04 janeiro 2006

MOZART NA CINEMATECA

A FLAUTA MÁGICA


Quem não esqueceu os 250 anos de Mozart foi a Cinemateca que durante este mês vai recordar o mais genial compositor de todos os tempos através de encenações gravadas de algumas das suas óperas e filmes biográficos:
Trollflöjten - A Flauta Mágica, uma adaptação para televisão da minha ópera preferida pelo mestre Ingmar Bergman. Esta não posso perder, não seja o meu apelido Papagueno.
Wen die Götter lieben de Karl Hartl, filme biográfico.
Amadeus o famoso biopic de Milos Forman.
Un condamné à mort s'est échappé- Um portentoso filme sobre um membro da resistência preso pelos nazis e que quando chega um novo companheiro de cela surge o dilema; deverá compartilhar com ele os seus planos de fuga ou poderá ele ser um espião da Gestapo? A realização é Robert Bresson e a música de Mozart.
Elvira Madigan de Bo Widerberg
For Ever Mozart, de Jean Luc Godard. Um cúrioso filme, que afinal são 3 histórias numa só. Tudo começa quando um veterano realizador se dirige a Sarajevo para filmar uma adaptação de uma peça de Musset.
Serão ainda exibidas ao longo do mês encenações de 3 óperas do genial compositor: Cosi Fan Tutti, As Bodas de Figaro e o Rapto do Serralho.

Sem comentários: