12 outubro 2006

UMA FAMÍLIA À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS


UMA FAMÍLIA À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS
Não é comum eu escolher uma comédia como "Filme da Semana", mas esta encheu-me as medidas. Uma família completamente disfuncional atravessa a América para que a pequena Olive de 7 anos possa participar no Concurso "Little Miss Sunshine". Realmente o melhor da comédia americana, hoje em dia só mesmo no cinema independente. Que saudades daqueles velhos duelos entre Katherine Hepburne e Spencer Tracy, dirigidos por Cukor.

Olive é uma miúda de 7 anos que tem um sonho: vencer o concurso da “Little Miss Sunshine”. A sua família deseja também que esse sonho se concretize, mas como estão sempre ocupados com os seus próprios sofismas, neuroses e problemas, mal têm tempo para pensar nisso.
Richard, o pai de Olive, é um fracasso como orador, continuamente preocupado com a sua “filosofia barata” e em vender o seu programa “ 9-Step”. A mãe, Sheryl, é a favor da verdade acima de tudo. O seu tio Frank, um professor de filosofia gay, tentou suicidar-se depois de um romance fracassado com um dos seus alunos. O seu irmão Dwayne, um adolescente seguidor fanático de Nietzsche, fez voto de silêncio o que lhe permite isolar-se da família que o atormenta. E o avô de Olive, apesar de ser um desbocado e viciado em heroína, é o único que a entusiasma a seguir o seu sonho.
Podem não ser a imagem de uma família no seu estado de saúde mental perfeito, mas acabam todos por se juntar, numa viagem estrada fora até à Califórnia, para levar Olive a participar no concurso “Little Miss Sunshine”...

Realização: Jonathan Dayton e Valerie Faris
Actores: Steve Carell, Abigail Breslin, Greg Kinnear, Toni Collette
EUA,2006

Sem comentários: