29 novembro 2005

Errol Flynn


Errol Flynn é o primeiro actor a aparecer neste espaço. Esta escolha vem do meu imaginário infantil. Desde pequenino e até aos meus 14 anos que foi o meu actor preferido. Não havia nada a fazer, sempre que a televisão passava um filme dele lá estava eu coladinho ao ecran para viajar com piratas até aos mares das Caraíbas, ou viver incríveis aventuras com Robin dos Bosques e os seus companheiros. Actor nascido australiano foi viver para Hollywood onde o seu comportamento rebelde e libertino cedo escandalizou a moral americana. O que lhe valeu a marginalização pelos seus pares da Academia, nunca foi sequer nomeado para um Óscar.
Nasceu como Errol Leslie Thompson Flynn, no dia 20 de Junho de 1909 em Hobart na Tasmania. A sua estreia no cinema foi no papel de Christian Fletcher no Filme In the Wake of the Bounty, por curiosidade a sua mãe era descendente de um marinheiro da "Bounty".
Em 1933 chega a londres, onde grava dois filmes sem grande história, em I Adore You o seu nome nem sequer é creditado. Em 1935 já está em Hollywood onde após dois papeis menores. Num desses filmes The Case of The Curious Bride é pela primaeira vez dirigido por Michael Curtiz que logo a seguir lhe dá o seu primeiro grande papel em Capitain Blood. É com este filme que Flynn conquista a sua fama de actor de aventuras no papel de um médico que vários azares se transforma num famoso pirata. É também com Capitain Blood que Flynn inicia uma série de filmes com a actriz Olivia de Havilland. Robin Hood, A Carga da Brigada Ligeira e Dodge City são só alguns filmes deste fantástico trio do cinema dos anos 30. Em 1939 Curtiz dirige de novo Havilland e Flynn ao lado da magnífica Bette Davis em a The Private Lifes of Elizabeth of Essex. Em 1941 sob a direcção de Raoul Walsh roda They Died With Their Boots On (Todos Morreram Calçados). Este filme é um biopic do famoso General Custer, apesar da falta de rigor histórico é um dos mais espéctaculares filmes de acção da época. Continuou a fazer grandes filmes de aventuras até ao dia 14 de Outubro de 1959, data da sua morte causada por um ataque cardiaco. Tal como nos seus filmes a sua vida foi também uma grande aventura. Apaixonado pelo mar comprou um barco(Siroco) onde passava a grande parte do seu tempo livre. Um boémio famoso Flynn teve 3 casamentos e várias namoradas, foi também várias vezes acusado por mulheres de violação sem nunca ter sido condenado por isso. Houve também várias suspeitas de relações homossexuais.
Errol Flynn foi o sucessor de Douglas Fairbanks como o herói aventureiro e romântico. Abriu também caminho aos grandes actores de acção e aventuras que se seguiriam como; Clint Eastwood, Steve McQueen, Harrison Ford ou Mel Gibson.

1 comentário:

Anónimo disse...

Su hijo Sean falleció en la Guerra de Vietnam