23 setembro 2006

THE QUEEN

THE QUEEN
God save the Queen, diziam com ironia os pistols nos anos setenta, parece que afinal a raínha sempre é um ser humano.
Stephen Frears está de volta com THE QUEEN um grande filme, que serve também de ajuda para os britãnicos exorcisarem o fantasma de uma das grandes tragédias daquela nação, a morte da Princesa Diana. Sem dúvida o melhor Frears desde ALTA FIDELIDADE (2000). Para tal o elenco també ajuda, além de Michael Sheen no papel do P.M. Tony Blair também temos James Cromwell e uma grande senhora do cinema britânico Helen Mirren no papel da Raínha Elizabeth II, curiosamente logo a seguir a interpretar Elizabeth I para uma série de televisão, que penso que passou pela RTP.
O filme relata os dias que sucederam à morte da princesa Diana e os esforços entre a corôa e o PM para distinguir o que era a tragédia pessoal de uma família e a premente busca do público Inglês por demonstrações públicas do luto real.
A RAÍNHA, deve ser este o título em português do filme (com os nossos tradutores nunca se sabe) deve estrear em Portugal no início de 2007, uma piscadela de olho aos Óscares?

Realização: Stephen Frears
Actores: Helen Mirren, James Cromwell, Michael Sheen e Sylvia Syms
Inglaterra, França e Itália, 2006

1 comentário:

Unknown disse...

será recorde de público se retratar com verdade a brilhante pessoa que ela foi,mesmo com todas as dificuldades que ela passou durante toda a sua vida.