19 outubro 2006

MARIE ANTOINETTE

MARIE ANTOINETTE
Sofia Coppola, vencedora de um Óscar da Academia, traz ao ecrã uma nova visão da vida da lendária rainha adolescente, “MARIE ANTOINETTE”.
Noiva do futuro rei Luis XVI (Jason Schwartzman) com apenas 14 anos, a ingénua Marie Antoinette (Kirsten Dunst), é lançada na opulenta corte francesa, plena de escândalos e conspirações. Sozinha, sem apoio, à deriva num mundo perigoso, a jovem Marie Antoinette rebela-se contra a atmosfera isolada de Versailles e, no processo, torna-se na monarca mais incompreendida de França.
Ela é apenas um peão num casamento combinado de modo a solidificar a harmonia entre duas nações. O seu marido Louis, é o Delfim do trono Francês. Mas, Marie Antoinette está mal preparada para ser a governante que o povo francês deseja. Por detrás da ostentação, esconde-se uma jovem mulher assustada e confusa, rodeada de detractores, falsas amizades e mexericos. Prisioneira das convenções inerentes à sua posição, Marie Antoinette tenta encontrar a maneira de se encaixar no mundo traiçoeiro de Versailles.
Aos seus inimigos junta-se a indiferença do marido, Louis. O seu casamento mantém-se por consumar ao longo de sete anos. O estranho Delfim revela-se um desastre como amante, lançando rumores de que Marie Antoinette não será capaz de produzir um herdeiro.
Oprimida e mentalmente instável, Marie Antoinette procura refúgio na decadência da aristocracia francesa e num caso secreto com o Conde Fersen (Jamie Dornan). Esta indiscrição passa em pouco tempo a ser motivo de conversa em toda a França.
As opiniões sobre Marie Antoinette são sempre extremas, quer se trate de a idolatrar pelo seu estilo impecável ou para a vilipendiar pela sua distância dos problemas dos seus súbditos. No entanto, ao longo do tempo, ela adquire alguma maturidade e começa a encontrar o seu lugar como esposa, mãe e Rainha – para acabar sendo levada no turbilhão da sangrenta revolução que alterará a França para sempre.
Realização: Sofia Coppola
Actores: Kirsten Dunst, Jason Schwartzman, Rip Torn, Judy Davis, Asia Argento, Marianne Faithfull
EUA, 2006
Estreia nacional: 19 de Outubro de 2006

Sem comentários: