14 setembro 2006

UMA VERDADE INCONVENIENTE


UMA VERDADE INCONVENIENTE
Temos uma semana com muitas estreias, hoje vou debruçar-me numa das mais importantes, ou talvez a mais (in)conveniente.Davis Guggenheim, é um conhecido realizador de tv, já realizou episódios de séries como 24, por exemplo. O filme é narrado por Al Gore, antigo vice-presidente dos EUA. Este documentário traz às nossas salas um dos grandes problemas da actualidade, o aquecimento global:
"Se a grande maioria dos cientistas mundiais tiverem razão, temos apenas 10 anos para evitar uma grande catástrofe, a qual pode destruir o nosso planeta com condições meteorológicas agressivas, inundações, epidemias e ondas de calor que ultrapassam tudo o que já passámos." Nos EUA, Bush continua a recusar o Tratado de Quioto, alegando que este iria prejudicar o crescimento da economia americana. Também a China ficou fora de Quioto, é dos países onde a economia mostra um maior crescimento, infelizmente também é neste momento um dos maiores poluidores do mundo.
«Conheci cientistas que foram perseguidos, ridicularizados, impedidos fazer trabalhos, de ter um rendimento apenas por terem descoberto uma "Verdade Inconveniente"» Al Gore

Por favor que alguém passe este filme na Casa Branca, não sei se iria adiantar alguma coisa, mas vale a pena tentar.

Realização: Davis Guggenheim
Narração: Al Gore
EUA, 2006

Sem comentários: