21 março 2006

COLECÇÃO ALFRED HITCHCOCK

Não, OS PÁSSAROS, não estão na Colecção Hitchcok. Esta colecção contém 5 filmes do grande mestre do suspense rodados no final da fase inglesa e está disponível numa caixa económica que incluí os 5 filmes sem quaisquer extras.

THE LODGER-O INQUILINO SINISTRO (1927)
Segundo o próprio realizador foi o filme onde ele explorou pela primeira vez a sua linguagem pessoal. É também o filme que traz um tema que lhe irá ser muito caro, o do falso culpado, muitas vezes acossado por todos os lados e que tenta provar a sua inocência.
Um terrível "serial killer" percorre as ruas de Londres matando matando mulheres louras (um fetiche do realizador). Um misterioso homem aluga um quarto na casa dos Bunting, Daisy, uma bela modelo loura, é a filha do casal e namora com o detective que investiga os crimes. Joe, o detective, começa a suspeitar dos estranhos hábitos do inquilino.
Com: Marie Ault, Arthur Chesney e Ivor Novello.

THE 39 STEPS-OS 39 DEGRAUS (1935)
Um homem é acusado por um crime que não cometeu é obrigado a fugir à polícia ao mesmo tempo que tenta descobrir o verdadeiro culpado. O tema do homem perseguido que tenta a todo o custo provar a sua incência é hoje o maior "cliché" dos filmes políciais. Tudo começa no espéctaculo de Mr. Memory, quando uma mulher aborda Richard Hannay dizendo que está a ser perseguida por agentes secretos, ele aceita esconder a rapariga no seu apartamento. Durante a noite ela é morta e Hannay vê-se obrigado a fugir para não ser preso pelo crime.
Com: Robert Donat e Madeleine Carroll.

YOUNG AND INOCENT- JOVEM E INOCENTE (1937)
Uma mulher é assassinada pelo seu marido, o seu corpo é descoberto por Robert Tisdall um apaixonado da vitima. Robert é tomado pelo criminoso. Em fuga da lei tem como aliada a jovem Erika, filha do agente que o persegue, e que o vai ajudar a provar a inocência.
Com: Nova Pilbeam e Derrick De Marney.

SABOTAGE - À 1 E 45 (1936)
Um dos grandes filmes desta colecção, pena que esta copia não lhe faça justiça, é de muito má qualidade. Uma adaptação de um romance de joseph Conrad. A mulher de Mr Verloc descobre que este pacífico proprietário de um cinema pode ser um perigoso sabotador a soldo de potências estrangeiras. Do outro lado da rua está a loja do merceeiro, que afinal é um agente da Scotland Yard encarregue de o vigiar. Um filme que vive do jogo de aparências, onde nem tudo é o que parece ser. É o filme da famosa sequência do miúdo que tem mque entregar um pacote com uma bomba, porém uma série de percalços atrasa o rapaz que é apanhado pela explosão.
Com: Sylvia Sidney e Oscar Homolka.

THE LADY VANISHES - A DESAPARECIDA (1938)
Este é o penúltimo filme da fase inglesa de Hitchcock, é também um dos meus preferidos. A acção tem lugar num comboio que atravessa a Europa, Iris é uma jovem que, durante a viagem, conhece uma simpática velhota e tornam-se amigas. O comboio é obrigado a fazer uma pausa inesperada num país (fictício) dos Balcãs, os passageiros são obrigados a passar a noite numa pensão. No dia seguinte ao retomarem viagem Iris depara-se com o misterioso desaparecimento da senhora, o pior é que parece que ninguém no comboio se lembra de a ter visto. A DESAPARECIDA é uma surpreendente trama de espionagem que poderia bem passar-se nos dias de hoje. Aliás não sei se será por acaso mas o enredo do recente FIGHTPLAN, de Robert Schwentke, lembra um pouco A DESAPARECIDA, a diferênça é que a acção passa-se num avião e a desaparecida é a filha de Jodie Foster.
Com: Margaret Lockwood e Michael Redgrave, o pai de Vanessa Redgrave.

1 comentário:

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»