27 agosto 2006

CAIXA SAMUEL FULLER

Conhecem Samuel Fuller(1912-1997)? Foi um dos melhores realizadores americanos do século passado, e o seu último filme foi mesmo rodado entre nós, RUA SEM REGRESSOde 1989 onde podemos encontrar um dos meus ídolos músicais; Sérgio Godinho.
Mas venho aqui para falar de filmes mais antigos, a propósito de uma recente edição em DVD. A boa notícia está numa caixa contendo 3 filmes rodados durante a primeira parte da década de cinquenta do século passado. A má notícia é que, pelo menos para já, só esta disponivel a edição francesa. Ainda não comprei, mas julgo que também terá legendas em português, pelo menos nos filmes, nos extras não garanto. Vamos então aos filmes que podemos encontrar nesta caixa:

FIXED BAYONETS!- BAIONETAS CALADAS 1951
Em 1951 Fuller vivia ainda o sucesso de STEEL HELMET e decidiu fazer um segundo filme sobre a gurra da Coreia, uma vez que viu gorado o seu projecto de rodar na União Soviética. Durante um combate uma companhia fica para trás para cobrir a retirada de uma divisão do exército. Richard Basehart é o cabo Denno que vai vendo os seus superiores caindo um a um até que chega o momento em que tem que tomar a responsabilidade do comando.
Realização: Samuel Fuller
Actores: Richard Basehart, Gene Evans e Michael O'Shea
EUA 1951

HELL AND HIGH WATER - O DEMÓNIO DOS MARES

O realizador viria a afirmar que via este filme como uma banda desenhada, um divertimento. O certo é que serviu para alimentar a paranóia anti-comunista dos americanos durante a década de cinquenta. Richard Widmark é um ex-oficial da marinha americana contratado por um grupo de cientistas pacífistas para comandar uma expedição submarina ao Alaska com o objectivo de investigar uma instalação norte-coreana suspeita de estar a construir um dispositivo atómico.

Realização: Samuel Fuller
Actores: Richard Widmark, Bella Darvi
EUA 1954


HOUSE OF BAMBOO - O MISTÉRIO DA CASA DE BAMBU

Uma história em tom de "Film-Noir" passada no Japão do pós-guerra sob ocupação americana. Robert Stack interpreta, Eddie, um agente que se infiltra numa perigosa e muito violenta organização criminosa de Tóquio dirigida por Sandy Dawson (Robert Ryan).

Realização: Samuel Fuller

Actores: Robert Stack, Robert Ryan e Shirley Yamaguchi.

EUA,1955

Sem comentários: