06 novembro 2006

CINAMNIMA 2006


O Festival de Cinema de animação de Espinho arranca hoje. E para abrir a 30ª edição do festival foi escolhido um filme histórico JOÃO SETE SETE, a primeira longa metragem de animação portuguesa.
De 6 a 12 de Novembro vão passar mais de 600 filmes de animação entre curtas médias e longas metragens, vindas de vários países, como portugal, Brail Bélgica, irão e muitos outros.

Em competição vão estar 115 obras que vão concorrer para distinções como o prémio Internacional, o prémio António Gaio (criado no ano passado em homenagem ao director do festival) ou o prémio Jovem Cineasta Português.
Este ano, há quatro longas-metragens em competição: WOOD AND STOCK: SEXO OREGÃOS E ROCK do brasileiro Otto Guerra, THE CHRISTIES, do britânico Phill Mulloy, FIMFARUM, dos checos Jan Balej, Aurel Klimt, Vlasta Pospisilova e Bretislav Pojar e DOBRINYA E O DRAGÃO, de Ilya Maksimov da Rússia.

Mas o CINANIMA não é só cinema também há workshops: Animação de volumes por Marie Legendre; Criação de Cine-Marionetas por Cristina Teixeira e Ilustração, coordenado por João Fazenda. A Orquestra Clássica de Espinho vai ajudar a cruzar a música com a animação em mais uma comemoração dos 250 anos de nascimento de Mozart e os intervalos das sessões vão apresentar espectáculos de bailado e performances.
Agora uma critica; não sei se é do meu computador mas no site oficial do Festival nenhum dos links abre, só o dos cartazes de onde tirei a imagem acima.JOÃO SETE SETE

Para aquela que se anúncia a 1ª longa metragem de animação portuguesa não ter um site em português é um mau sinal. O filme foi produzido pelo Cine-clube de Avanca com as participações da IbisaTV da TV Galiza do ICAM da Xunta de Galicia e finalmente da RTP. A produção do filme foi muito atribulada com a Ibisa Tv a retirar o seu apoio a meio da produção. Apesar das dificuldades o filme está aí.

A História decorre no Reino de Barbeca que é governado por um maquiavélico e avaro monarca. Um rei que proíbe tudo, especialmente as bricadeiras das crianças. João é um menino que vive junto ao Bosque proíbido de Azemeis com a sua mãe que borda pássaros. Um dia aventura-se a passear pelo bosque e conhece uma bela menina que o inicia nos segredos das arvores, das pedras e da natureza. João está encantado com a sua nova amiga mas não sabe que ela é a filha do terrível rei de Barbeca que pretende destruir o bosque para construir uma torre enorme para chegar até ao tecto do mundo. Agora João e a Princesa Menina são a última esperânça de salvação dos habitantes da floresta.

2 comentários:

vareira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António Almeida disse...

um blog muito interessante...
já tenho saudades do meu post domingueiro
http://preca.blogspot.com/2005/11/domingo-dia-de-filme.html (este devia interessar-te, a ter em conta o nome deste blog)