11 janeiro 2008

CRISTOVÃO COLOMBO - O ENIGMA


CRISTOVÃO COLOMBO - O ENIGMA

O filme «Cristóvão Colombo – o Enigma» é inspirado no livro «Cristovão Colon era Português»", de Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva.

Emigrado para os Estados Unidos por vontade de seu pai, nos anos 40, Manuel Luciano volta a Portugal para estudar. Regressa aos EUA já formado em medicina e, apaixonado pela investigação histórica, embrenha-se no mistério da verdadeira identidade de Cristóvão Colombo.
Em Portugal, casa com a jovem Sílvia Jorge.

Na companhia de Sílvia, Manuel percorre, em Portugal e nos Estados Unidos, os locais ligados aos Descobrimentos portugueses, procurando desvendar o mistério que o inquieta desde a sua juventude.
A demanda leva-os até à ilha de Porto Santo, onde Colombo viveu; ali, Manuel Luciano e Sílvia encontram indícios que os aproximam da verdade...

Nota de intenções

Não se trata nem de um filme científico ou histórico, nem de carácter propriamente biográfico, mas sim de uma ficção de teor romanesco, evocativa da grandiosa gesta dos Descobrimentos Marítimos, onde se apresenta a novidade de que Cristóvão Colon era, afinal, de origem portuguesa, nascido na vila alentejana de Cuba, e ter por isso dado à maior ilha por ele descoberta no mar das Antilhas, o nome da sua terra natal, Cuba.

Manoel de Oliveira

Realização: Manoel de Oliveira
Com: Ricardo Trêpa - Manuel Luciano (anos 40 e 60), Manoel de Oliveira - Manuel Luciano (2005 e 2007), Leonor Baldaque - Sílvia (anos 40 e 60), Maria Isabel de Oliveira - Sílvia (2005 e 2007), Luis Miguel Cintra -Director do Museu de Porto Santo
Portugal/França, 2007
75 min
Data de estreia: 10 de Janeiro de 2008

Sem comentários: