13 janeiro 2007

RELÍQUIA MACABRA

Olhar duro e ciníco, Humphrey Bogart foi um dos grandes actores de Holywood. Hoje à noite a 2 vai recordá-lo com um dos seus grandes filmes:

THE MALTESE FALCON: RELÍQUIA MACABRA

Baseado num romance de Dashiell Hammett, "The Maltese Falcon" foi o primeiro filme do realizador John Huston e um dos maiores clássicos do "film noir".
Sam Spade(Bogart) é um detective privado que tenta desvendara morte do seu parceiro, ocorrida enquanto investigava o desaparecimento de uma misteriosa estatueta.
Num filme com um dos grandes elencos da época destaco a interpretação de Mary Astor, brilhante como a "femme fatale" que vai disputar um perigoso jogo de sedução com Bogart. A presença magnética de Bogart enche o ecran, é o olhar cínico, a voz arrastada ou pormenor do cigarro no canto da boca, detalhes que sempre marcaram a presença do actor nas telas. Quanto ao elenco secundário Sydney Greenstreet é um dos grandes vilões do cinema e mereceu o òscar por este filme que foi também o primeiro em que participou. O actor começou a sua carreira já na fase final da sua vida, voltaria a encontrar Bogart, Astor e Houston já no ano seguinte em ACROSS THE PACIFIC e depois filmaria Casablanca com Bogart. A sua carreira durou apenas 8 anos mas foram suficientes para entrar em alguns dos melhores filmes da época. Falta só falar de Peter Lorre, o inesquecível assassino de M-MATOU de Fritz Lang. Lorre é Joel
Cairo, um homem que vai tentar contratar Spade para encontrar a misteriosa estatueta que o seu amigo procurava.
Para ver hoje à noite na 2 uma das grandes obras do cinema americano.

Realização: John Houston
Intérpretes: Humphrey Bogart, Mary Astor, Gladys George, Peter Lorre e Sidney Greenstreet.
Fotografia: Preto e Branco
EUA, 1941

1 comentário:

Anónimo disse...

acho que esse eu não vi. vi poucos filmes com o bogart. beijos, pedrita