31 março 2006

CAIXA PETER WEIR


Já está nas lojas a Caixa Peter Weir, uma edição especial que incluí 3 das melhores obras do grande cineasta australiano.
Cada DVD além do filme tráz também alguns extras muito bons. Em vez de três podiam juntar mais um e incluír PICNIC AT HANGING ROCK, talvez o mais belo filme australiano que eu conheço.
GALLIPOLI
Este nome é uma mancha na memória colectiva do povo australiano. Gallipoli fica na Turquia e foi o local de uma das mais sangrentas batalhas da I Guerra Mundial. Quase toda a força expedicionária australiana foi dizimada nessa mesma batalha. Archy (Mark Lee) e Frank (Mel Gibson) são dois corredores que se alistam no exército e partem para combater na Turquia. Em Gallipoli uma má decisão das altas patentes militares vai por à prova todas as suas capacidades e desencadear uma autêntica chacina entre as forças australianas e inglesas. O filme conta com um jovem Mel Gibson que até à altura apenas era conhecido por ter figurado, dois anos antes, num violento filme de acção chamado MAD MAX. no mesmo de Gallipoli Gibson rodaria a sequela de uma série que hoje é considerada de culto.
AUSTRÁLIA 1981
Com: Mark Lee, Bill Kerr e Mel Gibson


Quanto a Harrisson Ford o protagonista deste filme, já era um actor bem famoso e que tinha tido a sorte ou o talento de ter participado nos maiores exitos de bilheteira da América pelas sagas STAR WARS e INDIANA JONES. Para Peter Weir esta foi a sua estreia americana e um dos melhores policiais do cinema. Ford é o detective da polícia John Boock que ruma até uma comunidade Hamish para proteger uma criança (Lukas Haas) que foi testemunha de um homícidio, o problema é que o caso se torna pessoal quando se apaixona por Rachel, a mãe do miúdo (Kelly McGillis). A cena de dança entre os dois apaixonados no celeiro ao som de "Wonderfull World" de Sam Coock é para mim a mais bonita do filme, digna de qualquer antologia. De referir que a música e todo o tipo de máquinas são proíbidas na religião Hamish, que tem um modo de vida típico do Séc XIX.
EUA 1985
Com: Harrison Ford, Kelly McGillis e Lukas Haas.

THE TRUMAN SHOW
O terceiro título da colecção é mais uma obra prima com um Jim Carrey formidável. Como é bom ver este actor longe dos habituais papeis de palhaço que o tornaram famoso. Carrey é Truman um homem normal, vendedor de seguros, que pensa levar uma vida normal. Até que um dia descobre que toda a sua vida não passa de um reality show televisivo.
EUA 1998
Com: Jim Carrey, Laura Linney e Noah Emmerich.

1 comentário:

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»