28 novembro 2005

Citizen Kane

O Mundo a seus pés, Orson Welles 1941.
Orson Welles tinha apenas 25 anos quando rodou Citizen Kane, foi a sua estréia na realização, e que estréia! É incrível como um estreante consegue imprimir tal frescura, inovação e genialidade num filme; a montagem, a fotografia e o som eram completamente inovadores para a época. Debutante, entrou para o cinema com a sua "ingenuidade", não conhecia as limitações do cinema, isso ajudou-o a ultrapassar essas mesmas limitações. O cineasta trouxe para o cinema alguns dos seus colaboradores do seu Orson Welles Mercury Teathre, uma companhia de teatro radiofonico que causou o pânico nos Estados Unidos com a sua adaptação da Guerra dos Mundos de H. G. Wells. Quase todo o elenco principal do filme é composto pelos seus colegas de teatro radiofónico; Um deles é o actor e amigo Joseph Cotten que viria a participar em outros filmes de Welles como o também genial The Magnificent Ambersons (O Quarto Mandamento). Com Cotten vieram também Ruth Warrick, Dorothy Comingore e Agnes Moorhead.
Charles Foster Kane é um rico empresário dono de vários jornais, quando sente a proximidade da morte faz uma retrospectiva da sua vida, da maneira como construiu e geriu o seu império. No final Kane morre no seu castelo proferindo a palavra "Rosebud". Randolph Hearst era um conhecido magnata dos jornais, que tal como o Kane do filme construiu um enorme império e era dono dos principais jornais da América. Hearst sentiu que o filme era caricaturava alguns aspectos da sua vida e usou então toda a sua influência para proibir a obra.
Citizen Kane foi nomeado para o Óscar de Melhor Actor, realizador e filme(Welles), direcção artistica, cinematografia, melhor montagem, música e som. No entanto apenas ganharia o galardão para Melhor Argumento Original para Orson Welles e Herman Mankiewicz.
Citizen Kane (O Mundo a Seus Pés) e The Magnificente Ambersons(O Quarto Mandamento) , A Dama de Xangai e A Touch of Evil(A Sede do Mal) são 4 dos melhores filmes de sempre, todos dirigidos pelo genial realizador. Apesar de tudo o seu génio nunca foi reconhecido em vida, a maioria dos seus projectos eram retirados a meio pelos estúdios e entregues a outros realizadores, mas mesmo nesses ficou o toquezinho do mestre.
Trailers:
A Dama de Xangai - Clicar em preview no quadrado do filme e escolher a velocidade, tem um anúncio antes do trailer.
A Touch of Evil - Na versão restaurada e original do realizador é o Melhor "Film Noir" de sempre.

4 comentários:

Anónimo disse...

Orson Welles tuvo que exiliarse en España tras la persecución de Hearst, el instigador de la guerra hispano- norteamericana por Cuba en 1898.......

Anónimo disse...

La película preferida de Luis Saavedra Castaño (q.e.p.d.)

Anónimo disse...

orson welles, amigo de españa

Anónimo disse...

Wells interpretó a J.P. Morgan, en pelicula de 1980 sobre Nikola Tesla