30 abril 2006
CARLOS PAREDES NO INDIE
Homenagem a Carlos Paredes de Edgar Pêra tem lugar de honra no Indie Lisboa.
GRANDE PRÉMIO DE LONGA METRAGEM
PLAY de Alicia Scherson
GRANDE PRÉMIO DE CURTA METRAGEM
DU SOLEIL EN HIVER de Samuel Collardey
PRÉMIO TÓBIS PARA MELHOR LONGA METRAGEM PORTUGUESA
PRÉMIO TÓBIS PARA MELHOR FOTOGRAFIA EM LONGA METRAGEM PORTUGUESA
PRÉMIO DO PÚBLICO PARA MELHOR LONGA METRAGEM
MOVIMENTOS PERPÉTUOS - TRIBUTO A CARLOS PAREDES de Edgar Pêra
O Filme-documentário de Edgar Pêra tem estreia nacional marcada para a próxima quinta feira.
Vejam todos os vencedores aqui no Site Oficial
O TEMPO QUE RESTA
Devia ter chegado esta semana, mas foi adiada para o dia 25 a estreia do novo filme de François Ozon. O realizador de 8 MULHERES e SWIMMING POOL, regressa agora com um maravilhoso filme sobre um jovem que recebe a brutal notícia de que só tem alguns meses de vida.
LE TEMPS QUI REST - O TEMPO QUE RESTA
Ao ler a minha introdução devem estar a pensar que é um dramalhão pesado para o choradinho, do tipo LOVE STORY, não podiam estar mais longe da verdade por isso esqueçam a idéia de levar os lencinhos de papel. Não vou falar muito mais do filme, fica depois para a estreia.
Trailer
26 abril 2006
O MATADOR
Julian Noble (Pierce Brosnan) é um assassino a soldo – nas suas palavras, um “facilitador de fatalidades”. Embora muito bom naquilo que faz, o seu trabalho começa a deprimi-lo, agora está na Cidade do México onde tem um contrato. Danny Wright (Greg Kinnear) é um vendedor que está na cidade em negócios, os dois encontram-se num bar. Dois homens vindos de realidades tão diferentes, poderão tornar-se amigos? Serão as circunstâncias a uni-los.
Realização: Richard Shepard
Com: Pierce Brosnan, Kreg Kinnear, Hope Davis, Phillip Baker Hall.
EUA/Alemanha/Irlanda, 2005
VENENO DA MADRUGADA
O novo filme de Ruy Guerra é uma co-produção portuguesa, argentina e brasileira e é baseado na obra de Gabriel Garcia Marquez, "La Mala Hora". O sossego de uma pacata localidade na América do Sul é abalado quando numa manhã aparecem vários bilhetes desvendando os pequenos segredos da comunidade; traições amorosas e políticas, assassinatos, romances secretos e segredos de família envolvendo filhos bastardos tudo é de repente revelado. Durante as 24 horas seguintes tudo muda na cidade e a violência vai crescendo à medida que os segredos vão ser revelados.
Esta é uma das melhores estreia da semana e que recomendo vivamente.
Realização: Ruy Guerra
Com: Nilton Bicudo, Emílio de Melo, Luah Galvão, Leonardo Medeiros, Jean Pierre Noher, Fábio Sabag .
Brasil/Portugal/Argentina, 2005
EM ESTREIA
Bruno tem vinte anos. Sonia dezoito.
Vivem de pequenos roubos praticados por Bruno e o seu gang e da pensão de Sonia.
Sonia deu recentemente à luz.
Mas como é que Bruno pode ser pai, sendo ele tão despreocupado e importando-se apenas com o dinheiro que precisa para as suas negociatas? Além disso a criança pode ser uma nova forma de rendimentos.
Realização: Jean-Pierre e Luc Dardenne
Com: Jérémie Renier, Déborah François, Jérémie Segard, Fabrizio Rongione, Olivier Gourmet
Bélgica/França, 2005
RUNNING SCARED - MEDO DE MORTEUm filme cheio de acção com Paul Walker que interpreta um gansgter que tem que recuperar uma arma, roubada por um jovem seu vizinho.
Realização: Wayne Kramer
Com: Paul Walker, Cameron Bright, Vera Farmiga, Chazz Palminteri
EUA/Alemanha, 2006
E eis que estreia uma comédia interessante, realizada por Susan Stroman. Um ex-produtor da Broadway (Nathan Lane), recruta o seu contabilista (Matthew Broderick) com o intuito de produzirem um músical destinado ao fracasso para no fim fugirem com o dinheiro. Decidem escolher a pior peça que encontrarem e a escolha recai na "Primavera de Hitler". O autor(Will Ferrel) decide autorizar a cedência de direitos desde que eles jurem fidelidade ao ditador alemão. Prcisam agora de um director e mais uma vez escolhem o pior que encontram ,Roger De Bris (Gary Breach) que aceita porque o convencem que poderá ganhar um Prémio Tony. Só faltava a bela para actrair o público. Descobrem então Ulla, uma deslumbrante sueca mas sem o minimo talento para a representação. Estão todos os ingredientes misturados para dar uma confusão e muitas peripécias.
Realização: Susan Stroman
Com: Nathan Lane, Matthew Broderick, Will Ferrell, Uma Thurman
EUA, 2005
UM MÚSICO DE OURO NO INDIE LISBOA
HEART OF GOLD
Depois de uma operação a um aneurisma Neil Young voltou a Nashville, onde havia composto o seu último álbum já sob o espectro da doença. O resultado foram duas memoráveis noites de concerto do músico canadiano. O realizador Jonathan Demme foi chamado para passar para a tela o filme dos dois espectáculos. Este género já não é novidade para o realizador americano que já em 1984 havia rodado o filme dos Talking Heads STOP MAKING SENSE. Em palco com Young esteve ainda a sua mulher Pegi e a cantora Emmilou Harris.
20 abril 2006
FIREWALL
Jack Stanfield (Harrison Ford) é um especialista em informatica que constrói sistemas para proteger os bancos de ataques informáticos. Como Jack é bom no que faz, Bill Cox (Paul Bettany) decide atacar o problema pela raiz e durante um ano investiga a vida do informático e decide raptar a sua mulher (Virginia Madsen) e os dois filhos. Assim Jack se quiser ter a família de volta vai ter que furar o seu próprio sistema e transferir 100 milhões de dólares.
Realização: Richard Loncraine
Com: Harrison Ford, Paul Bettany, Virginia Madsen, Mary Lynn Rajskub, Robert Patrick, Alan Arkin
EUA, 2006
Esta semana o melhor filme parece estar na não ficção.
«Ao longo do século XX, Portugal foi uma terra de emigrantes. O país tinha tão pouco para oferecer que quase metade da população activa partiu à procura de melhores salários. A economia nacional sobreviveu durante décadas graças aos envios de dinheiro destes emigrantes. Alguns anos após a integração de Portugal na Comunidade Europeia, a situação inverteu-se...Cerca de um milhão de imigrantes chegaram a Lisboa em pouco mais de uma década. Uma parte importante destes imigrantes veio da Europa de Leste e tem um nível de instrução mais elevado do que a média portuguesa. Mas também brasileiros, chineses, indianos, africanos...Será que vão mudar Lisboa e Portugal (que ainda é um dos países mais pobres da Europa)? Será que se vão deixar resignar pela resignada indolência do país?»
Melhor filme no INDIE LISBOA 2004
Realização: Sérgio Tréfaut
Género: Documentário
Portugal, 2004
VEM COMIGO
Leila (Lauren Lee Smith) é uma mulher insaciável que estabelece relações com homens através de breves encontros sexuais. Durante uma festa conhece David (Eric Balfour) imediatamente iniciam uma escaldante relação. Mas desta vez Leila percebe que é tudo diferente, pela primeira vez sente outras necessidades para partilhar com outra pessoa que não apenas sexo.
Realização: Clément Virgo
Com: Lauren Lee Smith, Eric Balfour
Canadá, 2005
COMÉDIAS DA SEMANA
SCARY MOVIE 4
Assista por sua própria conta e risco!
Este é o "quarto capítulo da trilogia" de terror que parodia com os próprios filmes de terror. Poderão encontrar alusões a grandes blockbusters de Hollywood como "A Guerra dos Mundos" "A Vila","Saw" e até "Million Dollar Baby".
Realização: David Zucker
Com: Anna Faris, Regina Hall, Craig Bierko, Simon Rex
EUA, 2006
UMA FAMÍLIA DOS DIABOS
Numa pequena localidade rural na Inglaterra vive Walter, o pároco da aldeia (Rowan Atkinson) com a sua família. Entretido com os seus sermões o vigário não percebe o que vai acontecendo com a sua famlía; A Filha Holy muda todas as semanas de namorado, o filho Petey leva tareia de todos na escola e finalmente a mulher está decidida a fugir com o instrutor de golf para o México. Eis que surge Grace, uma misteriosa governanta que vai fazer tudo mudar na vida da família. Uma divertida comédia que vive do génio de Atkinson.
Realização: Niall Johnson
Com: Rowan Atkinson, Kristin Scott Thomas, Maggie Smith, Patrick Swayze
Reino Unido, 2005
13 abril 2006
BÉNARD DA COSTA ABANDONA A CINEMATECA EM JULHO
HOSTEL
HOSTEL
Produzido pelo guru Tarantino, Hostel vem rotulado de "o filme mais assustador da última década". Ainda não vi, não sei é verdade mas depois de ver aquele Cartaz em que se vê um homem com um berbequim na boca, acho que passei a concordar, pelo menos para mim que a coisa que mais temo na vida são as brocas do dentista.
“HOSTEL” conta a história de dois estudantes universitários, Paxton e Josh, que viajam de mochila às costas através da Europa, ansiosos por encontrar os locais que o seu novo companheiro de viagem, o islandês Oli, não pára de elogiar.
Paxton e Josh acabam por ser atraídos a um lugar que, segundo o seu companheiro de viagem, é um paraíso para viajantes americanos – uma estalagem situada numa pequena cidade eslovaca fora dos circuitos turísticos e supostamente cheia de mulheres fantásticas, desejosas de os conhecer.
À chegada os dois amigos depressa se perdem de amores pelas exóticas Natalya e Svetlana. Tudo parece demasiado fácil...
O filme não é mesmo aconselhável a pessoas mais impressionáveis. Em Portugal já causou alguma polémica devido a um passatempo em que se pedia que as pessoas que descrevessem a "tortura mais violenta e/ou engraçada" para ganharem 15 convites duplos para a antestréia.
Realização: Eli Roth
Com: Jay Hernandez, Derek Richardson, Eythor Gudjonsson
EUA, 2005
INFILTRADO
Spike Lee de regresso aos grandes filmes. Desde A ÚLTIMA HORA (2002) que não viamos o realizador neste nível. Três grandes actores enfrentam-se num arrebatador jogo de tensões. Dalton Russel (Clive Owen) é o homem que pensa ter planeado o assalto perfeito. Keith Frazier(Denzel Washington) é o detective que o vai tentar apanhar. Madeline White (Jodie Foster) é uma negociadora contratada pelo director do banco que vai tentar chegar a um acordo com o assaltante. O elenco completa-se com dois grandes secundários; Daniel Dafoe e Christopher Plummer.
Realização: Spike Lee
Com: Denzel Washington, Clive Owen, Jodie Foster, Daniel Dafoe e Christopher Plummer.
EUA, 2006
12 abril 2006
SELVAGEM
Um jovem leão do Zoo de Nova Iorque é enviado por engano para África. Os seus amigos esquecem as suas inimizades naturais e formam uma estranha aliança que vai andart à solta pelas ruas da cidade na tentativa de resgatar o leão. Um leão, uma girafa, uma anaconda, um coala e um esquilo cedo descobrem que a selva de cimento é muito mais perigosa que a selva verdadeira.
Esta produção da Disney animada por computador teve hoje a estreia mundial.
Realização: Steve 'Spaz' Williams
Com vozes de: Kiefer Sutherland, Greg Cipes, Jim Belushi, Janeane Garofalo, Richard Kind, William Shatner,Eddie Izzard
EUA, 2006
GOLPE A FRIO
Um divertido thriller sobre um advogado de mafiosos (John Cusack) que se associa a Vic Cavanaugh (Billy Bob Thornton) para "aliviar" o patrão da Máfia de Wichita da módica quantia de 2.147.000 dólares. A melhor fatia da sua prenda de natal é Renata (Connie Nielsen), que é responsável pelo clube de strip-tease Sweet Cage. Charlie pretende sair da cidade com ela mas na manhã seguinte uma violenta tempestade abate-se sobre Wichita.
Realização: Harold Ramis
Com: John Cusack, Billy Bob Thornton, Connie Nielsen, Randy Quaid, Oliver Platt
EUA, 2005
DATE MOVIE
DATE MOVIE
Realizado por Aaron Seltzer, um dos argumentistas de SCARY MOVIE é daqueles filmes que passávamos bem sem ele. Se a saga de paródias ao cinema de terror ainda pode ter alguma piada com alusões a alguns bons filmes de horror, a variante paródia às comedias românticas é tão boçal que seria bem dispensável esta estreia em cinema.
Realização: Aaron Seltzer
Com: Alyson Hannigan, Adam Campbell, Jennifer Coolidge
EUA, 2006
09 abril 2006
O FUNERAL
THE FUNERAL 1996
Também editado agora em DVD está este O FUNERAL de Abel Ferrara. Dois irmãos, Ray Tempio (Christopher Walken) e Chez Tempio (Chris Penn) vão enterrar o irmão mais novo, Johnny (Vincent Gallo), assassinado com 3 tiros à porta de um cinema. Quem teria assassinado John? Seria devido às actividades sindicais e comunistas de John? Ou seria umacto contra os seus irmãos mafiosos? Entre as cenas do funeral e vários flashbacks a narrativa vai-se adensando. Um elenco de Luxo encabeçado por um sempre fantástico Christopher Walken, Chris Penn dois recorrentes em papeis de gangster. No elenco de suporte ainda está Vincent Gallo, Benicio Del Toro, Annabella Sciorra e a bela Isabella Rossellini.
DVD OS SOLDADOS E ALAMO
Mais uma caixa em DVD para coleccionadores, Desta vez são dois clássicos com John Waine.
OS SOLDADOS - THE HORSE SOLDIERS 1959
Adoro este western, um dos grandes do mestre John Ford, com dois gigantes de Hollywood; John Waine e William Holden. Uma Unidade de cavalaria da União faz uma investida por trás das linhas inimigas. A comandá-la está o Coronel John Marlowe (Waine), com ele vai o hesitante médico do regimento o Major Henry 'Hank' Kendall (Holden). Um épico sobre a guerra de secessão.
THE ALAMO 1960
Patriota e conservador fanático John Waine meteu na cabeça que tinha de fazer este filme sobre um dos episódios mais marcantes da história dos EUA. Um punhado de homens deixou-se massacrar pelo exército mexicano numa velha missão católica transformada em fortaleza. Foi uma derrota que permitiu empatar o exército do General Santa Anna o que permitiu o reagrupar das forças americanas e assim assegurar a posse do Estado do Texas. É uma evocação de alguns dos maiores heróis da história americana como David Crockett (Waine), Jim Bowie (Richard Widmark) e William Travis (Laurence Harvey). Neste caso prefiro o documentário contido nos extras do filme do que o próprio filme, é um excelente "making off".
06 abril 2006
INSTINCTO FATAL 2
Desde o sucesso do primeiro que se aguarda a sequela, finalmente saiu e pelo que parece até agora mais valia terem ficado quietos e mandado Sharon Stone dar uma volta mais as suas exigências de vedeta.
Uma grande estrela desportiva aparece morta, a escritora americana Catherine Tramell (Sharon Stone), é de novo a principal suspeita de um crime. Michael Glass (David Morrissey) um famoso psiquiatra que trabalha para a polícia é chamado para fazer uma avaliação de Catherine. Mais uma vez a mulher vai entrar num perigoso jogo de sedução.
Que saudades do descruzar de pernas de Sharon Stone.
Realização: Michael Caton-Jones
Com: Sharon Stone, David Morrissey, Charlotte Rampling,David Thewlis
EUA, 2006
ANTÁRCTIDA - EIGHT BELLOW
ANTÁRCTIDA - EIGHT BELLOW
Uma grande história de coragem e sobrevivencia animal, baseado numa história verídica.
Durante uma expedição à Antárctida um desastrado geólogo (Bruce Greenwood) sofre um acidente e é evacuado de helicóptero, os seus dois companheiros; Jerry Shepard (Paul Walker), e o seu amigo, Cooper (Jason Biggs) são obrigados a partir também e a deixar os seus cães para trás. Perdidos no deserto gelado os animais vão ter que sobreviver ao duro Inverno do continente. Entretanto os donos vão ter que esperar pelo bom tempo para enviar uma expedição de resgate para salvar os seus amigos caninos.
Realização: Frank Marshall
Com: Paul Walker, Jason Biggs, Bruce Greenwood
EUA, 2006
ULTRAVIOLETA
Um filme de acção futurista que tem como maior ponto de interesse a beleza de Milla Jovovich.
Uma subespécie de humanos emergiu a partir de uma mutação genética dando-lhes maior rapidez, energia e inteligência.
À medida que mais pessoas são infectadas, o governo torna-se cada vez mais receoso do poder deste grupo e trata os seus membros como párias, sujeitando-os a quarentena e a terríveis exames médicos.
O objectivo final do governo é destruí-los mas, uma mulher está determinada a impedir que tal aconteça: a ultra-atraente e ultra-letal Violet (MILLA JOVOVICH). Com a capacidade de se confundir com o ambiente que a rodeia e técnicas de artes marciais invejáveis, Violet é uma guerreira decidida a proteger a sua raça – e a vingar-se daqueles que a criaram.
Realização: Kurt Wimmer
Com: Milla Jovovich, Cameron Bright, Nick Chinlund, Sebastien Andrieu
EUA, 2006
COMO DESPACHAR UM ENCALHADO
COMO DESPACHAR UM ENCALHADO
Comédia romântica com Sarah Jessica Parker e Matthew McConaughey. Tripp (McConaughey), tem 35 anos e ainda vive em casa dos pais. Fartos da situação os progenitores decidem contratar perita nestes casos para o seduzir e o levar a abandonar a casa dos pais.
Será que ela vai conseguir levá-lo a quebrar as suas próprias regras?
1. Nunca saias de casa. NUNCA.
2. Usa o teu mais recente desgosto amoroso como pretexto para nunca mais te voltares a apaixonar.
3. Anda frequentemente de pijama (aquele com bonecos do Homem-Aranha ou assim).
4. Aspira ter algo que seja, não apenas obscenamente caro, mas estupidamente grande e absolutamente dispensável, tipo um barco, quando, na realidade nem sequer tens casa...
5. Faz questão que todos os teus amigos tenham alcunhas cómicas - ou mesmo ridículas.
Realização: Tom Dey
Com: Matthew McConaughey, Sarah Jessica Parker, Zooey Deschanel, Justin Bartha, Terry Bradshaw, Kathy Bates
EUA, 2006
Site oficial em inglês
01 abril 2006
THE COLLECTION
A segunda longa-metragem de Bruno de Almeida tem ante-estreia marcada para o dia 19 de Abril na Cinemateca e no Cabaret Maxime. Antes que torçam o nariz com o Cabaret Maxime eu explico: O histórico cabaret da Praça da Alegria é agora gerido por Manuel João Vieira, o vocalista dos Ena Pá 2000, Irmãos Catita e crónico candidato à Presidência da Répública. Bruno Almeida realizou o documentário da campanha do Candidato Vieira e o filme do concerto dos Ena Pá no Paradise Garage.
THE COLLECTION
Como o própio nome indica este filme é uma colecção de filmes. São 24 pequenas histórias de Nova Iorque. Filmadas com uma cãmara digital e montadas num portátil, as curtas foram sendo exibidas na internet como "work in progress", à medida que iam sendo produzidas para um projecto multimédia intitulado DV Workshop. O filme é dedicado a Harold Pinter, o dramaturgo laureado com o Nobel da Literatura.
BRUNO ALMEIDA
Bruno Almeida nasceu em Paris, filho de imigrantes, cresceu em Lisboa e agora faz filmes nos EUA. Bruno começou a sua carreira como realizador em 1990 com uma "curta"; ANTIGLAMOUR. Bruno ganharia porém notoriedade na realização de filmes sobre a grande diva do fado Amália Rodrigues: AMÁLIA RODRIGUES, LIVE IN NYC e o fabuloso documentário ESTRANHA FORMA DE VIDA onde reuniu todo o espólio visual da fadista em cerca de 150 horas de filme que depois de montadas originaram um documentário com cerca de 5 horas de duração. Em 2000 voltaria a Amália com um novo documentário desta vez narrado na versão inglesa pelo seu amigo, o actor John Ventimiglia, (Artie, o azarado cozinheiro dos SOPRANOS), a versão portuguesa é narrada por Joaquim de Almeida e conta com Maria de Medeiros na versão francesa. Na versão inglesa há ainda uma introdução feita por David Byrne o ex-vocalista dos Talking Heads que depois de acabar com a banda entrou numa onda de "world music". Entre videos públicitários, documentários e curtas juntou-se a Manuel João Vieira para cobrir a sua campanha de candidatura à Presidência da República e para a gravação do concerto dos Ena Pá 2000 no Paradise Garage. A sua estreia em grande-metragem dá-se em 1999 com EM FUGA - ON THE RUN que conta com duas estrelas da série SOPRANOS; Michael Imperioli e John Ventimiglia contracenando com Joaquim de Almeida e Drena De Niro, a enteada de Robert De Niro. Bruno estreia este mês o seu mais recente filme THE COLLECTION.