02 fevereiro 2006

O LEOPARDO

O LEOPARDO de Luchino Visconti
A completar as estreias está uma reposição: O LEOPARDO do realizador italiano Luchino Visconti, está de regresso ao grande ecran na versão italiana completamente restaurada. Este filme originalmente lançado em 1963 trás a oportunidade para os mais jovens poderem ver 3 grandes actores em acção: Burt Lancaster, Alan Delon e Claudia Cardinali. Por curiosidade também está lá num papel secundário Terence Hill, o famoso Trinitá. Também a ter em atenção a trilha sonora do compositor Nino Rota, nome mítico que trabalhou nas maiores obras do cinema italiano.
1860 Garibaldi inicia a unificação de Itália, D. Fabrizio (Lancaster) é um rico aristocrata que luta para manter o seu "status". Tancredo (Delon) é o sobrinho de Fabrizio que decide juntar-se aos rebeldes para tentar que a sua família não sofra com o novo poder. É quando D. Fabrizio conhece Don Calogero (Paolo Stoppa) um rico proprietário que com a nova conjuntura vê o seu poder e influência aumentar. Entretanto Tancredo apaixona-se por Angelica (Cardinali), a filha de D. Colagero, Esta é a oportunidade do velho D. Fabrizio de ver a sua riqueza aumentada e de D. Colagero ver o nome da sua família entrar para a nobreza.
O LEOPARDO é um Visconti tardio, da fase de ROCO E SEUS IRMÃOS, o neo-realismo dos tempos do magistral, LA TERRA TREMA, ficara já à muito para trás. IL GATOPARDO é uma obra imperdível para qualquer cinéfilo.

Sem comentários: