21 outubro 2006

DOCLISBOA 2006, DESTAQUES

PÁTRIA INCERTA
Este filme mostra um aspecto da colonização de que nunca ninguém fala: o génio que o povo colonizado revela ao produzir uma síntese civilizacional própria. Durante 450 anos, Goa fez parte do império colonial português, de costas voltadas para o resto da Índia. Nos primeiros 60 anos da ocupação, metade da população (intensamente culta, intensamente estruturada, intensamente hindu) foi forçada a converter-se à religião católica. Tal como o clima húmido de Goa dificulta o sarar das feridas, também o passado parece não conseguir cicatrizar. A memória da cultura portuguesa sobrevive em Goa e revela-se à vitalidade da cultura hindu, nunca enfraquecida, presente por toda a parte - até nos católicos goeses, descendentes de hindus convertidos.
Realização: Inês Gonçalves e Vasco Pimentel
Portugal 2006
Exibição: Dia 24, Grande Auditório, 18.30.

Cantai Cantigas
11 BURROS CAEM NO SACO VAZIO
No planalto mirandês, Tiago Pereira encontrou histórias de burros e cantigas. "Uma espécie de surrealismo popular sobre como as pessoas vivem no norte de Portugal, a sua relação com burros e a forma como vivem com isso. São tão musicais que é possível manipular sem nunca perder a sua essência..."
Realização: Tiago Pereira.
Portugal 2006
CANTAI CANTIGAS
Também estamos em Trás-os Montes. Duas viagens, Verão e Inverno, à procura de pessoas e cantigas. Bruno, oito anos, canta com as cassetes. Deolinda guarda as vacas e mostra-nos o cemitério da aldeia que "tem muito que ver". Ti Ana, 90 anos, canta cantigas ao lume. Histórias trágicas que lembram Shakespeare.
Realização: Cláudia Tomás
Portugal 2006
Exibição para ambos os filmes: Dia 26 de Outubro, Grande Auditório às 18.30
Bien Mélanger
ENTRE NÓS
Ser estrangeiro em Portugal, ser português no estrangeiro. "Entre Nós" é o resultado do convite para a criação de pequenos filmes de três minutos subordinados ao tema da imigração feito a doze cineastas nacionais (André Godinho, Pedro Paiva, Fausto Cardoso, Tiago Afonso, Sérgio Tréfaut, Catarina Alves Costa, José Filipe Costa, Cátia Salgueiro, André Príncipe, Miguel Nogueira, Joana Neves, Leonor Noivo). A encomenda partiu da organização do Fórum Gulbenkian sobre Imigração e teve como objectivo principal, dar a ver, através destes criadores, o ponto de vista dos imigrantes sobre a nossa realidade.
Realização: Filme Colectivo
Portugal 2006
BIEN MÉLANGER
Realizado por um canadiano luso-descendente, é um documentário sobre a identidade através da perspectiva de jovens filhos de emigrantes, designadamente os pertencentes à comunidade portuguesa no Canadá, sobre questões como a mundialização e o turismo. O filme conta ainda com os depoimentos de vários estudiosos da globalização, entre os quais encontramos Anthony Giddens.
Realização: Nicolas Fonseca
Canadá 2006
Exibição para ambos os filmes: Dia 27 de outubro no Grande auditório às 14.30.
MARGUERITE TELLE QU'EN ELLE-MEME
A 3 de Junho de 1991, Marguerite Duras ofereceu-me o seu último livro então publicado, L'amant de la Chine du Nord com uma dedicatória que dizia: "Para a minha amiga Dominique Auvray, na lembrança de uma maravilha entre todas: a de um passado ainda recente: de quando trabalhávamos juntas em cinema." Um retrato para me aproximar dela tal como era: divertida e séria, verdadeira e provocadora, atenta e categórica, mas acima de tudo jovem e livre. A realizadora deste retrato foi montadora de três filmes de Duras: Baxter, Vera Baxter (1976) , Le Camion (1977) e Le Navire Night (1979), de filmes de Philippe Garrel, de Pedro Costa, entre outros".
Realização: Dominique Auvray
França 2002
Exibição: Dia 27 de Outubro no pequeno Auditório às 14.30

2 comentários:

Verena Sánchez Doering disse...

abrazo y un buen fin de semana
besitos



besos y sueños

Verena Sánchez Doering disse...

fui yo la que te saludo
he tenido problemas con blogger
besitos