04 julho 2007

BELLE TOUJOURS

BELLE TOUJOURS

"«BELLE TOUJOURS» ocorreu-me à ideia inesperadamente, e como tinha gosto de prestar a minha homenagem a Luís Buñuel e a Jean Claude Carrière fiquei feliz por ter encontrado o modo de o fazer, talvez o melhor, e meti mãos à obra.
De que se trata? De retomar duas das estranhas personagens do filme «Belle de Jour», e fazê-las reviver, trinta e oito anos depois, na estranheza de um segredo que só ficara na posse da personagem masculina e cujo conhecimento se tornara crucial para a personagem feminina.
Assim, passado esse tempo, voltam a encontrar-se.
Mas ela tenta por todos os meios evitá-lo.
Ele, porém, persegue-a e, ainda que contrariada, consegue detê-la face à intenção de lhe revelar o segredo que só ele lhe pode desvendar.
Marcam um encontro, um jantar, onde ela espera que tudo lhe seja revelado. Dá-se o jantar onde ela, viúva, aguarda a esperada revelação: o que ele dela dissera ao marido quando este estava mudo e paralítico por causa de um tiro que um amante dela lhe dera.

A situação é tensa e ela acaba desesperada sem poder afinal saber o que em verdade se passou.
Ele fica satisfeito no seu sadismo e no seu particular modo de se vingar da altivez dessa mulher que no fundo o desejou, mas que o seu feitio altivo impediu que ele a possuísse.

Manoel de Oliveira
Porto, 8 de Julho de 2005"

Realização: Manoel de Oliveira
Com: Michel Piccoli, Bulle Ogier, Ricardo Trêpa, Leonor Baldaque, Julia Buisel
França/Portugal, 2006
Estreia: 5 de julho de 2007

4 comentários:

Anónimo disse...

Falta Catherine Deneuve

Luís Galego disse...

estimado, hoje vou postar sobre este filme, que vi na passada 4.ª f, e peço-te emprestado estas declarações de manoel de oliveira (cito obviamnete a citação)....um abração enorme

papagueno disse...

Meu amigo, estás á vontade. Aliás a citação é do Manuel não é minha e já a retirei se não me engano do site do filme.
um abraço

Anónimo disse...

Falta Don Luis Buñuel