02 junho 2006

PECKINPAH EM DVD

A QUADRILHA SELVAGEM
DUELO NA POEIRA - PAT GARRETT AND BILLY THE KID

Dois grandes filmes de um cineasta maior. Uma nova edição em DVD dos dois grandes westerns de Sam Peckinpah. Em DUELO NA POEIRA, Peckinpah travou um enorme braço de ferro contra os estúdios da MGM, perdeu essa guerra e foi obrigado a montar o filme num mês, com algumas cenas que foi obrigado a cortar e que podemos agora ver neste DVD. A fita ficou por isso conhecida como "a obra maldita" do realizador. Um western belo e trágico que marcou o fim de um género muito popular na América, o género só renasceria nos anos 80 com SILVERADOado e mais tarde com IPERDOÁVEL de Clint Eastwood. Kris Kristofferson está em grande no papel do famoso fora da lei, James Coburn é o agente da lei que o persegue. O cantor Bob Dylan é Alias uma espécie de narrador que está sempre presente nas cenas principais da história. Bob Dylan é também o autor da banda sonora do filme.
A QUADRILHA SELVAGEM
A obra prima do cineasta numa edição de "ouro" em DVD. Um hino ao western e com auma fabulosa sequência final de extrema violência que tanto teve de histórica como de polémica. No entanto esta violência faz parte da estética do filme, estética essa que fez escola, basta ver Tarantino, por exemplo ou o recente ESCOLHA MORTAL de John Hillcoat. Este DVD vem coroado com excelentes extras que infelizmente e incompreensívelmente não estão legendados. É algo que eu não percebo, tenho a colecção de westerns de Sérgio Leone que infelizmente também não tem extras legendados, gostaria de saber qual a razão, será que dá assim tanto trabalho, será mais caro? Se alguém souber que me explique, eu agradeço.

3 comentários:

Verena Sánchez Doering disse...

te vengo a saludar aqui, no me abrio blog-city
volvere para escuchar la cancion que me dices
un abrazo y gracias por tus saludos en Sucesos
que sea un lindo fin de semana
un abrazo


besos y sueños

Anónimo disse...

mario adorf no quiso interpretar la escena de degollar a una persona en grupo salvaje

Anónimo disse...

mario adorf was considered for the part of mapache, turned down the role of general mapache, he felt the character was too violent