09 janeiro 2007

Hitler como nunca visto



Será que gozar com o passado ajuda a exorcizar os fantasmas da história?
O cineasta suiço Dani Levy acha que sim. De origem judaica, o realizador, fez um filme totalmente subversivo, onde humilha totalmente a figura de Hitler.
Meu Líder: a Verdade mesmo mais Verdadeira sobre Adolf Hitler, será o título deste filme em português.
A acção decorre nos dias que antecedem o ano novo de 1945, com a cidade de Berlim em ruínas e um Hitler derrotado, depressivo e sem capacidade para falar ao seu povo. O ministro da propaganda, Goebbels, encontra então a solução num prisioneiro judeu, Adolf Grünbaum, personagem fictícia que vai treinar e escrever os discursos do Führer. A intenção do prisioneiro judeu é matar Hitler, mas não chega a concretizar os seus planos porque este acaba por se suicidar. Durante o filme há ainda cenas que ridicularizam o ditador, como aquela em que ensina o seu cão a fazer a saudação nazi "Heil Hitler", outra em que se diverte com brinquedos numa banheira ou ainda aquelas em que surge como impotente e viciado em drogas.
Um filme a ver esperemos que estreie por cá, entretanto na Alemanha já está a causar polémica com o próprio Helge Schneider, o actor que representa Hitler, a dizer que não gostou do resultado final do filme, "Não consigo rir com este Hitler terá afirmado o actor.

Sem comentários: