12 dezembro 2006

DESAPARECIDO

A propósito da morte de Pinochet lembrei-me de aconselhar um excelente filme, que penso que deve andar por aí em DVD.

Realização. Costa-Gravas
Intérpretes: Jack Lemmon e Sissy Spacek
EUA, 1982

Um dos melhores filmes da fase americana de Costa-Gravas que conta a história de um pai desesperado(Jack Lemmon) que parte para o Chile em busca o filho desaparecido. Costa-Gravas é um realizador polémico, nos seus filmes mais políticos adora meter o dedo na ferida. Em DESAPARECIDO, Gravas aponta o dedo à América, sempre arvorada em grande defensora dos ideais de democracia e liberdade mas que ajudou a colocar no poder um dos mais sanguinários ditadores do século XX.

Ed Horman (Jack Lemmon) é um americano típico, conservador e amante da sua pátria, porém todo o seu mundo é abalado ao saber que o seu Charlie (John Shea) desapareceu durante o golpe militar de Pinochet no Chile. Ao ver que as autoridades americanas nada fazem para o ajudar decide partir para o Chile onde se vai juntar à sua nora Beth (Sissy Spacek) para assim tentar saber algo mais do destino de Charlie. Para Ed vai-se tornando cada vez mais evidente o envolvimento americano no golpe e devido a isso, as autoridades do seu país vão apresentando cada vez mais obstáculos à sua investigação. Jack Lemmon que nos habituou aos seus papeis cómicos, tem aqui um dos poucos poucos papéis cómicos da sua carreira, tanto ele como Sissy Spacek foram noemados para a categoria de melhor Actor e melhor actriz pelos seus desempenhos neste filme. Deste filme, que já vi há uns bons anitos atrás, recordo a cena mais marcante; Quando Ed e beth entram no estádio que serve de campo de concentração dos prisioneiros políticos do regime à procura de Charlie. Ambos percorrem o recinto gritando o nome de Charlie, à sua volta estão milhares de "Charlies" que já sem esperança aguardam que outros decidam o seu destino.
CITAÇÃO:
Embaixador Americano para Ed: «Let's level with each other, sir. If you hadn't been personally involved in this unfortunate incident, you'd be sitting at home complacent and more or less oblivious to all of this. This mission is pledged to protect American interests, our interests.»

Sem comentários: