28 outubro 2006

A PRAIRIE HOME COMPANION - OS DIAS DA RÁDIO

ROBERT ALTMAN

Esta semana foi um pouco apertada e não tive muito tempo para os blogues. por isso as estreas da semana se estenderam até hoje. Deixei para o fim aquele que eu considero o melhor filme da semana. PRAIRIE HOME COMPANION marca o regresso de Robert Altman ao grande ecrã, três anos após o quase desconhecido THE COMPANY. Bastaram dois filmes do início da década de noventa para me apaixonar por este cineasta americano: THE PLAYER - O JOGADOR (1992), uma mordaz crítica à indústria cinematográfica de Hollywood, com um fabuloso Tim Robbins no papel principal. O outro é ainda o meu preferido, SHORT CUTS - OS AMERICANOS(1993); o filme é composto por várias histórias, aparentemente banais, vividas por alguns grupos de pessoas em los Angeles. embora não se conheçam, as personagens das várias histórias vão-se sempre cruzando umas com as outras durante o filme.
A PRAIRIE HOME COMPANION - OS BASTIDORES DA RÁDIO

Tal como em THE SHORT CUTS, Altman, escolheu um fabuloso elenco para este filme: Kevin Kline, Woody Harrelson, Tommy Lee Jones, Virginia Madsen e a fantástica Meryl Streep entre vários outros. Esta semana podemos matar saudades da grande actriz americana, ela está aí nas salas como directora de uma revista de moda em O DIABO VESTE PRADA. Em OS BASTIDORES DA RÁDIO; Meryl Streep e Lily Tomlin são as Irmãs Johnson, Yolanda e Rhonda, um duo “country” que resistiu ao circuito das feiras pelo país fora, e Lindsay Lohan interpreta a filha de Meryl, Lola, que tem a sua grande oportunidade de cantar ao vivo no programa mas acaba por se esquecer da letra.
Na realidade, Prairie Home Companion é o nome de um programa de rádio que emite há 32 anos a partir do Fitzgerald Theatre de St. Paul, Minnesota. O programa é da autoria de Garrison Keillor, o argumentista deste filme, e é dedicado à música country. Depois de 32 anos, continua um programa à antiga, com música ao vivo e feito em directo.
Keillor escreveu um argumento sobre o seu próprio programa para em conjunto com Altman prestarem uma homenagem aos dias da rádio.

No teatro Fitzgerald em St. Paul, Minnesota, está tudo preparado para mais uma emissão. O local já está cheio, o que as pessoas não sabem é que aqela será a última emissão do programa. Ninguém sabe, mas a estação de rádio WLT, que emite o programa, foi vendida a um grupo de empresas texanas. Com o fim do programa várias pessoas vêm um triste futuro à sua frente: Guy Noir (Kevin Kline), um detective privado que já conheceu melhores dias e que agora trabalha como responsável pela segurança e ‘faz tudo’. Dusty (Woody Harrelson) e Lefty (John C. Reilly), são os Old Trailhands, uma dupla de cowboys cantores. E também o apresentador Garrisson Keillor, interpretado pelo próprio. Todos eles estarão lá, naquela triste noite para serem testemunhas da morte dos "velhos dias da rádio.

Realização: Robert Altman
Actores: Tommy Lee Jones, Meryl Streep, Lily Tomlin, Kevin Kline, Virginia Madsen, Woody Harrelson,John C. Reilly, Lindsay Lohan
EUA, 2006
Estreado a 26 de outubro de 2006.

1 comentário:

vareira disse...

Adoro esta música...e tou mesmo grogue!