05 dezembro 2005

Aurora



Aurora - Sunrise: A Song of Two Humans é segundo François Truffaut "O mais belo filme de sempre", não sei se seráo mais belo, mas certamente que é um dos melhores belos filmes de sempre, a obra prima de Murnau, ainda que Nosferatu seja o seu filme mais conhecido.
George O'Bryan e Janet Gaynor são um casal de agricultores de uma pena comunidade de provincia. A vida na terra vai ser abalada com a chegada de uma belíssima mulher que vai seduzir o agricultor, este desesperado por amor tenta afogar a sua mulher, no entanto no último momento arrepende-se. A esposa foge então para a cidade e ele vai no seu encalço para tentar reconquistar o seu amor. Com esta obra o cineasta marcou em grande a sua estréia americana conquistando o primeiro Óscar de sempre para Melhor filme. Pela sua interpretação Gaynor ficou também na história ao receber receber o primeiro Óscar para melhor actriz entregue pela Academia de Hollywood.
Eu sei que por ser um filme antigo, mudo e a preto e branco pode desencorajar muita gente, mas para quem gosta de cinema isto não tem qualquer importancia. A maneira como Murnau dirige os actores é fabulosa, o mudo obriga a um grande trabalho de expressividade por parte dos actores, ainda mais neste caso pois Murnau usa poucos painéis de diálogo.
Vale a pena ver, em Exibição no Cinema Nimas:
Trailer

Sem comentários: