptação de Mickey Spillane com o seu famoso detective Mike Hammer, o filme chama-se O BEIJO FATAL. A CASA ENCANTADA, Hitchcock, Gregory Peck e Ingrid Bergman às voltas com Freud e a psicanálise; UM BEIJO AO MORRER de Gerd Oswald; CAMILLE de George Cukor; DAQUI ATÉ À ETERNIDADE de Fred Zinneman, Pearl Harbour antes do ataque numa grande história com mais um beijo polémico e uma cena tórrida de amor entre Burt Lancaster e Deborrah Kerr, o filme conta ainda com um grande elenco: Montgomery Clift, Frank Sinatra, Donna Reed e Ernst Borgnine. VIDAS EM JOGO de Taylor Hackford, filme que ficou famoso pela balada charoposa de Phill Collins. Aconselho antes a ver a versão original da autoria de Jacques Torneau, OUT OF THE PAST não está em programa mas é brilhante.
O ciclo acaba com um dos meus filmes de eleição: TER E NÃO TER de Howard Hawks. neste filme dá-se o mítico encontro entre Bogart e Laureen Bacall. É o filme com um dos diálogos mais famosos do cinema quando Slim (Bacall) se volta para Steve (Bogart) e diz: "Se precisares de mim assobia... Sabes como se faz, é só por dois dedos na boca e soprar".

2 comentários:

Anónimo disse...

Hoy cumple 1 año este bello espacio llamado Culturas
Paso a dejar un saludo de parte de Guerreiro da Luz & Freyja y a darles las gracias por la compañía.
Y a invitarlos a seguir compartiendo con la Cultura y por la Cultura

Un abrazo de Guerreiro da Luz & Freyja

Anónimo disse...

Oi, gostei do seu blog.

Administro um blog que fala de beijos, o nome é beijo livre - ONG que incentiva a prática do beijo como demonstração de afeto.

Gostaria muito de divulgá-lo aqui, faz uma visitinha.

Obrigada Vanessa

www.beijolivre.blogger.com.br