07 setembro 2006

DIÁRIO DE UM MUNDO NOVO

DIÁRIO DE UM MUNDO NOVO
1752, um navio cruza o Oceano Atlântico. A doença e a fome comandam a embarcação.
Um dos passageiros chama-se Gaspar de Fróes (Edson Celulari), médico e escritor.
Os seus diários descrevem os percalços da viagem, a chegada ao Brasil, a luta entre as coroas de Castela e Portugal, a descoberta do amor.
Fróes apaixona-se por Maria (Daniela Escobar), esposa de um influente militar português.
Mas estes são tempos de conflito e desesperança. E qualquer gesto de afecto pode ser interpretado como uma declaração de guerra.
Enquadramento histórico:
«A colonização do extremo sul do continente americano, nas terras que hoje incluem Uruguai, Argentina e sul do Brasil, compõe uma história triste e violenta. Mas também assinala a descoberta de um novo mundo, com seus marcos plantados na descoberta do Brasil.Retratada no filme, a metade do século XVIII foi um período de intensos conflitos e disputas territoriais entre as coroas de Espanha e Portugal. Com a intenção de garantir a integridade de sua única colônia em território americano, o império português resolve ocupar as terras ainda pouco exploradas do extremo sul do Brasil.Em 1748, o rei Dom João V promulga um Édito Real determinando que uma grande leva de seus súditos ilhéus, provenientes do Arquipélago dos Açores, emigre para o Brasil. Milhares de colonos açorianos são lançados ao mar com destino às terras que conhecemos como Rio Grande do Sul e Santa Catarina.A partir da promessa da coroa portuguesa de que daria um quarto de légua em quadro para todas as famílias que aceitassem o difícil desafio de vir povoar as terras brasileiras se inicia uma aventura marcada por momentos épicos e dramáticos, escrita por milhares de anônimos que deram a Portugal a garantia de posse de um território vasto e agreste. Esse momento explica alguns dos traços mais particulares da região Sul brasileira.»
Tirado do site: Teatro Micaelense

Realização: Paulo Nascimento
Com:Edson Celulari, Daniela Escobar, Rogério Samora, Jean Pierre Noher, Zé Victor Castiel, Gonzalo Durán, Marcos Paulo, Nicola Siri, Ney Matogrosso
Brasil/Portugal/Argentina/Uruguai, 2005

Sem comentários: