09 fevereiro 2006

FESTIVAL DE CINEMA DE BERLIM, 56ª EDIÇÃO


Começa hoje um dos principais festivais de cinema da Europa, O FESTIVAL DE BERLIM.
O cinema político é uma das áreas dominantes com filmes como SYRIANA (George Clooney, nomeado para o Oscar de melhor actor) que estrea em Portugal na próxima quinta feira e ROAD TO GUANTANAMO de Michael Winterbottom (sim o mesmo do magnífico 24 HOUR PARTY PEOPLE). Enquanto o primeiro é um thriller político sobre a indústria petrolífera, o segundo é um telefilme, parte documentário, parte drama que narra a detenção de 3 muçulmanos na base cubana de Guantánamo. O filme denúncia as sistemáticas violações dos direitos humanos cometidas na famosa prisão. Ambos os filmes prometem desde já bastante polémica.
Também em exibição em Berlim está o novo dos irmãos Wachowski, os mesmos de MATRIX; V FOR VENDETTA Natalie Portman e o inevitável Hugo Weaving, o Agent Smith da saga MATRIX. A fechar a edição deste ano vai estar a estrea de um velho clássico de que eu já aqui falei PAT GARRET & BILLY THE KID de Sam peckinpah, um "directors cut", ou seja a versão original do realizador aqui completamente restaurada. Opurtunidade de rever um dos clássicos filmes malditos de um dos maiores rebeldes de Hollywood.
Vai também haver dois Ursos honorários para o realizador e argumentista polaco Andrzej Wajda e para o actor britânico Sir Ian McKellen.
PROJECÇÕES PARALELAS:
Mulheres de Sonho, Estrelas de cinema dos anos 50; As grandes divas dos anos 50 vão estar presentes em mais de 50 filmes: Elizabeth Taylor, Sophia Loren, Ingrid Bergman, Lana Turner, Grace Kelly, Anna Magnani e Brigitte Bardot entre muitas outras.
PANORAMA: Uma secção dedicada ao cinema independente,
BREAKFAST ON PLUTO de Neil Jordan ou THE PROPOSITION, um western australiano de John Hillcoat com argumento de Nick Cave.
20 anos de cinema Gay Lésbico Bisexual e Transgender: Esta edição marca os 20 anos do prémio Teddy atribuído paralelamente ao Urso para filmes de temática GLBT. Vai haver rectrospéctiva dos vencedores do prémio ao longo destes 20 anos, entre os quais estão o famoso e tão polémico, quando passou na nossa televisão, A LEI DO DESEJO de Pedro Almodovar, o filme que deu António Banderas a conhecer ao resto do mundo.

Sem comentários: