09 março 2006

OS FILMES DE TERRENCE MALICK


Produtor, realizador, argumentista e actor são alguns atributos deste brilhante cineasta. O problema de Malick é fazer poucos filmes, desde a sua primeira longa-metragem, BADLANDS de 1973 só realizou mais 3 filmes, já contando com O NOVO MUNDO. A sua carreira como realizador começa em 1969 ao realizar uma curta-metragem chamada LANTON MILLS. O filme contava já com actores de grande calibre como Warren Oates, Harry Dean Stanton e Paula Mandel aléwm do próprio Malick no papel principal. Entre 1971 e 1973 colaborou em 3 argumentos; DRIVE HE SAID realizado por Jack Nicholson em 1971, o seu nome não aparece nos créditos; DEAD HEAD MILLS de Vernon Zimmerman de 1972 e, também de 1972 POCKET MONEY de Stuart Rosenberg, um western em tom de comédia com Paul Newman e Lee Marvin. BADLANDS de 1973 é a sua primeira "longa" o argumento é também da sua autoria. No elenco cabiam estrelas como Martin Sheen, na época ainda um actor de TV que conheceria a glória em 78 com o magnífico APOCALIPSE NOW de Copolla, Sissy Spacek e Warren Oates. Malick dramatizou um famoso massacre ocorrido nas Badlands do Dakota quando uma adolescente e o seu namorado chacinaram toda a família dela e também alguns elementos da comunidade local. De espírito recatado e sempre avesso ao sistema de Hollywood só filma o que quer, por isso só voltou a realizar cinco anos depois.
À semelhança de BADLANDS com Martin Sheen, Malick vai pegar noutro jovem actor quase desconhecido para o seu novo filme Richard Gere o filme é DAYS OF HEAVEN. A acção situa-se na América rural do início do Século XX, Bill (Gere) e Abby (Broke Adams) fogem da pobreza da cidade para ir trabalhar para os campos. Com eles vai Linda (Linda Manz) uma adolescente que serve de narradora para a história. Conseguem arranjar trabalho na quinta de um agricultor(Sam Shepard), ao saberem que este está gravemente doente e tem pouco tempo de vida Bill convence Abby a casar com ele para depois herdarem a sua quinta. Assim acontece mas o agricultor parece não estar disposto a falecer tão cedo. Abby e Bill decidem então arranjar um modo de apressarem a morte deste. DAYS OF HEAVEN foi muito bem recebido pela crítica e público, mas como realizador marginal seria com muita dificuldade que Malick viria o seu talento reconhecido por Hollywood. Apesar de dois grandes filmes no activo e da melhor estreia de sempre com BADLANDS seriam precisos cercas de 20 anos para regresar ao cinema.
Em 1998 dá-se o regresso com aquela que, na minha opinião é a sua obra prima THE THIN RED LINE - A BARREIRA INVISIVEL. O nome de Malick foi suficiente para atrir um exército de estrelas de Hollywood que nem se importaram com papeis de segundo plano: Sean Penn(magnífico), Adrian Brody, James Caviezel, Ben Chaplin, George Clooney, John Cusak, Elias Koteas, Jared Leto, Nick Nolte, John Savage e muitos outros. O filme é baseado num romance de James Joyce e tem como pano de fundo a batalha de Guadalcanal. Além de retratar os horrores da guerra, Malick não esquece os dramas pessoais das personagens bem ilustrados pela figura do soldado Witt que não sabe o que está a fazer ali, e escapa-se constantemente para um retiro junto com os nativos da ilha. O seu comandante o sargento Welsh conhece bem Witt e encobre o mais poss~ivel as fugas do seu soldado. A BARREIRA INVISIVEL é um belíssimo filme de guerra com uma fotografia líndissima, foi comtemplado com sete nomeações para o Oscar em 1999, entre as quais: Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Argumento Adaptado, não ganhou nada. Perderia nesse ano a estauteta para melhor realizador a favor de Steven Spielberg em outro filme sobre a Segunda Guerra Mundial O RESGATE DO SOLDADO RYAN. 2005 é data do seu muito aguardado novo trabalho, vamos poder ver em Portugal a partir do próximo dia 6 de Abril de 2006: THE NEW WORLD - O NOVO MUNDO

Sem comentários: