16 março 2008

ESTREIAS DA SEMANA


THE LOVEBIRDS

«THE LOVEBIRDS» é uma longa-metragem que se passa em Lisboa no decorrer de uma noite onde, seis histórias se desenrolam em simultâneo.
Histórias labirínticas e fragmentadas, que falam de amizade, de amor, de paixão, da falta de amor e do desejo de ser amado. Através delas, o retrato de uma cidade comovente com as emoções que nela habitam, misto de enamoramento e nostalgia, “cidade triste e alegre”, ”Lisboa e Tejo e Tudo”, como Álvaro de Campos lhe chamou...
«THE LOVEBIRDS» esboça encontros e desencontros.
Um americano, no metro, cruza o seu olhar com uma rapariga e não resiste a persegui-la pelos becos de Alfama, na lembrança de um outro amor, a sua mulher, já falecida.
Dois malandrins, sem eira nem beira, dedicam-se a pequenos roubos e não sabem se querem ser amigos ou separar-se.
Um realizador de cinema faz um filme sobre boxe, sabendo que aquele será o seu último combate.
Um arqueólogo que um dia chegou a Lisboa e que por cá continua, muitos anos depois, sem mesmo à noite abandonar a sua escavação e o seu amigo que tenta pela última vez trazê-lo à vida.
Um taxista emigrante apaixonado por uma prostituta, que assassina, para logo a seguir ajudar uma jovem a dar à luz.
Um piloto de aviões que, fora do matrimónio, acaba por se meter em situações embaraçosas…

Personagens marcados pelas suas ilusões e desilusões. Meio à deriva.
Uma teia de histórias perdidas, passadas em Lisboa, mas que, por terem uma ressonância universal, dão ao filme uma tonalidade absolutamente contemporânea.

«THE LOVEBIRDS» – nome de um pássaro africano que morre quando fica viúvo – é uma declaração de amor à cidade de Lisboa, às gentes que cá vivem, que por cá passam, que aqui se apaixonam, aos seus bairros antigos e à história que neles deixou marcas.
Camané capta o sentimento do filme quando canta, no tema musical do genérico final: “cidade sobrevivente de um futuro sempre ausente…”.

Realização: Bruno de Almeida
Com: Michael Imperioli, John Ventimiglia, Joaquim de Almeida, Drena De Niro, Rogério Samora, Ana Padrão, Marcello Urgeghe, Dmitry Bogomolov, Cleia Almeida, Fernando Lopes, Ivo Canelas
EUA/Portugal, 2007
80 min
Data de estreia: 13 de Março de 2008

1 comentário:

Anónimo disse...

Só para desejar uma BOA PÁSCOA e deixar um Bjinho.

:)