14 junho 2006

OS MELHORES DA SEMANA

WINTER PASSING - ESTRANHOS EM CASA

Reese Holden (Zooey Deschanel), é uma actriz de teatro a quem um editor promete uma pequena fortuna pela publicação das cartas de amor que o seu pai, Don Holden (Ed Harris) um famoso romancista que vive fugido da sociedade, escrevera à sua falecida esposa, Mary, também uma aclamada escritora e mãe de Reese. Reese parte para a sua terra natal em busca do pai onde o encontra num estado deplorável a viver com dois inquilinos; uma antiga estudante universitária, Shelly (Amelia Warner) e um aspirante a músico, Corbit (Will Ferrell). De início não aprova nem o estilo de vida nem a companhia do pai, mas à medida que alguns segredos vão sendo revelados ela vai percebendo que se calhar tudo o que precisava esta ali.

Realização: Adam Rapp
Com: Ed Harris, Zooey Deschanel, Will Ferrell, Amelia Warner, Amy Madigan, Dallas Robert

EUA, 2005

A LULA E A BALEIA

«Este filme captura, com uma extraordinária proximidade, a estrutura relacional da família Berkman, na Brooklyn de 1986.
Bernard (Jeff Daniels), académico e escritor, e a sua insatisfeita mulher Joan (Laura Linney), aspirante a escritora, desistiram do seu casamento.
Os seus dois filhos, Walt (Jesse Eisenberg), de 16 anos e Frank (Owen Kline) de 12, lutam com os seus sentimentos confusos e conflituosos.
A experiência é uma terna, divertida e, em última análise, comovente passagem à idade adulta para Walt mas tortuosamente prematura para Frank.
As tensões emocionais e choques que surgem durante este período tão penoso para os Berkman, são retratadas com notável subtileza, descrevendo uma família em transição, que aprende a redefinir-se.»

Realização: Noah Baumbach
Com: Jeff Daniels, Laura Linney, Jesse Eisenberg, Owen Kline

EUA, 2005


POLITIKI KOUZINA - UM TOQUE DE CANELA

«A VIDA ESTÁ CHEIA DE AROMAS»

Não é habitual vermos um filme grego estrear em sala em Portugal. Que me lembre acho que nunca vi um filme grego, vi o magnífico ZORBA, mas esse é americano.

Com 40 anos, Fanis está prestes a alcançar o ponto de viragem da sua vida - uma viagem existencial que nem a sua ciência o poderá ajudar a realizar.
Conceituado professor de astrofísica, Fanis tem um fantástico relacionamento com os seus alunos, visto ele próprio ser também um estudante… um estudante da vida.
Vassilis, avô e seu mentor, é um homem especial com um dom único que marcou fortemente a sua infância. A viver em Istambul, este possui uma peculiar filosofia culinária, baseada nos conhecimentos e sabedoria ancestrais dos gregos e turcos.
Sem ver o avô desde os sete anos de idade, Fanis fica eufórico ao saber que este decide regressar à Grécia após tantos anos. A sua iminente visita torna-se num acontecimento muito especial na vida de Fanis.
Mas um telefonema a anunciar a doença súbita do avô irá alterar tudo. Fanis parte imediatamente para junto do avô, ao mesmo tempo que embarca numa viagem muito especial, a do seu passado.

Realização: Tassos Boulmetis
Actores: Georges Corraface, Ieroklis Michaelidis, Renia Louizidou, Stelios Mainas, Tamer Karadagli, Basak Köklükaya, Tassos Bandis, Markos Osse

Grécia/Turquia, 2003

Sem comentários: