25 outubro 2006

VINÍCIUS

VINÍCIUS
Quem pagará o enterro e as flores se eu me morrer de amores?
Depois da ante-estreia na 1ª Mostra de Cinema Brasileiro, eíds que surge a estreia oficial do grande documentário sobre Vinícius.
A vida, a obra, a família, os amigos, os amores de Vinicius de Moraes, autor de mais de 400 poesias e cerca de 400 letras de música. A essência criativa do artista e filósofo do quotidiano e as transformações do Rio de Janeiro através de raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretação de muitos de seus clássicos.
A montagem de um documentário em homenagem a Vinicius de Moraes por dois actores (Camila Morgado e Ricardo Blat) é o ponto de partida para reconstituição de uma trajectória sem paralelos no cenário cultural do país.
Avesso a rótulos e fórmulas, Vinicius desenvolveu vários estilos musicais, como os afro-sambas. Ao lado de parceiros como Carlos Lyra, Chico Buarque, Edu Lobo, Toquinho e Baden Powell, tornou-se um dos compositores mais populares do país. A sua “Garota de Ipanema”, em parceria com Tom Jobim, é uma das músicas mais tocadas em todo o mundo, em todos os tempos. “Se Todos Fossem Iguais a Você”, “Eu Sei que Vou Te Amar”, “Eu Não Existo Sem Você”, “Chega de Saudade”, “Insensatez” ilustram a excelência do seu percurso. Como criador de letras de música e poemas, fez do quotidiano a sua matéria-prima alimentada pela eterna chama da paixão e busca da felicidade.
Mas a trajectória de Vinicius não se restringe à sua imensa vida artística. A sua vida pessoal, marcada por muitas paixões, nove casamentos e amizades duradouras, também é lembrada por raridades encontradas em arquivo, depoimentos de amigos (Chico, Caetano, António Cândido) e familiares.
Categoria: Documentário
Realização: Miguel Faria Jr
Brasil, 2005
ESTREIA: 26 DE OUTUBRO

Sem comentários: