14 outubro 2006

OSS 117


Jean Bruce (1921-1963) foi um escritor francês que ficou popular como o criador do agente secreto Oss 117. À semelhança do James Bond de Fleming, também Oss teve direito a adaptação cinematográfica. Durante os anos 50 e 60 do século passado os filmes de Oss 117 fizeram as delícias dos apreciadores de fitas de série b. A idéia agora foi precisamente de reviver esses velhos filmes. Pela imagem, parece um típico filme em tecnicolor, e mesmo algumas técnicas e efeitos especiais parecem típicos dos anos 50 e 60. Para os mais jovens, este filme será apenas uma paródia aos velhos filmes de James Bond, o que não deixa de ser verdade pois este OSS 117(Jean Dujardin) até faz lembrar um pouco Sean Connery, até as piadinhas nas situações complicadas nos fazem sempre lembrar o universo "bondiano". Este é um filme de acção despretensioso, que apenas nos quer divertir nada mais.

Egipto, 1955, a cidade do Cairo é um verdadeiro ninho de espiões. Todos desconfiam uns dos outros, toda a gente conspira contra toda a gente: ingleses, franceses, soviéticos, a família do destronado Rei Faruk que aspira recuperar o trono, os Águias de Kheops, seita religiosa determinada a tomar o poder. O Presidente da República Francesa, René Coty, envia a sua mais poderosa arma para restabelecer a ordem naquela barafunda à beira do caos: Hubert Bonisseur de la Bath, conhecido por OSS 117.

Realização: Michel Hazanavicius
Actores: Jean Dujardin, Bérénice Béjo, Aure Atika, Philippe Lefèbvre, Constantin Alexandrov, Richard Sammel, Claude Brosset
França, 2006

Lisboa:08-10-2006, 17h00 - Cinema São Jorge

Sem comentários: